O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado Federal no final da tarde de hoje, 1º de fevereiro. O político terá mais dois anos de mandato.
Pacheco disputou a presidência com Rogério Marinho (PL-RN). Enquanto o primeiro tinha apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), o segundo contou com ajuda da bancada relacionada ao ex-presidente, Jair Bolsonaro.
O presidente reeleito Pacheco ganhou 49 votos enquanto Marinho, 32. Mas, o presidente reeleito ganharia com apenas 41 votos.
Segundo o Senado Federal, entre as funções do presidente do Senado no Brasil estão:
-
Convocar extraordinariamente o Congresso Nacional em caso de decretação de estado de Defesa Nacional ou de Intervenção Federal;
-
Definir a Ordem do Dia das sessões deliberativas do Senado e do Congresso;
-
Propor a transformação de uma sessão pública em secreta assim como a sua prorrogação;
-
Barrar proposições que ele considere contrárias à Constituição e desempatar votações ostensivas;
-
Dar posse ao presidente da república.
O que é o Senado Federal?
O Senado Federal é uma das casas legislativas que formam o Congresso Nacional e considerado a sua Câmara Alta. O Senado faz parte do Poder Legislativo, atuando em nível federal, como a Câmara dos Deputados (Câmara Baixa). É sediado em Brasília, capital federal.
O Senado Federal é composto por 81 membros, totalizando três senadores ou senadoras para cada estado do Brasil e o Distrito Federal. Os senadores são escolhidos por meio de eleição, e o critério majoritário é utilizado para as renovações das vagas. Senadores e senadoras têm direito a um mandato de oito anos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Qual é o papel do senador no Brasil?
O papel do senador no Brasil é atuar como legislador e fiscalizador. Ele também pode julgar e autorizar nomeações do presidente.
O mandato de senadores tem duração de oito anos, sendo que, a cada quatro anos, há eleição para novos representantes, promovendo uma renovação parcial das cadeiras.
Os senadores são eleitos por meio do critério majoritário, no qual o mais votado ou a mais votada é eleito(a).
Crédito da imagem:
[1] Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
Por Silvia Tancredi
Jornalista