Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

20 símbolos de Natal

O Natal é uma festividade muito importante na cultura ocidental, possuindo um valor religioso, mas também secular. Diversos símbolos se consolidaram e representam essa festa.

20 símbolos de Natal.
O Natal é uma festa marcada por diversos símbolos que sintetizam seu valor e significado. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os símbolos de Natal são elementos que representam essa festividade, uma celebração cristã que comemora o nascimento de Jesus Cristo em 25 de dezembro, na cultura popular. Os 20 símbolos apresentados nesse texto são:

  1. Papai Noel

  2. Árvore de Natal

  3. Jesus Cristo

  4. Estrela de Belém

  5. Presépio

  6. Panetone

  7. Presentes de Natal

  8. Guirlanda

  9. Peru

  10. Ceia de Natal

  11. Coroa do Advento

  12. Cartão de Natal

  13. Bolas de Natal

  14. Sinos de Natal

  15. Cantatas de Natal

  16. Renas

  17. Anjos

  18. Velas

  19. Suéter

  20. Boneco de neve

Leia também: Qual é a origem e a história do Papai Noel?

Tópicos deste artigo

Quais são os símbolos de Natal?

O Natal é uma das festas mais tradicionais da cultura de países cristãos, sendo a data que celebra o nascimento de Jesus Cristo, embora muitos comemorem a festa de um ponto de vista mais secular, abordando-a como um festejo que propaga a fraternidade, a união e o amor entre as pessoas. Por ser uma festa de grande importância em nossa cultura, uma porção de símbolos se associaram a ela. Nesse texto veremos alguns desses símbolos natalinos.

1. Papai Noel

Papai Noel, um dos principais símbolos de Natal.
Papai Noel.

Uma das figuras mais populares do Natal é o Papai Noel. Na tradição natalina, o Papai Noel é um velhinho barbudo e barrigudo que se veste de vermelho e se locomove por meio de um trenó puxado por várias renas. Na tradição natalina, o Papai Noel reside no Polo Norte e vai de residência em residência deixando presentes para as pessoas. Existem diferentes teorias para a origem desse símbolo natalino.

2. Árvore de Natal

Árvore de Natal, um dos principais símbolos de Natal.
Árvore de Natal.

O origem da Árvore de Natal enquanto símbolo natalino é incerta, mas os historiadores afirmam que era um símbolo pagão. Os nórdicos usavam o pinheiro como um símbolo decorativo durante o Jól, um festival pagão que era realizado durante o solstício de inverno. A árvore se tornou um símbolo fortemente associado ao Natal a partir do século XVI como um costume praticado por alemães. Para saber mais sobre a Árvore de Natal, clique aqui.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Jesus Cristo

Jesus Cristo, um dos principais símbolos de Natal.
Jesus Cristo.

Na tradição cristã, o Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo, uma figura central na crença religiosa do cristianismo. Apesar de ser celebrado no dia 25 de dezembro, os historiadores não sabem exatamente o dia em que Jesus Cristo nasceu. Provavelmente, a escolha dessa data se deu por uma estratégia da Igreja Católica de procurar cristianizar celebrações pagãs. Para saber detalhes sobre Jesus Cristo, clique aqui.

4. Estrela de Belém

Estrela de Belém, um dos principais símbolos de Natal.
Estrela de Belém.

É bastante comum que encontremos árvores de Natal com uma estrela em seu topo. Essa estrela é um tradicional símbolo natalino que remete à estrela que guiou os reis magos até o local do nascimento de Jesus, em Belém. Para saber mais sobre a Estrela de Belém, clique aqui.

5. Presépio

Presépio, um dos principais símbolos de Natal.
Presépio.

O presépio é um item de decoração natalino que simula o local de nascimento de Jesus Cristo. Na tradição cristã, Jesus nasceu em um estábulo, em Belém, assim os presépios procuram simular os elementos desse local. O presépio tornou-se uma tradição natalina a partir do século XIII, tendo sido criado por São Francisco de Assis. Para saber mais detalhes sobre o presépio, clique aqui.

6. Panetone

Panetone e chocotone, um dos principais símbolos de Natal.
Panetone e chocotone.

