Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Historiadora Lilia Schwarcz, autora de livros sobre raça e diversidade, entra para a ABL

Também antropóloga, Schwarcz escreveu mais de 30 livros, entre os quais "O espetáculo das raças"

Em 07/03/2024 18h32 , atualizado em 07/03/2024 18h54
 Lilia Schwarcz é historiadora e antropóloga
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A historiadora Lilia Schwarcz foi eleita hoje, 7 de março, para a Academia Brasileira de Letras (ABL). O reconhecimento ocorre horas antes de ser o Dia Internacional da Mulher.

Em 2023, das 40 cadeiras, apenas cinco eram ocupadas por mulheres. Além disso, ao longo da história da ABL, apenas duas mulheres ocuparam a posição de presidente: Nélida Piñon e Ana Maria Machado.

Quem é Lilia Schwarcz

Lilia Schwarcz também é antropóloga e autora de diversos livros sobre raça e diversidade - temas muitos discutidos na atualidade e que podem ser cobrados em provas de vestibulares e Enem 2024.

Entre os temas trabalhados por Lilia, destacam-se  antropologia das populações afro-brasileiras, antropologia visual, história da antropologia e história do Império brasileiro.

A nova integrante da ABL é professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e professora visitante na Universidade de Princeton (EUA), além de atuar como curadora adjunta do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

A historiadora ocupará a cadeira 9 que era do diplomata e também historiador Alberto da Costa e Silva, um dos maiores estudiosos do continente africano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Livros de Lilia Schwarcz

Lilia Schwarcz nasceu em São Paulo e já publicou mais de 30 livros. Confira abaixo alguns deles:

  • O espetáculo das raças

  • As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos

  • Lima Barreto - Triste visionário

Como funciona a ABL?

A Academia Brasileira de Letras é uma entidade de caráter cultural e literário criada em 1897 por importantes nomes da literatura brasileira, como Machado de Assis, e tem como objetivo o reconhecimento da língua portuguesa e da literatura nacional. Sua criação se inspirou na Academia Francesa de Letras. A ABL é composta por 40 membros.

Leia mais sobre a ABL

Escritores na ABL

Em 127 anos de história da ABL, vários autores de renome já fizeram história colocando seus nomes nas cadeiras. Alguns dos escritores costumam cair em provas de vestibulares e no Enem. Veja abaixo alguns deles:

  • Machado de Assis

  • José Veríssimo

  • João Cabral de Melo Neto

  • Guimarães Rosa

  • Ariano Sussuna

  • Álvares de Azevedo

  • Rachel de Queiróz

Crédito da imagem: Wikkimedia Commns

Por Silvia Tancredi
Jornalista

PUBLICIDADE