As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Exterior 2019 foram abertas nesta segunda-feira, 24 de junho. Brasileiros que moram nos 12 países conveniados ao Inep para a certificação podem se inscrever até o dia 5 de julho, gratuitamente.
Faça sua inscrição no Encceja Exterior
O Encceja Exterior segue o formato do Encceja Nacional (provas objetivas + redação) e é voltado para a certificação de maiores de 15 anos na modalidade ensino fundamental, enquanto a idade mínima para o diploma do ensino médio é de 18 anos.
Participam do Encceja Exterior os seguintes países e cidades:
- Bélgica (Bruxelas)
- Espanha (Barcelona e Madri)
- Estados Unidos (Boston, Houston, Nova Iorque e Miami)
- França (Paris)
- Guiana Francesa (Caiena)
- Holanda (Amsterdã)
- Itália (Roma)
- Japão (Nagoia, Hamamatsu e Tóquio)
- Portugal (Lisboa)
- Reino Unido (Londres)
- Suíça (Genebra)
- Suriname (Paramaribo)
O atendimento especializado - que se divide em específico e especial - também deve ser solicitado pelos candidatos até o dia 5 de julho. O edital traz as orientações sobre os documentos necessários para a solicitação. O resultado dos pedidos sairá em 15 de julho.
Participantes que queiram solicitar o uso do nome social terão de 8 a 12 de julho para os pedidos. O Inep dará a resposta em 18 de julho.
Provas
O Cartão de Confirmação de Inscrição, documento que traz todas as informações dos locais de prova, será divulgado em setembro, ainda sem data definida.
O Encceja Exterior será aplicado em 15 de setembro e sua composição mudará conforme a modalidade (Ensino Fundamental ou Médio):
Ensino Fundamental: 30 questões de Ciências Naturais; 30 de Matemática; 30 de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física; 30 de História e Geografia; Redação.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Ensino Médio: 30 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 30 de Matemática e suas Tecnologias; 30 de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; 30 de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação.
Certificado ou Declaração de Proficiência
É preciso tirar nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas do Encceja e 5 na redação para que seja concedida a certificação. Candidatos que não tiverem o desempenho exigido em todas as áreas, mas alcançarem a pontuação necessária em uma ou mais provas, poderão solicitar a declaração de proficiência.
A certificação do Encceja Exterior é feita, exclusivamente, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, em acordo com o Inep. A aplicação é realizada em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.
Encceja Exterior Privados de Liberdade
Brasileiros privados de liberdade ou em medida socioeducativa no exterior contam com o Encceja Exterior PPL para a certificação dos ensinos fundamental e médio. Os participantes podem ser inscritos até 5 de julho pelos responsáveis pedagógicos das unidades em que são cumpridas as penas, locais em que serão realizadas as provas.
A edição de 2019 será em Tóquio, no Japão, de 16 a 27 de setembro. A estrutura do Encceja Exterior PPL é a mesma da comunidade em geral.
Mais informações no Edital e pelo site do Inep.