close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2019 está com inscrições abertas

O cadastro é gratuito e pode ser feito pelas próprias escolas (públicas ou particulares) até 17 de março.

Em 23/01/2019 08h52 , atualizado em 23/01/2019 09h03
"O objetivo é levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula” - João Canalle coordenador da OBA
"O objetivo é levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula” - João Canalle coordenador da OBA

PUBLICIDADE

A 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está com inscrições abertas até 17 de março. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelas próprias escolas (públicas ou particulares). 

Faça a inscrição na 22ª OBA

A OBA é a maior olimpíada científica do Brasil e conta com quatro níveis de competição, sendo os três primeiros para os estudantes do ensino fundamental, conforme a série, enquanto quarto é destinado ao ensino médio. A organização é formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

A Olimpíada 

A 22ª OBA será realizada em 17 de maio nas escolas participantes, contando com provas compostas por sete questões de Astronomia e três de Astronáutica. 

As medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica serão distribuídas de acordo com a pontuação obtida pelos participantes de cada nível. Os melhores classificados representarão o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2020.

"Queremos promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados", Dr. João Canalle - astrônomo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador nacional da OBA

Os participantes da 22ª OBA poderão participar da Jornada Espacial, evento que será realizado em São José dos Campos/SP. Os estudantes que ficarem com as vagas ganharão material didático e vão assistir a palestras de especialistas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como estudar para a OBA?

O material de estudo para a OBA pode ser conferido no aplicativo “Simulado OBA” e pelos vídeos, provas e gabaritos de edições anteriores que estão no site da Olimpíada.

13ª Mostra Brasileira de Foguetes

As inscrições para a 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) também estão abertas até 17 de março. A participação é feita pelo cadastro na OBA, no mesmo site, sendo a organização do evento de responsabilidade da própria Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 

Os participantes terão que fazer foguetes de tubo de papel, canudos de plástico ou garrafa pet e lançá-los o mais longe possível. Os projetos que atingirem mais de 100 metros terão seus estudantes convidados para a Jornada de Foguetes, evento que será realizado em Barra do Piraí/RJ. 

A Mostra de Foguetes premiará todos os professores, diretores e estudantes participantes com certificados de participação, além de medalhas para os alunos com os foguetes que tiverem melhores resultados.  

Mais informações no site da OBA.

Relacionados


As posições relativas da Lua em relação à Terra e ao Sol configuram as chamadas fases da Lua
Fases da lua
Clique aqui para conhecer como e por que ocorrem as fases da Lua. Veja qual é a posição da Lua em relação à Terra e ao Sol em cada fase.
Física
O céu noturno sempre motivou e fascinou a humanidade
História da Astronomia
Conheça um pouco mais sobre a história da Astronomia. Confira quem foram os grandes nomes dessa grande área do conhecimento e suas descobertas.
Física
Lua de Sangue
Lua de Sangue
Saiba como e quando ocorre a Lua de Sangue, fenômeno em que a lua apresenta cor avermelhada.
Curiosidades
Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa 2019 recebe inscrições
A Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa recebe inscrições até 30 de abril. Competição é voltada para estudantes de escolas públicas.
Notícias
A Lua orbita a Terra com uma velocidade tangencial à trajetória de aproximadamente 3700 km/h, o que a mantém em órbita
Por que a Lua não cai na Terra?
Você já parou para pensar por que a Lua não cai na Terra? A resposta está na Física! Clique aqui e veja!
Física
A Superlua ocorre quando a Lua está na fase cheia e no ponto de maior proximidade com a Terra
Superlua
Clique aqui e entenda como ocorre o fenômeno da Superlua, que somente voltará a acontecer de forma igual em 2034.
Física
Technovation Summer School For Girls promove a inserção de meninas nas ciências exatas e tecnologia - Créditos: Denise Cassati  - ICMC/USP
USP São Carlos oferece curso gratuito para garotas aprenderem a fazer aplicativos
Estão abertas as inscrições da Technovation Summer School For Girls 2019, curso de Verão gratuito da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. As inscrições são gratuitas, destinadas para garotas de 10 a 18 anos, com prazo final em 14 de fevereiro - ou enquanto houver vaga disponível. 
Notícias
Unidade astronômica é igual à distância média da Terra ao Sol, equivalente a aproximadamente 150 milhões de quilômetros
Unidades astronômicas
Você sabe o que é uma unidade astronômica? É uma medida de comprimento que usa como referência a distância média da Terra ao Sol. Uma unidade astronômica é equivalente a aproximadamente 499 segundos-luz, ou seja, à distância percorrida pela luz no vácuo em 499 segundos, ou ainda, a cerca de 150 milhões de quilômetros.
Física

PUBLICIDADE