Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Pandemia do Coronavírus faz 4 anos. Veja 7 perguntas e respostas para ajudar nos estudos sobre a doença

Em quatro anos, a Covid-19 causou mais de 6 milhões de mortes no mundo. Estima-se que, no Brasil, houve mais de 700 mil vítimas.

Em 11/03/2024 16h54 , atualizado em 11/03/2024 17h37
Ilustração da doença do coronavírus
Pandemia da Covid-19 foi a maior em cem anos de história
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Há exatos quatro anos, no dia 11 de março de 2020, a OMS declarava o início da pandemia da Covid-19, também conhecida como Coronavírus. Estudar sobre a doença é importante para se dar bem em processos seletivos, como vestibulares e Enem 2024.

Na ocasião, o anúncio feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre a gravidade da doença, descoberta em janeiro de 2022, após a identificação do primeiro caso da doença na cidade de Wuhan, no sudeste da China. 

Desde então, a Covid-19, doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, espalhou-se por todo o mundo. A doença chegou ao Brasil no final de fevereiro de 2020.

Em quatro anos, o Coronavírus causou mais de 6 milhões de mortes ao redor do planeta e mais de 600 milhões de casos. Estima-se que, no Brasil, houve mais de 700 mil vítimas e mais de 37 milhões de casos.

O fim da emergência global da Covid-19 foi decretada pela OMS no dia 5 de maio de 2023.

Memorial da Pandemia de Covid-19

Hoje e amanhã, 11 e 12, o Ministério da Saúde está realizando, no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF), um seminário para concepção e criação do Memorial da Pandemia de Covid-19.

O seminário conta com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e especialistas, autoridades e profissionais de diversas áreas, como, por exemplo,o médico Drauzio Varella e a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, que entrou na Associação Brasileira de Letras (ABL) na última quinta-feira (7).

Os profissionais vão discutir a Covid-19 e suas consequências e temas ligados à doença, como combate ao negacionismo e às fake news durante a pandemia. 

Conforme o órgão, o  Memorial da Pandemia de Covid-19 vai oportunizar uma reflexão sobre a importância do conhecimento e da ciência atreladas a uma política de bem-estar social e de combate às desigualdades. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que estudar sobre a Covid-19?

Tanto a doença Covid-19 quanto a pandemia podem ser cobradas em provas de escolas, vestibulares, Enem 2024 e até em concursos públicos. Por esse motivo, os estudantes devem estar ligados a tudo que envolve a doença, como sintomas, números, tratamento e novidades.

Veja abaixo 7 perguntas e respostas sobre o Coronavírus para ajudar nos estudos:

1) O que é Covid-19?

A covid-19 é, por definição, uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus SARS-CoV-2, que pertence à família dos coronavírus, segundo este artigo.

2) Quais são os principais sintomas da Covid-19?

Os principais sintomas da Covid-19 são: 

  • Tosse

  • Febre

  • Cansaço

  • Dores pelo corpo

  • Dificuldade para respirar

Entretanto, o artigo ressalta que alguns organismos podem desenvolver a forma mais grave da covid-19, ao passo que existem pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam nenhum dos sintomas descritos, apesar de estarem infectadas com o SARS-CoV-2. 

3) Como evitar a transmissão da Covid-19?

É fundamental que as pessoas infectadas façam o uso de máscaras para evitar a transmissão do vírus, que acontece por meio de gotículas emitidas na fala, no espirro ou na tosse. O contato com uma pessoa infectada ou com superfícies e objetos contaminados pode levar também ao quadro infeccioso.

4) Como é o tratamento contra Covid-19?

Cabe ressaltar que ainda não existe um remédio específico destinado ao tratamento da covid-19. A principal forma de se proteger e evitar o avanço do número de casos, e também o desenvolvimento de novas variantes da doença, é a vacinação.

5) O que é uma pandemia?

Uma pandemia ocorre quando uma doença espalha-se por uma grande quantidade de regiões no globo, ou seja, ela não está restrita apenas a uma localidade, estando presente em uma grande área geográfica.

Veja mais detalhes sobre o que é uma pandemia

6) Quando começou a pandemia da Covid-19 no Brasil?

O primeiro caso de covid-19 no Brasil foi anunciado no dia 26 de fevereiro de 2020, em um hospital particular da cidade de São Paulo. Desde então, o país enfrentou três ondas da doença, com indícios de uma quarta onda se iniciando, a partir da segunda metade de 2022, devido ao aumento expressivo no número de pessoas infectadas.

7) Quantas pessoas se vacinaram contra a Covid-19?

Segundo a OMS, 13.073.712.554 de doses de vacinas foram administradas até 03 de janeiro de 2023. Aproximadamente 5,5 bilhões de pessoas foram vacinadas com, pelo menos, uma dose da vacina contra a covid-19, e um total de 5.023.237.819 de pessoas estão com o esquema vacinal completo.

Leia também: A importância da vacinação

Videoaula sobre o coronavírus, vírus da Covid-19

Confira a videoaula sobre o que é o coronavírus, quais são os sintomas e riscos da Covid-19:

Por Silvia Tancredi
Jornalista

PUBLICIDADE