Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Folhas de outono, o porquê da cor

Química

Como as folhas adquirem estas cores?
Como as folhas adquirem estas cores?
PUBLICIDADE

Por que as folhas mudam de cor no outono? Nessa época temos a sensação de que a paisagem ficou triste, tudo por que todo o verde se reveste de outras tonalidades. Será que a natureza está melancólica? É claro que não, tudo se explica pelas reações que ocorrem na vegetação.

As folhas das árvores são compostas por minúsculas partículas contendo pigmento verde, conhecido como clorofila. Esse pigmento é responsável pela cor verde natural das plantas, e mais! A clorofila, juntamente com a luz solar, torna possível o trabalho de fotossíntese realizado pelos vegetais.

A alteração na cor das folhas só ocorre no outono, pois é justamente nesta época do ano que a quantidade de luz emitida pelo sol diminui. Como a fotossíntese fica comprometida em razão da ausência de luminosidade, as folhas entendem que não precisam mais do pigmento verde e o descartam. A clorofila vai sendo então substituída aos poucos pelas cores substitutas, tais como vermelha, laranja, amarela, marrom, etc. O novo colorido dá um toque diferente à natureza, e as cores anteriormente mencionadas prevalecem em toda a vegetação, caracterizando a chegada do outono.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Folhas de outono, o porquê da cor"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/folhas-outono-porque-cor.htm. Acesso em 20 de outubro de 2021.