Há exatos quatro anos, no dia 11 de março de 2020, a OMS declarava o início da pandemia da Covid-19, também conhecida como Coronavírus. Estudar sobre a doença é importante para se dar bem em processos seletivos, como vestibulares e Enem 2024.
Na ocasião, o anúncio feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre a gravidade da doença, descoberta em janeiro de 2022, após a identificação do primeiro caso da doença na cidade de Wuhan, no sudeste da China.
Desde então, a Covid-19, doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, espalhou-se por todo o mundo. A doença chegou ao Brasil no final de fevereiro de 2020.
Em quatro anos, o Coronavírus causou mais de 6 milhões de mortes ao redor do planeta e mais de 600 milhões de casos. Estima-se que, no Brasil, houve mais de 700 mil vítimas e mais de 37 milhões de casos.
O fim da emergência global da Covid-19 foi decretada pela OMS no dia 5 de maio de 2023.
Memorial da Pandemia de Covid-19
Hoje e amanhã, 11 e 12, o Ministério da Saúde está realizando, no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF), um seminário para concepção e criação do Memorial da Pandemia de Covid-19.
O seminário conta com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e especialistas, autoridades e profissionais de diversas áreas, como, por exemplo,o médico Drauzio Varella e a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, que entrou na Associação Brasileira de Letras (ABL) na última quinta-feira (7).
Os profissionais vão discutir a Covid-19 e suas consequências e temas ligados à doença, como combate ao negacionismo e às fake news durante a pandemia.
Conforme o órgão, o Memorial da Pandemia de Covid-19 vai oportunizar uma reflexão sobre a importância do conhecimento e da ciência atreladas a uma política de bem-estar social e de combate às desigualdades.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O que estudar sobre a Covid-19?
Tanto a doença Covid-19 quanto a pandemia podem ser cobradas em provas de escolas, vestibulares, Enem 2024 e até em concursos públicos. Por esse motivo, os estudantes devem estar ligados a tudo que envolve a doença, como sintomas, números, tratamento e novidades.
Veja abaixo 7 perguntas e respostas sobre o Coronavírus para ajudar nos estudos:
1) O que é Covid-19?
A covid-19 é, por definição, uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus SARS-CoV-2, que pertence à família dos coronavírus, segundo este artigo.
2) Quais são os principais sintomas da Covid-19?
Os principais sintomas da Covid-19 são:
Entretanto, o artigo ressalta que alguns organismos podem desenvolver a forma mais grave da covid-19, ao passo que existem pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam nenhum dos sintomas descritos, apesar de estarem infectadas com o SARS-CoV-2.
3) Como evitar a transmissão da Covid-19?
É fundamental que as pessoas infectadas façam o uso de máscaras para evitar a transmissão do vírus, que acontece por meio de gotículas emitidas na fala, no espirro ou na tosse. O contato com uma pessoa infectada ou com superfícies e objetos contaminados pode levar também ao quadro infeccioso.
4) Como é o tratamento contra Covid-19?
Cabe ressaltar que ainda não existe um remédio específico destinado ao tratamento da covid-19. A principal forma de se proteger e evitar o avanço do número de casos, e também o desenvolvimento de novas variantes da doença, é a vacinação.
5) O que é uma pandemia?
Uma pandemia ocorre quando uma doença espalha-se por uma grande quantidade de regiões no globo, ou seja, ela não está restrita apenas a uma localidade, estando presente em uma grande área geográfica.
Veja mais detalhes sobre o que é uma pandemia
6) Quando começou a pandemia da Covid-19 no Brasil?
O primeiro caso de covid-19 no Brasil foi anunciado no dia 26 de fevereiro de 2020, em um hospital particular da cidade de São Paulo. Desde então, o país enfrentou três ondas da doença, com indícios de uma quarta onda se iniciando, a partir da segunda metade de 2022, devido ao aumento expressivo no número de pessoas infectadas.
7) Quantas pessoas se vacinaram contra a Covid-19?
Segundo a OMS, 13.073.712.554 de doses de vacinas foram administradas até 03 de janeiro de 2023. Aproximadamente 5,5 bilhões de pessoas foram vacinadas com, pelo menos, uma dose da vacina contra a covid-19, e um total de 5.023.237.819 de pessoas estão com o esquema vacinal completo.
Leia também: A importância da vacinação
Videoaula sobre o coronavírus, vírus da Covid-19
Confira a videoaula sobre o que é o coronavírus, quais são os sintomas e riscos da Covid-19:
Por Silvia Tancredi
Jornalista