Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Quase 3 milhões: Encceja 2019 registra maior número de inscrições de todas as edições

De acordo com o Inep, 78% dos inscritos são para o ensino médio. Provas serão em 25 de agosto.

Em 06/06/2019 10h54 , atualizado em 06/06/2019 10h58
Crédito da Imagem: inep

PUBLICIDADE

A edição de 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) teve recorde de inscrições. O Inep registrou 2.973.375 inscritos, 75% a mais do que o ano passado. 

Saiba tudo sobre o Encceja 2019

O Encceja voltou a ser utilizado como prova de certificação do ensino médio em 2017, o que aumentou a procura pelo exame. Este ano, 2.331.799 inscrições foram feitas por pessoas com 18 anos ou mais que ainda não terminaram o ensino médio e desejam concluir os estudos com a prova. Já o ensino fundamental teve 641.576 inscritos

Dados do Encceja 2019

Os estados com maior número de inscritos são os mesmos para o ensino fundamental e também no médio, o que muda é quem ocupa 4º e 5º lugares:

Ensino Fundamental 

  • São Paulo (15,56%)
  • Rio de Janeiro (10,95%)
  • Paraná (10,3%)
  • Rio Grande do Sul (10,27%)
  • Minas Gerais (8,48%)

Ensino Médio

  • São Paulo (18,37%)
  • Rio de Janeiro (12,09%)
  • Paraná (9,26%)
  • Minas Gerais (9,04%)
  • Rio Grande do Sul (8,15%)

As mulheres são maioria no Encceja Nacional, representando 53% das inscrições do ensino fundamental e 51,51% no ensino médio. 

Encceja 2019

O Encceja 2019 será realizado em 25 de agosto, nos dois turnos, com questões objetivas e redação para as duas categorias de certificação. 

 

ENSINO FUNDAMENTAL

                                                                                                                           

MATUTINO Ciências Naturais e Matemática  30 QUESTÕES 
VESPERTINO Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia             

30 QUESTÕES

            

 

ENSINO MÉDIO

                                                                                                                           

MATUTINO Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias 30 QUESTÕES 
VESPERTINO Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias 30 QUESTÕES 

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O resultado do Encceja 2019 ainda não tem data definida pelo Inep, mas as notas do ensino médio costumam sair em novembro, enquanto o desempenho do ensino fundamental é divulgado em dezembro.

A certificação é feita pelas secretarias de educação e alguns institutos federais de educação, locais que também emitem as declarações de proficiência. É necessário tirar 100 pontos em cada prova objetiva do Encceja para ser aprovado, enquanto a redação exige pontuação mínima de 5 pontos (do máximo de 10). 

Os participantes que tirarem a nota mínima e uma ou mais provas, mas não tiver a pontuação necessária em todas as áreas, poderão solicitar a declaração de proficiência para que as disciplinas sejam eliminadas de suas provas do Encceja 2020. 

Encceja x Enem

Os participantes que concluírem o Encceja para o ensino médio poderão participar das próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a pontuação do Enem é possível entrar no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Encceja Exterior

Brasileiros que moram no exterior podem participar do Encceja Exterior. As provas seguem a mesma linha de disciplinas e são aplicadas em vários países que possuem convênio com o Inep, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A previsão do instituto é de que o edital para esta modalidade seja divulgado ainda em junho. 

Encceja Privados de Liberdade

O Encceja Privados de Liberdade atende pessoas que cumprem pena no sistema prisional brasileiro ou estão em medida socioeducativa. As inscrições são feitas pelos coordenadores pedagógicos dos locais de cumprimento da reclusão, os quais também repassam os resultados aos participantes. Esta modalidade das provas é uma parceria entre os Ministérios da Educação e da Justiça. 

Há uma edição do Encceja Exterior voltada para os Privados de Liberdade. São poucos os países que têm essa modalidade de exame, mas ainda assim é possível que tais brasileiros obtenham a certificação enquanto cumprem suas penas. 

Mais informações no site do Inep ou no especial do Encceja Brasil Escola

PUBLICIDADE