O panetone é um dos alimentos mais tradicionais do período natalino. Seu consumo se torna mais intenso com a aproximação do Natal, sendo uma refeição que é bastante consumida no café da manhã, durante um lanche da tarde ou como sobremesa. Sabemos que surgiu em algum momento da Idade Média, sendo tradicionalmente conhecido como um pão doce que tem frutas cristalizadas e uva-passa em sua massa, embora também tenha sua versão de chocolate: o chocotone. Para saber mais detalhes sobre o panetone, clique aqui.

7. Presentes de Natal

Presentes de Natal, um dos principais símbolos de Natal.
Presentes de Natal.

Os presentes são outro símbolo do período natalino, e muitas pessoas investem bastante para comprar presentes para amigos e familiares. Os historiadores não sabem exatamente quando esse costume surgiu, mas acredita-se que pode ter relação com vários elementos, entre eles os presentes trazidos pelos reis magos, mas também com a história de São Nicolau. Muitos veem essa tradição apenas como um apelo comercial que se consolidou e que mobiliza as pessoas a aumentarem o consumo de mercadorias. Para saber mais detalhes sobre os presentes de Natal, clique aqui.

8. Guirlanda

Guirlanda, um dos principais símbolos de Natal.
Guirlanda.

A guirlanda é um item decorativo que consiste em um círculo feito de plantas e adornos, podendo também ser chamado de grinalda. É uma tradicional decoração natalina, sendo um símbolo que simboliza a ideia de eternidade para os cristãos. Era um item decorativo tradicional nas culturas etrusca, grega e romana na Antiguidade. Para saber mais detalhes sobre a guirlanda, clique aqui.

9. Peru

Peru, um dos principais símbolos de Natal.
Peru.

O peru é uma das refeições mais tradicionais da ceia de Natal, sendo consumido por muitas famílias brasileiras, seja na véspera de Natal ou no dia 25 de dezembro.

10. Ceia de Natal

Família tendo uma ceia de Natal, um dos principais símbolos de Natal.
Ceia de Natal.

A própria ceia de Natal é uma das tradições e um dos símbolos mais importantes do Natal, remetendo à ideia de união e fraternidade que são marcas da festa. Na ceia, famílias de todos os tamanhos se reúnem e preparam um grande jantar com diversos pratos. A fartura de alimentos é a tônica da ceia de Natal.

11. Coroa do Advento

Coroa do Advento, um dos principais símbolos de Natal.
Coroa do Advento.

A coroa do Advento é um símbolo fortemente relacionado à tradição católica do Natal. Esse símbolo consiste em uma guirlanda que possui quatro velas (tradicionalmente vermelhas, mas podem ser de outras cores). A coroa fica exposta nas igrejas católicas, sendo uma forma de simbolizar a espera pela chegada de Jesus.

12. Cartão de Natal

Cartão de Natal, um dos principais símbolos de Natal.
Cartão de Natal.

Antes da internet, os cartões natalinos eram bastante tradicionais como forma de desejar um ótimo Natal para as pessoas. Muitos compravam cartões com mensagens prontas, enquanto outros optavam por escrever com suas próprias palavras. A popularização da internet enfraqueceu consideravelmente essa tradição, mas em outras partes do mundo ainda é um importante símbolo natalino.

13. Bolas de Natal

Bolas de Natal, um dos principais símbolos de Natal.
Bolas de Natal.

As bolas de Natal são itens decorativos usados para enfeitar as árvores de Natal, sendo muito comuns no período natalino. Esse item surgiu no século XIX, tendo sido criado por um soprador de vidro alemão.

14. Sinos de Natal

Sinos de Natal, um dos principais símbolos de Natal.
Sinos de Natal.

Os sinos natalinos também são bastante comuns como item decorativo das árvores de Natal. Eles são um símbolo que representa o anúncio do nascimento de Jesus Cristo.

15. Cantatas de Natal

Cantatas de Natal, um dos principais símbolos de Natal.
Cantatas de Natal. [1]

Outro símbolo marcante desse período são as cantatas, isto é, apresentações musicais onde são reproduzidas e cantadas por um coral canções que são relacionadas ao Natal e ao nascimento de Jesus.

16. Renas

Renas, um dos principais símbolos de Natal.
Renas.

As renas são os animais que conduzem o trenó do Papai Noel e, por isso, tornaram-se símbolos importantes do Natal, estando muito presentes na celebração popular do festejo.

