Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Saiba por que a Dinamarca não está mostrando o escudo da federação nos jogos da Copa

O brasão da federação dinamarquesa está da mesma cor do uniforme dos jogadores de linha bem como do goleiro.

Em 28/11/2022 08h30 , atualizado em 28/11/2022 11h38
Seleção da Dinamarca posa com uniforme com escudo da federação camuflado
Seleção da Dinamarca posa com uniforme com escudo da federação camuflado* Crédito da Imagem: Reprodução Instagram seleção Dinamarca / Anders Kjaerbye
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

No último dia 22, a seleção da Dinamarca entrou em campo, pela primeira vez, na Copa do Mundo do Catar. Até aí, nada de surpreende, já que várias seleções estão em campo competindo pelos seus países. No entanto, um detalhe no uniforme da equipe dinamarquesa teve destaque. O escudo da federação na roupa aparece camuflado, como se estivesse "escondido".

De acordo com a fabricante Hummel, a camisa tem uma mensagem: "Não queremos ser visíveis durante um torneio que custou a vida de milhares de pessoas. Apoiamos a seleção dinamarquesa o tempo todo, mas isso não é o mesmo que apoiar o Catar como país anfitrião."

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) exigiu da Dinamarca que seu uniforme tivesse uma forma de reconhecimento dentro do campo e a forma encontrada pelo time foi fazer com que a bandeira do país ficasse no meio da camiseta. 

Veja também: 50 Curiosidades sobre o Catar

Outros protestos durante a Copa

A Copa do Mundo do Qatar está sendo marcada por outros protestos. Antes da ausência do brasão no uniforme do time da Dinamarca, outra polêmica já estava sendo debatida desde que a Copa teve início. Refere-se a braçadeira com a campanha "OneLove", que foi proibida pela Federação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com isso, algumas seleções estão buscando outras formas de se manifestarem. A Dinamarca também pediu à FIFA para que treinassem utilizando camisetas com as palavras "direitos humanos para todos" nelas, porém, o pedido foi negado.

A FIFA não quis comentar. As regras da Federação estipulam que qualquer equipamento da equipe não deve conter slogans, declarações ou imagens políticas, religiosas ou pessoais.

O Qatar vem sendo alvo de denúncias relacionadas a violação dos direitos humanos, como no caso dos trabalhadores migrantes que trabalharam nas obras da Copa do Mundo.

O país também vem sendo criticado pela postura em relação aos direitos das mulheres e da comunidade LGBT. O Código Penal do Qatar, por exemplo, considera crime a homossexualidade.

Leia:  Copa do Mundo Catar 2022

Por Érica Caetano
Jornalista

*Crédito imagem

Reprodução Instagram seleção Dinamarca / Anders Kjaerbye

PUBLICIDADE