Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Inglês no Enem: o que cai na prova, dicas e exemplos

Os candidatos quando estudam Inglês para a prova do Enem buscam saber o que costuma cair na prova. As dicas gerais sobre a prova de Inglês podem ser úteis na organização do candidato e na preparação para o exame.

Listagem de conteúdos importantes a serem estudados para a prova de Inglês do Enem.
Ao fazer a prova de inglês do Enem, você precisa utilizar os conhecimentos da língua que vão além dos aspectos gramaticais.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Você que está se preparando para o Enem deste ano já deve ter se perguntado: o que cai na prova de língua inglesa? Quais dicas podem me auxiliar na preparação para fazer a prova? Será que eu encontro exemplos das provas anteriores para me preparar? Se sim, este texto é para você que deseja chegar preparado para o dia da prova sem grandes surpresas.

Para se preparar de maneira estratégicas e eficiente, você encontrará neste texto informações sobre o que estudar para resolver as questões de Inglês, os temas que são mais recorrentes na prova, além de dicas para organizar seus estudos, com exemplos práticos.

Leia também: Tipos de texto que você não pode deixar de estudar para a prova de Inglês do Enem

Tópicos deste artigo

Resumo

• A prova de língua inglesa ocorre no primeiro dia do Enem, ou seja, no mesmo dia da redação.

• Ela contém 5 questões de múltipla escolha.

• As questões são de interpretação de diferentes gêneros textuais (poemas, cartoons, notícias, romance etc.) e raramente de aspecto gramatical isolado.

• A prova de Inglês apresenta tanto a linguagem verbal quanto a não verbal — textos sincréticos.

• A questão quando se relaciona com algum aspecto linguístico pode ser de vocabulário, por exemplo.

Dicas para estudar inglês para o Enem

A primeira coisa que você deve fazer para se organizar em seus estudos sobre a língua inglesa é conhecer o exame. Isso significa que você deve ler o edital, disponibilizado na página oficial do Inep, atentando para datas, os dias das provas, o formato da prova, a matriz de referência do Enem etc. Esse conhecimento permite que você faça uma prova com maior tranquilidade, sabendo o que esperar no dia.

Feito isso, observe que a primeira prova tem uma duração de 5h30. Nesse dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, ou seja, você fará a prova de língua inglesa no primeiro dia. Tendo essa informação em mãos, é possível antever a distribuição do seu tempo para responder às 90 questões e escrever a redação. Assim, você deve considerar o tempo de leitura das questões, escrita do rascunho da redação e preenchimento do gabarito.

Lembre-se de que a prova de inglês tem cinco questões de múltipla escolha, normalmente as primeiras questões do caderno de provas. Depois que você já estudou o formato do exame, agora sim precisa escolher como organizará seus estudos.

1. Estabeleça um cronograma de estudo até dois dias antes da prova, pois a véspera deve ser de descanso.

2. Separe quantas horas por semana você estudará Inglês.

3. Separe os materiais de estudo, incluindo as provas dos anos anteriores e, se possível, o aplicativo oficial do Enem e websites de notícias para se manter atualizado e ler diferentes gêneros textuais.

4. Busque melhorar o seu tempo de leitura, praticando com as provas anteriores e controlando melhor o seu tempo para resolver as questões.

5. Ao resolver as provas, leia primeiro o enunciado antes de resolver a questão para ter uma leitura guiada.

6. Foque na interpretação de textos, mais do que em aspectos gramaticais isolados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que estudar para as questões de inglês no Enem?

Afinal, o que você deve estudar para fazer a prova de inglês no Enem? O primeiro material a ser selecionado são as provas dos anos anteriores, que estão disponíveis no site oficial com os gabaritos ou pelo aplicativo.

Essas provas serão seu guia de estudos e de prática. Mesmo que as provas mudem ao longo dos anos, existe um estilo recorrente do exame, isto é, as questões de inglês envolvem mais do que os aspectos linguísticos ou o conhecimento sobre tempos verbais. O candidato precisa ter um conhecimento sobre diferentes gêneros textuais – notícias, poemas, cartoons, tirinhas etc., além de conhecer estratégias de leitura para interpretar as questões.