17. Anjos

Anjo, um dos principais símbolos de Natal.
Anjo.

Os anjos também são figuras muito importantes na celebração do Natal, sobretudo de um ponto de vista religioso. Os anjos são um símbolo importante pois referenciam o anjo Gabriel, que anunciou a Maria que ela ficaria grávida, gerando Jesus.

18. Velas

Velas, um dos principais símbolos de Natal.
Velas.

A decoração natalina também conta com velas que são acesas nas residências das pessoas. Essas velas possuem um significado religioso relacionado com o nascimento de Jesus Cristo.

19. Suéter

Suéter, um dos principais símbolos de Natal.
Suéter.

Esse é um símbolo relacionado com os países onde é muito frio em dezembro, não sendo muito comum no Brasil, embora ainda seja encontrado aqui. O suéter é uma roupa de frio que no Natal fica marcada por conter diversos símbolos natalinos. É muito usado no Hemisfério Norte durante o período natalino porque lá o Natal se celebra no inverno, com temperaturas muito baixas.

20. Boneco de Neve

Bonecos de Neve, um dos principais símbolos de Natal.
Bonecos de neve.

Outro símbolo muito associado com o Natal no Hemisfério Norte, por causa das baixas temperaturas que são registradas em muitos países da América do Norte e Europa no período. Para saber mais detalhes sobre o boneco de neve, clique aqui.

Significado do Natal e dos seus símbolos

O Natal é uma celebração cristã que comemora o nascimento de Jesus Cristo. Essa celebração é muito importante para a religiosidade, pois é a concretização de algo presente no Velho Testamento da Bíblia e que fala da vinda do Messias, o Filho de Deus, que desceria à Terra para redimir a humanidade dos seus pecados.

A celebração do nascimento de Jesus é uma festividade basilar da crença religiosa cristã, por isso é tão importante na cultura ocidental. A celebração do Natal é, para os cristãos, antes de tudo, uma demonstração de devoção e crença em Jesus Cristo e na sua divindade. Entretanto, a festa não é celebrada apenas por pessoas cristãs.

Muitas pessoas celebram o Natal de maneira secular, considerando-o uma festa que representa valores importantes a toda a humanidade, como o amor, o respeito, a fraternidade, a empatia, a solidariedade, a união, entre outros. Assim, a festa é vista como uma forma de reunir pessoas queridas para celebrar e cultivar esses valores.

Os historiadores acreditam que o Natal passou a ser celebrado pelos cristãos em algum momento entre os séculos II e IV, assim o 25 de dezembro se estabeleceu como celebração. Antes disso, não era considerado a data de nascimento de Jesus, e acredita-se que isso aconteceu como uma estratégia da Igreja Católica de cristianizar celebrações pagãs que aconteciam durante o solstício de inverno.

Objetivos dos símbolos de Natal

Existe uma variedade enorme de símbolos natalinos, cada qual com origens diversas e muitos deles com origens históricas desconhecidas. Em geral, esses símbolos natalinos podem representar valores religiosos, mas também podem ter significados seculares. Entre os objetivos desses símbolos natalinos estão:

  • Simbolismo religioso: os símbolos pode ter sido estabelecidos com um sentido religioso como forma de reforçar a devoção dos fiéis.

  • Celebração de valores nobres: outros símbolos podem ter se constituído como forma de celebrar a paz, a alegria e outros valores relacionados ao Natal.

  • Fortalecimento dos laços e da solidariedade: alguns símbolos natalinos representam a importância da solidariedade e da generosidade, além de reforçar a importância da união entre as pessoas.

Símbolos pagãos do Natal

Muitos historiadores apontam que o Natal se consolidou enquanto celebração cristã como uma estratégia da Igreja Católica para cristianizar celebrações pagãs, isto é, celebrações não cristãs que eram celebradas na Antiguidade em diferentes partes da Europa.

Na Península Itálica, nos tempos do Império Romano, havia duas celebrações importantes que aconteciam durante o período do solstício de inverno (por volta de 21 de dezembro) e que se estendiam por vários dias: a Dies Natalis Solis, que celebrava o Sol Invicto, e a Saturnália, que celebrava o deus Saturno.

