Hoje, 21 de junho, é dia de lembrar do aniversário de Machado de Assis, um dos maiores escritores que o Brasil já conheceu. As obras do autor estão entre as mais lidas da língua portuguesa.
Os livros de Machado de Assis também têm outra importância: eles caem com frequência em provas de literatura de vários processos seletivos, como vestibulares, Enem e concursos públicos.
Além disso, recentemente dois livros de Machado de Assis estiveram em alta nas redes sociais, pois uma americana descobriu duas obras e se encantou. Primeiro, a jovem leu "Memórias póstumas de Braz Cubas" e, depois, "Dom Casmurro".
Quem foi Machado de Assis?
Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, conforme relata este artigo. Mais tarde, trabalhou como aprendiz de tipógrafo e revisor, além de ser funcionário da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.
O romancista, contista, dramaturgo, poeta e cronista, que faleceu em 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro, foi o principal representante do realismo brasileiro. Assim, em romances como Memórias póstumas de Brás Cubas, ele trabalhou com a temática do adultério e fez críticas à elite burguesa do século XIX.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Principais livros de Machado de Assis
Os principais livros de Machado de Assis são (por ordem de publicação):
Resumos de livros de Machado de Assis
Memórias póstumas de Braz Cubas
O romance Memórias póstumas de Brás Cubas inaugurou o realismo no Brasil. Escrito por um narrador em primeira pessoa, o livro é narrado por Brás Cubas, que, após a morte, decide contar a própria história. Como não tem mais nada a perder, ele mostra, sem retoques, a realidade da burguesia brasileira do século XIX.
A cartomante
A cartomante é um dos contos mais famosos do escritor Machado de Assis. Ele faz parte do livro Várias histórias (1896) e mostra um trágico desfecho para a relação extraconjugal entre os personagens Camilo e Rita. Assim, a temática do adultério, recorrente em narrativas do realismo, é utilizada como forma de criticar a família burguesa.
Dom Casmurro
O livro Dom Casmurro de Machado de Assis aborda o romance entre Capitu e Bentinho, que começa na adolescência e se estende até o casamento. Nesse período, aparece o personagem Escobar, que pode vir a formar um possível triângulo amoroso com o casal central. A obra não deixa claro se Capitu traiu Bentinho de fato, o que torna o livro impactante e faz que com que prenda a atenção do leitor.
Confira o resumo completo do livro Dom Casmurro
Videoaula do livro "Dom Casmurro" de Machado de Assis
Crédito da imagem:
[1] Wikimedia Commons
Por Silvia Tancredi
Jornalista