Filme do Bob Marley estreia esta semana, dia 15. O que estudar sobre o cantor?
Filme do Bob Marley estreia esta semana, dia 15. O que estudar sobre o cantor?
Saiba como Bob Marley influenciou a música e mudou a história da Jamaica
Em 14/02/2024 10h43
, atualizado em 25/04/2024 18h55
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
Bob Marley, mais de 40 anos após sua morte, tem um filme contando a história de sua vida passando nos cinemas, Bob Marley: One Love. As sessões de pré-estreia começaram no dia 12 e a estreia será no dia 15 de fevereiro.
O maior nome do Reggae e figura social, política e cultural importante da Jamaica, Bob Marley morreu jovem, aos 36 anos, decorrência de um câncer de pele. Mesmo assim, ele protagonizou músicas históricas, como “No woman, No cry” e “One Love”.
O cantor, além de contribuir para a expansão do Reggae, popularizou também símbolos da fé Rastafári, religião esta que ele era praticante. Foi pai de 11 filhos, com mulheres diferentes, mas casou-se apenas uma vez, com Rita Marley.
Veja um pouco mais da história e o que estudar sobre Bob Marley.
Bob Marley, o dia que o Reggae parou uma guerra
Após a Jamaica conquistar sua independência, em 1962, o país contemplou certo crescimento econômico. Entretanto, as desigualdades sociais continuavam profundas na sociedade jamaicana.
Neste contexto de uma república jovem e empobrecida, dois grupos políticos dividiram a Jamaica, chamados de Peoples National Party (PNP) e o Jamaican Labour Party (JLP) que podem ser traduzidos respectivamente como Partido Nacional do Povo e Partido Jamaicano dos Trabalhadores.
As disputas entre esses grupos políticos se estendiam às ruas de Kingston, capital da Jamaica, e de demais cidades. Gangues jamaicanas violentas se envolveram nos conflitos e a situação sofreu uma escalada de agressividade.
No ano de 1978, visando encerrar o clima de guerra que havia se instaurado no país, ambos os lados entraram em um acordo para promover um evento de música que pediria a paz. O primeiro nome que veio a mente foi o de Bob Marley, principal figura musical da Jamaica.
Ele estava vivendo em exílio, devido a um atentado que havia sofrido anos antes em sua casa. Mas, aceitou o convite e realizou oOne Love Peace Concert, no dia 22 de abril de 1978.
Durante o show, Bob Marley cantou músicas que pregavam a união dos jamaicanos e a paz social. Ele também fez com que as principais figuras dos partidos rivais dessem as mãos no palco.
Após o show histórico, houve um período de paz de Jamaica, rompido anos depois, novamente, por tensões políticas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O que é a fé Rastafári, a religião de Bob Marley?
Rastafári é o nome dado a uma religião jamaicana pan-africanista que prega a divindade de Haile Selassie, líder político da Etiópia no século XX. Com suas raízes no cristianismo etíope, sua interpretação bíblica é centrada na cultura e na história dos povos africanos. Ainda que a Jamaica esteja localizada na América Central, as tradições do continente africano são muito vivas neste país, devido ao grande tráfico de povos escravizados durante a colonização.
A Etiópia tem tradições cristãs muito antigas, como as igrejas coptas, por exemplo, e é um centro político em prol da unificação da África. Além de ter sido um dos únicos países que não cedeu à colonização europeia em momentos cruciais da sua história.
Os membros da fé Rastafári acreditam em um retorno à África como salvação, ao invés do processo tradicional do paraíso católico ou evangélico. Também que o sistema capitalista seria a “Babilônia” uma sociedade corrupta e por isso não devem se sujeitar às normas impostas por ele.
Eles utilizam a cannabis de maneira religiosa e ritualística, muitas vezes acompanhada da leitura de textos sagrados, inclusive da bíblia. O movimento Rastafári estabelece complexas ligações sociais e culturais, pensadas para povos tradicionais manterem o seu jeito de viver ante os sistemas de colonização da áfrica e da América.
Câncer de Bob Marley
Bob Marley morreu por conta de um câncer de pele, chamado de melanoma lentiginoso acral, que poderia ter sido tratado com a amputação do seu dedão do pé. Inicialmente, o cantor pensou que a mancha escura debaixo de sua unha seria uma lesão originada no futebol.
O câncer se espalhou e se tornou agressivo, ocasionando o óbito. Há fontes que indicam que Bob Marley teria se recusado em amputar o dedo do pé, pois sua religião proibia alterações desta proporção no corpo.
Músicas de Bob Marley
As músicas de Bob Marley de maior sucesso, ainda hoje, são: