PUBLICIDADE
A Estrela de Belém é um símbolo do Natal que representa, de acordo com a narrativa bíblica, o astro que guiou os Reis Magos, vindos do Oriente, ao encontro de Jesus Cristo, recém-nascido em Belém. Essa estrela é mencionada no Evangelho de Mateus, sendo considerada pelos cristãos como um símbolo do cumprimento da profecia sobre o Messias.
Os pesquisadores consideram que a narrativa bíblica da Estrela de Belém é uma ficção; mas também procurou-se explicar o fenômeno cientificamente. Foram cogitadas as possibilidades de a Estrela de Belém ser uma supernova ou um cometa, e também acredita-se que ela possa ter sido uma conjunção, fenômeno astronômico raro.
Leia também: Quais são os símbolos do Natal?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Estrela de Belém
- 2 - O que é a Estrela de Belém?
- 3 - Qual é o significado da Estrela de Belém?
- 4 - O que a Bíblia fala sobre a Estrela de Belém?
- 5 - Outras explicações sobre a Estrela de Belém
- 6 - Estrela de Belém na cultura popular
- 7 - Curiosidades sobre a Estrela de Belém
Resumo sobre Estrela de Belém
-
A Estrela de Belém é um dos símbolos da celebração cristã do Natal.
-
Segundo a Bíblia, a estrela apareceu aos Reis Magos e os guiou ao encontro de Jesus recém-nascido.
-
É tida como um milagre relacionado ao nascimento de Jesus.
-
A Bíblia a menciona no capítulo 2 do Livro de Mateus.
-
Historiadores reconhecem-na como um mito da tradição cristã.
-
Teorias apontam que ela pode ter sido um cometa, a conjunção de Júpiter e Saturno ou uma supernova.
O que é a Estrela de Belém?
A Estrela de Belém está relacionada com a narrativa bíblica do nascimento de Jesus Cristo. É um dos símbolos do Natal, sendo apresentada como a estrela que guiou os Reis Magos até o local em que Jesus havia nascido, Belém, que deu nome ao astro guia.
Qual é o significado da Estrela de Belém?
A Estrela de Belém é entendida como um milagre que anunciou o nascimento de Jesus Cristo, uma demonstração do poder de Deus e uma evidência da importância desse acontecimento. Os cristãos consideram o aparecimento da estrela como um dos muitos eventos milagrosos que se relacionam com a vida de Jesus.
Além disso, na crença cristã, o aparecimento da Estrela de Belém é a concretização de uma profecia hebraica que anunciava o nascimento de Jesus e o aparecimento do astro. Na questão do milagre, destaca-se que a estrela serviu de guia para que três sábios do Oriente fossem até a Judeia prestar culto ao menino Jesus.
Veja também: Missa do Galo — celebração católica que acontece à meia-noite da Véspera de Natal
O que a Bíblia fala sobre a Estrela de Belém?
Na Bíblia, a Estrela de Belém é mencionada unicamente no Livro de Mateus, sendo abordada no capítulo 2, entre os versículos 1 e 16. Na narrativa bíblica, Magos vindos do Oriente foram até Jerusalém, onde se encontraram com Herodes, autoridade romana na região. Eles afirmaram que foram guiados pela estrela e queriam saber o paradeiro do recém-nascido rei dos judeus.
Foi indicado a eles que o local de nascimento de Cristo seria Belém, pois havia uma antiga profecia que indicava isso. Herodes então autorizou os Magos a irem a Belém, pedindo que eles retornassem para dar detalhes sobre o nascimento de Cristo. Eles seguiram sempre sendo guiados pela estrela. Ela parou quando eles se aproximaram do local do nascimento de Jesus.
Chegando lá, encontraram Jesus, prostrando-se e adorando ao filho de Deus. Eles também ofereceram presentes — mirra, incenso e ouro —, partindo logo depois. Os Magos foram advertidos a não retornar a Herodes, então retornaram por outro caminho. Herodes, ao perceber que tinha sido enganado, ordenou a morte de todos os recém-nascidos com menos de dois anos na região de Belém.
