Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Temas de inglês recorrentes no Enem

Para se preparar para a prova de inglês do Enem é importante considerar nos estudos os temas mais recorrentes. As questões da prova são normalmente de interpretação de textos.

Quadro ilustrativo com temas recorrentes na prova de Inglês do Enem.
Ao se preparar para a prova de inglês do Enem, alguns temas podem ser mais recorrentes do que outros.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Quais temas são mais recorrentes na prova de língua inglesa? Como se preparar para fazer a prova? Essas questões relevantes povoam a cabeça do candidato que precisa se organizar para um exame de dois dias, dividido em quatro áreas, sendo elas: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias; que se organizam em torno de 180 questões objetivas e uma redação.

Além disso, sabe-se hoje que as questões são cada vez mais interdisciplinares, possuindo um quantitativo importante de textos que precisam ser interpretados pelos candidatos. Em termos de temas, sobretudo na área de Linguagens, as questões estão mais voltadas para os gêneros textuais e para a interpretação.

Assim, com o objetivo de se preparar de forma mais estratégica, neste texto, você encontrará informações relacionadas aos principais temas da prova de língua inglesa no Enem, como você pode estudar seguindo esses temas e a resolução de algumas questões para colocar em prática as dicas aqui fornecidas. Let’s go!

Leia também: Dicas de leitura de textos em inglês para se preparar o Enem

Tópicos deste artigo

Quais são os temas de inglês que mais caem no Enem?

Ao pensar nos temas de língua inglesa que mais aparecem nas provas do Enem, faz-se necessário conhecer a estrutura do exame ao longo dos anos, o que, por sua vez, também auxilia na preparação para fazer a prova deste ano, mesmo que ocorram mudanças. Dito isso, na matriz de competências da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no trecho de línguas estrangeiras modernas, que pode ser o inglês ou espanhol, espera-se que o candidato saiba usar a língua como instrumento para ter acesso às culturas, grupos sociais e informações diversas.

Percebe-se que a prova hoje vai além de aspectos puramente gramaticais. É importante conhecer tanto as estruturas linguísticas quanto o seu uso social para compreender a diversidade cultural de determinada língua.

Por isso, um levantamento das últimas provas de inglês, de 2020 a 2022, mostram, sem surpresa alguma, que temas econômicos, políticos e socioculturais são os mais recorrentes. Destacam-se, mais especificamente, as questões de:

  • raça;

  • diversidade;

  • inclusão;

  • gênero;

  • feminismo;

  • machismo;

  • imigração;

  • novas tecnologias e mídias sociais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como estudar inglês para o Enem?

Agora que você já tem em mente quais temas mais caem na prova de inglês do Enem, é importante se organizar para estudar de maneira adequada e estratégica. Levando isso em consideração, não se esqueça de que fará a prova de inglês no primeiro dia e que ela é composta por 5 questões de múltipla escolha.

Quando definir um cronograma, separe ao menos um dia para estudar a língua inglesa. Depois separe os materiais, como os sites do item anterior. Mesmo que as questões sejam mais interpretativas, estude também aspectos gramaticais para auxiliar na leitura e compreensão geral dos textos da prova. Intercale com os dias de teoria e dias para a prática de resolução das provas anteriores.

Quando resolver as provas de estudo e no dia do exame, sempre leia os enunciados e as respostas primeiro. Isso direcionará sua leitura e otimizará o tempo de resposta. Foque no conteúdo geral do texto. Observe se o texto é verbal, não verbal ou sincrético, pois tudo isso colabora para a construção do texto em si e, portanto, para a compreensão. Não se preocupe com palavras desconhecidas. Tente identificar palavras parecidas com o português e o tempo verbal do texto. Mesmo que seja uma questão semântica, voltada para o sentido de uma expressão ou palavra, aplique essas mesmas estratégias.

Por fim, para que essas estratégias se tornem eficientes, observe que a prática constante é fundamental, não só com provas anteriores, mas a leitura de diversos textos em língua inglesa e o estudo de resumos gramaticais (tempos verbais, grupos nominais, marcadores discursivos, afixos, palavras cognatas).

