Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Outono 2024 tem início hoje (20). Saiba como é a estação e o que estudar

Também conhecida como estação das frutas, outono segue até dia 21 de junho no Brasil

Em 20/03/2024 00h01 , atualizado em 20/03/2024 14h44
outono
Outono é uma estação de transição
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Começa hoje, 20 de março, o outono no Brasil. A estação tem início às 0h06 e encerra no dia 21 de junho, às 17h51.

O outono ocorre após o verão e antecede o inverno. A estação outono marca a transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central.

É importante lembrar que hoje somente se inicia o outono no hemisfério Sul. O hemisfério Norte encontra-se, a partir de hoje, na estação primavera. 

Características da estação outono

O outono, também conhecido como a estação das frutas, é considerada uma estação de transição por começar com temperaturas mais altas e terminar com o início do frio.

Outra característica do outono é que, inicialmente, os dias e as noites têm a mesma duração, isto é, contam com 12 horas. Na medida em que o outono avança e o inverno se aproxima, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas.

As estações do ano são um assunto que pode cair em provas de geografia, por exemplo. Então, a dica é estudar os principais tópicos sobre o outono, tais como quando começa, características, como é a temperatura e as chuvas, como é o outono no Brasil e curiosidades. Uma delas é "Por que as folhas do outono têm essa cor?".

Veja abaixo as principais características do outono de acordo com este artigo:

  • Possui temperaturas mais reduzidas, passando de elevadas a mais amenas;

  • Conta com maior incidência de ventos e diminuição da umidade do ar;

  • Pode ter nevoeiros pela manhã, além da ocorrência de geadas e, em alguns casos, até mesmo precipitação na forma de neve.

Veja mais detalhes sobre a estação outono

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outono, estação das frutas

Outono é lembrado como a estação das frutas por marcar o início do período de colheita. Por conta da grande variedade de frutas que se encontram na fase final do seu ciclo produtivo, o outono é conhecido como a estação das frutas.

Entre as frutas mais conhecidas do outono, destacam-se: maçã; mamão; laranja; pera e uva.

O outono é celebrado como a estação da colheita em várias partes do mundo, com destaque para a grande variedade de frutas.
O outono também é conhecido como estação das frutas

Como será o outono 2024?

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, na estação outono 2024 devem aparecem as primeiras ocorrências de fenômenos como nevoeiros, geadas, neve e friagem.

Leia qual é a diferença entre neve, geada e granizo

Veja abaixo os principais prognósticos para o outono 2024 para as cinco regiões do Brasil, de acordo com o Inmet. Confira:

Outono 2024 na região Norte

Algumas áreas da região Norte, como o norte de Roraima, noroeste e sudoeste do Amazonas e oeste do Acre, devem ter chuvas acima da média. Mas, no geral, a região Norte terá menos chuvas por causa dos impactos que o fenômeno El Niño.

Outono 2024 na região Nordeste

De acordo com o Inmet, a região Nordeste durante o outono 2024 contará com temperatura do ar acima da média histórica em grande parte da região nos próximos meses. Entretanto, as temperaturas poderão ficar mais amenas na costa em relação ao interior, devido a alguns dias consecutivos com chuva.

Outono 2024 na Região Centro-Oeste

Grande parte da região Centro-Oeste no outono 2024 terá temperaturas mais elevadas e menos chuvas. A exceção é o estado de Mato Grosso do Sul onde estão previstos maiores índices pluviométricos. 

Outono 2024 na Região Sudeste

O Inmet prevê que a região Sudeste do Brasil pode apresentar temperaturas e chuvas em maior intensidade, especialmente em áreas de São Paulo e sul de Minas Gerais.

Outono 2024 na Região Sul

A região Sul no outono 2024 também deve ter chuvas e temperaturas acima da média. Mas, conforme o Inmet, pode haver entrada das primeiras incursões de massas de ar frio nos próximos meses, que podem provocar declínio de temperaturas, especialmente em regiões de maior altitude.

Leia também: Primavera 2023 começa hoje (23) - veja o que estudar sobre a estação

Por Silvia Tancredi
Jornalista

PUBLICIDADE