Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Inep abre inscrições do Encceja Exterior 2019

Brasileiros que moram em 12 países podem se inscrever até o dia 5 de julho, gratuitamente.

Em 24/06/2019 11h07 , atualizado em 24/06/2019 11h07
Crédito da Imagem: inep

PUBLICIDADE

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Exterior 2019 foram abertas nesta segunda-feira, 24 de junho. Brasileiros que moram nos 12 países conveniados ao Inep para a certificação podem se inscrever até o dia 5 de julho, gratuitamente. 

Faça sua inscrição no Encceja Exterior

O Encceja Exterior segue o formato do Encceja Nacional (provas objetivas + redação) e é voltado para a certificação de maiores de 15 anos na modalidade ensino fundamental, enquanto a idade mínima para o diploma do ensino médio é de 18 anos. 

Participam do Encceja Exterior os seguintes países e cidades:

  • Bélgica (Bruxelas)
  • Espanha (Barcelona e Madri)
  • Estados Unidos (Boston, Houston, Nova Iorque e Miami)
  • França (Paris)
  • Guiana Francesa (Caiena)
  • Holanda (Amsterdã)
  • Itália (Roma)
  • Japão (Nagoia, Hamamatsu e Tóquio)
  • Portugal (Lisboa)
  • Reino Unido (Londres)
  • Suíça (Genebra)
  • Suriname (Paramaribo)

O atendimento especializado - que se divide em específico e especial - também deve ser solicitado pelos candidatos até o dia 5 de julho. O edital traz as orientações sobre os documentos necessários para a solicitação. O resultado dos pedidos sairá em 15 de julho.

Participantes que queiram solicitar o uso do nome social terão de 8 a 12 de julho para os pedidos. O Inep dará a resposta em 18 de julho. 

Provas

O Cartão de Confirmação de Inscrição, documento que traz todas as informações dos locais de prova, será divulgado em setembro, ainda sem data definida. 

O Encceja Exterior será aplicado em 15 de setembro e sua composição mudará conforme a modalidade (Ensino Fundamental ou Médio):

Ensino Fundamental: 30 questões de Ciências Naturais; 30 de Matemática; 30 de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física; 30 de História e Geografia; Redação. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ensino Médio: 30 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 30 de Matemática e suas Tecnologias; 30 de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; 30 de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação. 

Certificado ou Declaração de Proficiência

É preciso tirar nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas do Encceja e 5 na redação para que seja concedida a certificação. Candidatos que não tiverem o desempenho exigido em todas as áreas, mas alcançarem a pontuação necessária em uma ou mais provas, poderão solicitar a declaração de proficiência. 

A certificação do Encceja Exterior é feita, exclusivamente, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, em acordo com o Inep. A aplicação é realizada em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. 

Encceja Exterior Privados de Liberdade

Brasileiros privados de liberdade ou em medida socioeducativa no exterior contam com o Encceja Exterior PPL para a certificação dos ensinos fundamental e médio. Os participantes podem ser inscritos até 5 de julho pelos responsáveis pedagógicos das unidades em que são cumpridas as penas, locais em que serão realizadas as provas. 

A edição de 2019 será em Tóquio, no Japão, de 16 a 27 de setembro. A estrutura do Encceja Exterior PPL é a mesma da comunidade em geral. 

Mais informações no Edital e pelo site do Inep.

PUBLICIDADE