Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2019 está com inscrições abertas

O cadastro é gratuito e pode ser feito pelas próprias escolas (públicas ou particulares) até 17 de março.

Em 23/01/2019 08h52 , atualizado em 23/01/2019 09h03
"O objetivo é levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula” - João Canalle coordenador da OBA
"O objetivo é levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula” - João Canalle coordenador da OBA Crédito da Imagem: Divulgação/OBA
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está com inscrições abertas até 17 de março. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelas próprias escolas (públicas ou particulares). 

Faça a inscrição na 22ª OBA

A OBA é a maior olimpíada científica do Brasil e conta com quatro níveis de competição, sendo os três primeiros para os estudantes do ensino fundamental, conforme a série, enquanto quarto é destinado ao ensino médio. A organização é formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

A Olimpíada 

A 22ª OBA será realizada em 17 de maio nas escolas participantes, contando com provas compostas por sete questões de Astronomia e três de Astronáutica. 

As medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica serão distribuídas de acordo com a pontuação obtida pelos participantes de cada nível. Os melhores classificados representarão o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2020.

"Queremos promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados", Dr. João Canalle - astrônomo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador nacional da OBA

Os participantes da 22ª OBA poderão participar da Jornada Espacial, evento que será realizado em São José dos Campos/SP. Os estudantes que ficarem com as vagas ganharão material didático e vão assistir a palestras de especialistas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como estudar para a OBA?

O material de estudo para a OBA pode ser conferido no aplicativo “Simulado OBA” e pelos vídeos, provas e gabaritos de edições anteriores que estão no site da Olimpíada.

13ª Mostra Brasileira de Foguetes

As inscrições para a 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) também estão abertas até 17 de março. A participação é feita pelo cadastro na OBA, no mesmo site, sendo a organização do evento de responsabilidade da própria Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 

Os participantes terão que fazer foguetes de tubo de papel, canudos de plástico ou garrafa pet e lançá-los o mais longe possível. Os projetos que atingirem mais de 100 metros terão seus estudantes convidados para a Jornada de Foguetes, evento que será realizado em Barra do Piraí/RJ. 

A Mostra de Foguetes premiará todos os professores, diretores e estudantes participantes com certificados de participação, além de medalhas para os alunos com os foguetes que tiverem melhores resultados.  

Mais informações no site da OBA.

PUBLICIDADE