O colapso da mina da Braskem em Maceió é considerado um desastre ambiental. No Brasil, ocorreram outras tragédias ambientais que causaram muitos impactos, como, por exemplo, nas cidades mineiras de Mariana e Brumadinho.
Para o professor de geografia do colégio e curso Oficina do Estudante, o colapso da mina em Maceió é, lamentavelmente, mais um exemplo de crime ambiental no Brasil, assim como foi nas cidades de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais.
Na opinião do professor, não são acidentes, são crimes ambientais, porque as empresas, essas grandes companhias mineradoras, assim como em desastres de vazamento de petróleo, como ocorridos no Golfo do México e no Alasca, sabem dos riscos envolvidos e sabem do potencial desse tipo de evento acontecer.
"Muitas vezes, as empresas agem com negligência e não utilizam as estratégias necessárias para evitar acidentes, porque são caras. E a indenização, depois de uma catástrofe desse tipo, acaba sendo “mais barata” do que o investimento para evitar que os problemas aconteçam", analisa.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Relembre desastres ambientais no Brasil
Acidente na cidade de Mariana (MG) - 2015
No dia 05 de novembro de 2015, a barragem de Fundão da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billiton, rompeu-se, causando uma grande enxurrada de lama.
A lama devastou o distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana, em Minas Gerais, destruindo casas e ocasionando a morte de 19 pessoas, incluindo moradores e funcionários da própria mineradora. Além das perdas humanas e materiais, a lama que escapou em razão do rompimento das barragens provocou um grave impacto ambiental.
Leia mais sobre os impactos ambientais em Mariana (MG)
Rompimento da barragem em Brumadinho - 2019
O rompimento da barragem da Vale (mineradora multinacional brasileira) em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, no início da tarde do dia 25 de janeiro de 2019, causou uma grande avalanche de rejeitos de minério de ferro. A Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão desabou, e a lama atingiu a área administrativa da Vale, bem como a comunidade da Vila Ferteco, deixando um grande rastro de destruição e dezenas de mortes.
No momento do acidente, as sirenes de alerta não foram tocadas, o que contribuiu para o grande número de mortes nessa tragédia, uma vez que as pessoas não foram avisadas para adotar os procedimentos de segurança. O alarme provavelmente não tocou em razão da rapidez em que tudo aconteceu.
Confira mais detalhes sobre o desastre ambiental em Brumadinho
Por Silvia Tancredi
Jornalista