O Inep anunciou na manhã desta sexta-feira, 1º de março, que as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) serão realizadas de 20 a 31 de maio. As provas são destinadas aos estudantes dos ensinos fundamental e médio que desejam concluir os estudos com seus desempenhos no exame.
As datas das provas do Encceja Nacional 2019 também já estão marcadas: 4 de agosto. O período da manhã conta com as questões objetivas (disciplinas e áreas divididas conforme o grau de ensino - fundamental e médio), enquanto o turno da tarde traz a redação para todos os participantes.
Encceja Nacional 2019
Inscrições: 20 a 31 de maio
Provas: 4 de agosto
O Inep ainda não informou a previsão de resultado para ensinos fundamental e médio, assim como não divulgou o cronograma para Privados de Liberdade e Brasileiros no Exterior. Os candidatos que não conseguirem a pontuação mínima em todas as provas poderão pedir a declaração de proficiência para que as matérias com nota suficiente possam ser aproveitadas no próximo Encceja.
O que é o Encceja?
O Encceja é um exame de certificação de responsabilidade do Inep. Candidatos com 15 anos ou mais podem solicitar a conclusão do ensino fundamental pelo Encceja, enquanto o certificado do ensino médio é para quem tem idade mínima de 18 anos e não concluiu os estudos regularmente.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O certificado do Encceja é validado pelo Ministério da Educação e torna o estudante apto para seguir com seus estudos, caso deseje, diminuindo os prejuízos da evasão escolar e possibilitando o acesso ao ensino superior para quem obtem a certificação para o ensino médio.
O Encceja Nacional é aplicado em todo o Brasil, mas brasileiros residentes em vários países pelo mundo podem participar do Encceja Exterior. Há, ainda, a modalidade para quem cumpre medida socioeducativa em reclusão ou pena privativa em presídios, o Encceja Privados de Liberdade (PPL), dando a oportunidade para que os reeducandos possam concluir seus estudos enquanto cumprem suas penas e até mesmo tentar uma vaga em universidades e faculdades, auxiliando na ressocialização.
Veja também: Importância da educação nas unidades prisionais e socioeducativas
Mais informações nos especiais Encceja Nacional, Encceja Exterior e na página do Inep.