Entre os povos nórdicos, havia o Yule, ou Jól, uma festa de solstício de inverno que se estendia até o começo de janeiro, sendo um festejo de culto aos antepassados. Era comum o uso do pinheiro como símbolo decorativo nessa festividade, havendo uma associação muito forte dela com Odin (a quem muitos relacionam com o Papai Noel no Norte da Europa).

Assim, alguns símbolos natalinos que podem ser associados a uma cultura pagã estão:

  • data da celebração em 25 de dezembro;

  • Papai Noel;

  • árvore de Natal;

  • guirlanda;

  • presentes de Natal.

Crédito de imagem

[1] Xan Gasalla / Shutterstock

Fontes

BBC Brasil. 12 inusitadas tradições de Natal pelo mundo. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-42438991.

CARTWRIGHT, Mark. O Natal através das gerações. Disponível em: https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-1893/o-natal-atraves-das-geracoes/.

DEUTSCHE WELLE. A história das bolas da árvore de Natal. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/as-hist%C3%B3ria-das-bolas-da-%C3%A1rvore-de-natal/video-41817820.

DOMINGUES, Joelza Ester. A primeira celebração de Natal da história. Disponível em: https://ensinarhistoria.com.br/linha-do-tempo/primeira-celebracao-de-natal/.

GORVETT, Zaria. How the turkey conquered Christmas. Disponível em: https://www.bbc.com/future/article/20211214-how-the-humble-turkey-became-a-christmas-staple.

MACQUIRE, Kelly. The norse origins of Christmas traditions. Disponível em: https://www.worldhistory.org/video/2695/the-norse-origins-of-christmas-traditions/.

MCNAMARA, Robert. The history of Christmas traditions. Disponível em: https://www.thoughtco.com/the-history-of-christmas-traditions-1773799.

ROSAS, Paula. Em que data Jesus nasceu de acordo com os evangelhos e como surgiu a convenção de 25 de dezembro? Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/12/25/em-que-data-jesus-nasceu-de-acordo-com-os-evangelhos-e-como-surgiu-a-convencao-de-25-de-dezembro.ghtml.

UMBELINO, João Vitor. Maior árvore de Natal do mundo fica na Itália, mede 750 metros e pode ser vista a 50 km de distância. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/curiosidades/2022/12/23/maior-arvore-de-natal-do-mundo-fica-na-italia-mede-750-metros-e-pode-ser-vista-a-50-km-de-distancia.html.

WIGINGTON, Patti. The origins of Santa Claus. Disponível em: https://www.learnreligions.com/the-origins-of-santa-claus-2562993.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "20 símbolos de Natal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/natal/simbolos-natal.htm. Acesso em 18 de dezembro de 2024.

Artigos 20 símbolos de Natal


Ceia de Natal

Conheça a origem e as tradições da Ceia de Natal.
Origem e história do Natal

Estrela de Belém

Clique no link para saber o que significa a Estrela de Belém. Veja o que a Bíblia fala sobre esse astro guia e conheça outras explicações sobre ele.
Origem e história do Natal

Guirlanda

Conheça o significado do uso da guirlanda.
Origem e história do Natal

História do boneco de neve

Clique aqui e conheça a origem do boneco de neve, um importante símbolo do Natal. Entenda sua presença na cultura popular e leia algumas curiosidades.
Origem e história do Natal

História do panetone

Clique aqui e saiba qual é a história do panetone, importante alimento do Natal. Conheça sua origem e seu significado e leia curiosidades a seu respeito.
Origem e história do Natal

Missa do Galo

Clique para conferir algumas informações sobre uma tradicional missa realizada pela Igreja Católica à meia-noite durante a véspera de Natal: a Missa do Galo. Amplie seus conhecimentos a respeito...
Origem e história do Natal

Origem da Árvore de Natal

Clique aqui e conheça alguns aspectos relacionados à origem e ao significado da Árvore de Natal, importante símbolo natalino.
Origem e história do Natal

Presentes de Natal

A simbologia do presente de natal.
Origem e história do Natal

Presépio

Clique no link e veja mais detalhes sobre o presépio. Entenda o que é, suas origens, seu significado e as figuras que fazem parte de um presépio.
Origem e história do Natal

Reis Magos

Clique neste link e veja este texto que trata a respeito de personagens muito conhecidos na tradição cristã: os reis magos. Leia nosso texto e saiba desde quando os magos passaram a ser chamados...
Origem e história do Natal