Leia também: Dicas de gêneros textuais em inglês para estudar para o Enem

Questões de inglês do Enem com gabarito

Veja a seguir, como você deve ler e resolver as questões de inglês do Enem.

Questão 4 da prova de inglês de 2022 (caderno azul):

A Teen’s View of Social Media

Instagram is by far my favorite. It is made up of all photos and videos, which is perfect for visual people like me. There is the home page that showcases the posts from people you follow, an explore tab which offers posts from accounts all over the world, and your own page, with a notification tab to show who likes and comments on your posts.

It has some downsides though. It is known to make many people feel insecure or down about themselves because the platform showcases the highlights of everyone’s lives, while rarely showing the negatives. This can make one feel like their life is not going as well as others, contributing to the growing rates of anxiety or depression in many teens today. There is an underlying desire for acceptance through the number of likes or followers one has.

Disponível em: https://cyberbullying.org/. Acesso em: 29 out. 2021.

O termo “downsides” introduz a ideia de que o Instagram é responsável por:

  1. oferecer recursos de fotografia.

  2. divulgar problemas dos usuários.

  3. estimular aceitação dos seguidores.

  4. provocar ansiedade nos adolescentes.

  5. aproximar pessoas ao redor do mundo.

Resposta: Primeiramente, leia o enunciado. Nele identificamos que se trata de um relato pessoal. Veja o título do texto, que é sobre o ponto de vista de um adolescente sobre as mídias e a abertura do texto “Instagram is by far my favorite” (Instagram é de longe o meu favorito). Também identificamos que se trata de uma questão interpretativa sobre como o termo “downsides” introduz alguma ideia no texto. Neste caso, a palavra significa “lados negativos”, ou seja, o candidato precisa encontrar um lado negativo do Instagram, o que já eliminaria as respostas A, C, e E.

Ao ler o texto nessa direção, no segundo parágrafo as palavras “insecure, anxiety, depression” nos remetem em português à “insegurança, ansiedade, depressão”, sendo palavras cognatas. Disso, podemos concluir que a letra D – provocar ansiedade nos adolescentes – seria a resposta correta.

Questão 2 da prova de inglês de 2020 (caderno azul):

Pôster de campanha em inglês sobre diversidade e inclusão em questão do Enem.

Nesse pôster de divulgação de uma campanha que aborda a diversidade e a inclusão, a interação dos elementos verbais e não verbais faz referência ao ato de

a) estereotipar povos de certas culturas

b) discriminar hábitos de grupos minoritários

c) banir imigrantes de determinadas origens

d) julgar padrões de beleza de diversas etnias

e) desvalorizar costumes de algumas sociedades.

Resposta: Novamente, leia o enunciado. Observa-se que estamos diante de uma campanha e, portanto, temos um texto sincrético, como o próprio enunciado sinaliza. Veja que o tema gira em torno da diversidade e inclusão. Leia as respostas.

Agora observe os elementos verbais e não verbais do texto.

Na parte verbal, temos: “We’re a culture, not a costume. This is NOT Who We Are, and this is NOT OK”. Mesmo que o leitor de início pense que “costume” seja “costume”, ao observar as imagens, ele perceberá que as pessoas de diferentes etnias estão segurando cartazes de diferentes fantasias. Isso significa que costume é um falso cognato e significa “fantasia”. Logo, o que não está “ok” na campanha é justamente o fato de que algumas pessoas estereotipam certas culturas, ou seja, a resposta correta é a letra A – estereotipar povos de certas culturas.

Bons estudos!

Fontes:

MORALES, Juliana. O que mais cai em Linguagens no Enem? Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/o-que-mais-cai-em-linguagens-no-enem-e-como-estudar/

INEP. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Disponível em: https://enem.inep.gov.br/.

Escritor do artigo
Escrito por: Patricia Veronica Moreira Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOREIRA, Patricia Veronica. "Temas de inglês recorrentes no Enem"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/temas-ingles-recorrentes-no-enem.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas