Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Hospitalização de bebês por desnutrição é a maior em mais de 10 anos, segundo Fiocruz

Estudo foi realizado pela Observa Infância, órgão vinculado à Fiocruz, com parceria do centro universitário Unifase

Em 26/10/2022 17h37 , atualizado em 26/10/2022 17h43
Mãos de um adulto seguram os pés de um bebê, ambos negros
A desnutrição em bebês reacende temas como a fome e insegurança alimentar que atingem milhões de brasileiros. Crédito da Imagem: Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Brasil teve, em 2021, o maior número de internações de bebês de até um ano por desnutrição desde 2008. É o que aponta estudo realizado pela Observa Infância, que é um órgão vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A iniciativa contou com parceria de pesquisadores do centro universitário Unifase.

O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou no ano passado uma média de oito internações de bebês, com menos de um ano, por dia que estavam em situação de desnutrição. Essa condição ocorre quando há deficiências de nutrientes significativas no organismo. 

Somente em 2021 foram contabilizadas, em números totais, 2.979 hospitalizações. Essa é a maior quantidade nos últimos 14 anos. São 113 internações por 100 mil nascimentos, o que representa 11% a mais do que 2008, que foi o primeiro ano a ser feito essa análise. 

Até 30 de agosto dete ano, o sistema público havia registrado 2.115 internações decorrentes de desnutrição. 

O Ministério da Saúde informou que R$ 345 milhões foram repassados em 2021 aos municípios brasileiros com o objetivo de fomentar ações às crianças e gestantes sobre a má nutrição.

Leia também - A fome no Brasil: dados e consequências

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Regiões mais afetadas

O levantamentou apontou também as regiões onde há maior vulnerabilidade entre os bebês: o Nordeste e o Centro-Oeste. Essas localidades são afetadas pela baixa disponibilidade de água potável e pela taxa menor de saneamento básico, fatores que provocam maior probabilidade de doenças. 

A taxa no Nordeste é 51% maior do que a nacional. Foram 171 hospitalizações a cada 100 mil nascimentos. 

De 2020 para 2021, a região Sul foi a única que teve queda no número de internações entre os bebês com menos de um ano. O maior crescimento neste período ocorreu no Centro Oeste com aumento de 30%. 

Confira: Como evitar a desnutrição infantil?

Maioria negra

Bebês negros (pretos e pardos) foram os mais afetados pela hospitalização por desnutrição entre janeiro de 2018 e agosto de 2022 na rede pública de saúde. Eles representaram dois a cada três bebês que foram internados neste período. 

No cálculo, considerou-se apenas registros em que foi possível a identificação da raça/cor. Foram 13.202 internações entre 2018 e 2021, sendo que deste total 5.246 foram de bebês negros.

O estudo identificou nos dados do SUS que não houve a informação de raça/cor em um a cada três registros.

Saiba mais: Dados e conseguência sobre a desigualdade social no Brasil

PUBLICIDADE