Topo
pesquisar
Em 23/08/2019 15h00, atualizado em 23/08/2019 16h39

Encceja 2019 será aplicado no domingo (25) para quase 3 milhões de inscritos

Notícias

Provas serão realizadas das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30, horário de Brasília, para certificação dos ensino fundamental e médio. Por Lorraine Vilela Campos

Quase 3 milhões de inscritos participarão das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 no próximo domingo, 25 de agosto, nos dois turnos. 

Confira os locais do Encceja 2019

O Encceja será realizado das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30, no horário oficial de Brasília. De manhã, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, enquanto à tarde eles abrirão às 14h30 e se fecharão às 15h15.

Os participantes do Encceja 2019 terão que levar documento de identificação original com foto e caneta de tinta preta (fabricada em material transparente). Recomenda-se que os candidatos levem o cartão de inscrição impresso, garrafa de água e lanche.

Os estudantes que tiverem esquecido a senha para acesso ao cartão de inscrição poderão redefiní-la pelo próprio site. Se houver algum dado incorreto em seu comprovante dos locais de prova, ligue para o Inep no telefone 0800 616161.

Provas

Os participantes do Encceja responderão quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além de elaborar uma redação. Serão duas provas pela manhã e mais duas à tarde.

ENSINO FUNDAMENTAL
9h às 13h Ciências Naturais; Matemática
15h30 às 20h30 Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia
ENSINO MÉDIO
9h às 13h Ciências da Natureza; Matemática e suas Tecnologias
15h30 às 20h30 Linguagens e Códigos; Redação; Ciências Humanas


A partir desta edição do Encceja os participantes poderão anotar as respostas em um espaço específico no caderno de provas. A novidade vai ajudar os participantes a conferir o gabarito do exame, que será divulgado até o dia 6 de setembro.

O Inep alerta que a segurança no exame deste ano foi reforçada. O participante que deixar seu telefone celular emitir qualquer som durante a prova será eliminado. Além disso, todos os lanches serão revistados.

Resultado e Certificação

O resultado do Encceja 2019 ainda não tem data definida, mas as notas do ensino médio costumam ser divulgadas em novembro, enquanto do ensino fundamental saem em dezembro. 

Participantes que obtiverem 100 pontos em cada uma das provas objetivas e nota mínima de 5 pontos na redação poderão solicitar o certificado do ensino fundamental ou médio. Já os candidatos que atingirem a pontuação em uma ou mais áreas, mas não o total necessário para o diploma, poderão pedir a declaração de proficiência para que tais disciplinas não sejam feitas no próximo Encceja. 

As declarações de proficiência e certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio do Encceja são emitidos por secretarias de educação e institutos federais. 

Mais informações no site oficial do Encceja e pelo especial do Brasil Escola.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola