Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Encceja 2019: cartão com local de prova está disponível

Provas para certificação do ensino fundamental e médio serão aplicadas no dia 25 de agosto, em 611 municípios brasileiros.

Em 12/08/2019 10h56 , atualizado em 12/08/2019 11h08
Crédito da Imagem: Brasil Escola

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta segunda-feira, 12 de agosto, o acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. O documento pode ser acessado na Página do Participante.

Acesse aqui o Cartão do Encceja 2019

O Cartão do Encceja 2019 informa o local, data e horário das provas, áreas de conhecimento relativas à certificação, opção de atendimento especial e/ou pelo nome social, se for o caso, e a secretaria de educação ou instituto federal que emitirá o certificado.

O Encceja bateu recorde de inscrições na edição deste ano. Ao todo, 2.973.375 se inscreveram, sendo 2.331.799 para obter o certificado do ensino médio e 641.576 do ensino fundamental. Esse número representa um aumento de 75% em relação ao ano passado, quando foram recebidas 1.695.607 inscrições.

Para participar da prova para ensino fundamental é preciso ter 15 anos ou mais até o dia 25 de agosto. Para ensino médio, 18 anos ou mais.

Provas

As provas do Encceja 2019 serão realizadas no dia 25 de agosto, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30, no horário oficial de Brasília. Pela manhã, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, enquanto à tarde serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15.

Para as provas os estudantes deverão levar o documento original de identidade com foto e uma caneta de tinta preta fabricada em material transparente. É recomendável também que os estudantes levem o Cartão de Inscrição e um lanche.

Os participantes do Encceja responderão quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além de elaborar uma redação. Serão duas provas pela manhã e mais duas à tarde.

ENSINO FUNDAMENTAL
9h às 13h Ciências Naturais; Matemática
15h30 às 20h30 Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia
ENSINO MÉDIO
9h às 13h Ciências da Natureza; Matemática e suas Tecnologias
15h30 às 20h30 Linguagens e Códigos; Redação; Ciências Humanas

O Inep alerta que a segurança no exame deste ano foi reforçada. O participante que deixar seu telefone celular emitir qualquer som durante a prova será eliminado. Além disso, todos os lanches serão revistados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado do Encceja 2019

O resultado do Encceja 2019 ainda não tem data definida pelo Inep, mas as notas do ensino médio costumam sair em novembro, enquanto o desempenho do ensino fundamental é divulgado em dezembro.

A certificação é feita pelas secretarias de educação e alguns institutos federais de educação, locais que também emitem as declarações de proficiência. É necessário tirar 100 pontos em cada prova objetiva do Encceja para ser aprovado, enquanto a redação exige pontuação mínima de 5 pontos (do máximo de 10). 

Os participantes que tirarem a nota mínima em uma ou mais provas, mas não tiver a pontuação necessária em todas as áreas, poderão solicitar a declaração de proficiência para que as disciplinas sejam eliminadas de suas provas do Encceja 2020.

Encceja x Enem

Os participantes que concluírem o Encceja para o ensino médio poderão participar das próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a pontuação do Enem é possível entrar no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Encceja Exterior

Brasileiros que moram no exterior puderam se inscrever no Encceja Exterior 2019. As provas seguem a mesma linha de disciplinas e serão aplicadas no dia 15 de setembro, em vários países que possuem convênio com o Inep, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Encceja Privados de Liberdade

O Encceja Privados de Liberdade atende pessoas que cumprem pena no sistema prisional brasileiro ou estão em medida socioeducativa. As inscrições foram feitas pelos coordenadores pedagógicos dos locais de cumprimento da reclusão. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de outubro.

Mais informações no site do Inep ou no especial do Encceja Brasil Escola

PUBLICIDADE