Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

História da Jamaica

A ilha da Jamaica situa-se na América Central e, durante sua história, ficou sob influência de países como Reino Unido e Estados Unidos.

Bandeira da Jamaica
Bandeira da Jamaica
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A chegada dos espanhóis à ilha da Jamaica aconteceu em 1494, quando mataram os índios arauaques que ali viviam e levaram escravos africanos para plantar cana-de-açúcar.

Em 1670, os britânicos assumiram oficialmente o controle da ilha. A partir do fim da escravatura (1833) e dos privilégios comerciais (1846), a região ficou empobrecida.

Independência e atualidade

O país tornou-se independente em 1962, após trinta anos de luta e, no mesmo ano, entrou para a Comunidade Britânica. A Jamaica aproximou-se do Bloco Soviético durante a Guerra Fria, em 1970.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já na década de 1980, o país adotou uma política liberal e ficou sob a influência dos Estados Unidos. Nas primícias da década de 1990, ocorreu uma crise econômica, o que gerou greves e um significativo aumento da violência.

Em 1999, foi fundado um grupo de cooperação com os Estados Unidos para extinguir as plantações de maconha na Jamaica.

Por Eliene Percília

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "História da Jamaica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-jamaica.htm. Acesso em 20 de maio de 2024.

De estudante para estudante