Quanto aos Reis Magos, o texto bíblico em nenhum momento fala que eles eram três ou reis. O texto traz o termo “magos”, com o sentido de indicar que eram sábios, e não fala quantos eram. A tradição cristão consolidou que eles eram três por conta dos três presentes que foram entregues a Jesus.
Outras explicações sobre a Estrela de Belém
Historiadores e cientistas entendem que a narrativa da Estrela de Belém é um mito presente na crença cristã. Muitos sustentam que os conflitos de versões que existem nos quatro Evangelhos são uma evidência disso. Pesquisadores alegam que a narrativa da estrela aparecer somente no Livro de Mateus pode ser uma evidência de que se trata de uma ficção que foi acrescentada à história pelo autor do livro.
Outros pesquisadores procuram identificar eventos astronômicos que expliquem a Estrela de Belém. Uma das teorias procurou provar que a Estrela de Belém era, na verdade um cometa, e chegou a ser especulado que poderia ser o cometa Halley. Essa teoria, no entanto, não se sustentou, uma vez que o cometa Halley passou pela Terra em 11 a.C. e o nascimento de Jesus Cristo aconteceu entre 6 a.C. e 4 a.C.
Outra teoria que pode explicar a menção à Estrela de Belém trata de um fenômeno astronômico chamado conjunção. Nesse fenômeno, planetas, estrelas e a Lua podem se alinhar e se aproximar, ocasionando um efeito luminoso que se estende por dias ou semanas. Acredita-se que a Estrela de Belém pode ter sido uma conjunção de Júpiter e Saturno.
Nesse caso, os dois maiores planetas do Sistema Solar se aproximaram e se alinharam com o Sol e a Terra, criando um efeito luminoso no céu que pode ser bastante chamativo. Os pesquisadores apontam que esse fenômeno é bastante raro, mas aconteceu entre 6 a.C. e 2 a.C., exatamente o período em que Jesus nasceu. Outros pesquisadores sugeriram que a Estrela de Belém seria uma supernova (a morte de uma estrela), mas não existem evidências que sustentem isso.
Saiba mais: Por que o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro?
Estrela de Belém na cultura popular
Na cultura popular, a Estrela de Belém é fortemente relacionada com as árvores de Natal, sendo também representada no Presépio. Os dois itens decorativos são importantes tradições do período natalino, sendo montados com a aproximação da data. Além disso, a Estrela de Belém é reproduzida em outros itens da cultura popular, como:
-
músicas;
-
pinturas;
-
séries de TV;
-
filmes.
Curiosidades sobre a Estrela de Belém
-
Existe um episódio da famosa série de televisão Twilight Zone que aborda a Estrela de Belém.
-
Os mórmons acreditam que a Estrela de Belém foi um evento astronômico visto em todo o planeta.
-
A última conjunção que aconteceu se passou em 2020.
Fontes
BÍBLIAON. Matheus 2:1-16. Bíbliaon - Bíblia Sagrada Online. Disponível em: https://www.bibliaon.com/versiculo/mateus_2_1-16/
DUARTE, Marcella. Mistério de Natal: o que era a Estrela de Belém? Ciência tenta explicar. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/12/24/o-que-era-a-estrela-de-belem.htm
ERIC, Betz. The Star of Bethlehem: Can science explain what it really was? Astronomy, 18 dez. 2020. Disponível em: https://www.astronomy.com/science/the-star-of-bethlehem-can-science-explain-what-it-really-was/
KOBERLEIN, Brian. The Astronomy Behind The Star Of Bethlehem. Forbes, 19 dez. 2016. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/briankoberlein/2016/12/19/the-astronomy-behind-the-star-of-bethlehem/?sh=213d5e053a6d
MARTINS, Thays. Entenda por que a grande conjunção se chama “Estrela de Belém”. Correio Braziliense – Ciência e Saúde, 21 dez. 2012. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2020/12/4896331-entenda-por-que-a-grande-conjuncao-se-chama-estrela-de-belem.html