Por exemplo, ao observar as provas de 2020 a 2022, observa-se uma grande variedade de gêneros textuais, como pôsteres de propaganda, poemas, romances, autobiografia, cartoons, tirinhas, roteiro de filme, entre outros. Assim, você deve focar em conhecer diferentes gêneros na língua inglesa, interpretando não só a linguagem verbal como a não verbal, isto é, estudar os textos sincréticos também.

O reconhecimento dos gêneros facilita a leitura dos textos. Se você se depara com uma tirinha, não é suficiente compreender apenas o que está escrito (linguagem verbal), é necessário ler a linguagem visual que constitui um todo com o texto.

Por outro lado, o conhecimento gramatical também auxiliará na leitura e resolução das questões. Dessa forma, estude pelos livros de ensino médio, resumos gramaticais, sites especializados, vídeos, observando as estruturas que você tem menos familiaridade.

Como a interpretação é o objetivo, opte por estudar os seguintes conteúdos gramaticais:

• tempos verbais – saiba reconhecer o passado, presente e futuro;

• cognatos e falsos cognatos;

• grupos nominais – a ordem da língua inglesa é diferente da língua portuguesa;

• artigos definidos e indefinidos;

• marcadores discursivos – organizam a lógica do texto;

• estrutura da frase afirmativa, negativa e interrogativa – sobretudo a frase interrogativa, que tem uma organização sintática diferente da nossa.

Esses tópicos estão voltados para uma leitura mais instrumental do texto.

Quais os temas de inglês que mais caem no Enem?

Quando o candidato lê a matriz de competências do Enem, em específico a competência de área 2 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — voltada para as línguas estrangeiras modernas —, nota-se que se espera que ele conheça e saiba usar a língua como instrumento de acesso, não só de informações, mas de outras culturas e grupos sociais. É necessário conhecer questões de vocabulário, expressões, estruturas linguísticas e a função e uso social, entre outros elementos que compreendem a diversidade tanto cultural quanto linguística.

Levando isso em consideração, você dificilmente encontrará uma questão que avalie um conhecimento gramatical isolado. É necessário que você consiga mobilizar seus conhecimentos de mundo para compreender os mais variados textos.

Um levantamento dos temas das provas de 2020 a 2022 de Inglês mostra que questões socioculturais são os temas mais recorrentes, tais como: questões de gênero (feminismo), raça, diversidade, inclusão, imigração, mídias sociais, entre outros. Isso significa que o exame está voltado para questões atuais da nossa sociedade e, por isso, você deve ler variadas fontes de notícias.

De 2015 a 2022, você observará links de páginas de notícias da língua inglesa que apareceram nas provas e que podem compor a lista de materiais de seus estudos. Leia diferentes textos dessa lista, mantendo-se atualizado. Além disso, sua fluência de leitura também melhorará:

1. https://www.independent.co.uk/
2. https://www.bbc.com/
3. https://www.newyorker.com/
4. https://www.discovermagazine.com/
5. https://www.nbcnews.com/
6. https://www.nytimes.com/
7. https://abcnews.go.com/
8. https://www.washingtontimes.com/

Leia também: Seis formas de estudar para o Enem pela internet

Exemplos de questões de inglês do Enem para praticar

Veja a seguir como você deve ler e resolver as questões de inglês do Enem:

1. Questão 3 da prova de inglês de 2022 (caderno azul):

Tirinha na questão 3 da prova de inglês de 2022 (caderno azul)

Nessa tirinha, o comportamento da mulher expressa

A. revolta com a falta de sorte

B. gosto pela prática da leitura

C. receio pelo futuro do casamento

D. entusiasmo com os livros de terror

E. rejeição ao novo tipo de residência

Resposta: Primeiramente, leia o enunciado. Nele identificamos o gênero textual – tirinha – portanto, é um texto sincrético. O objetivo é identificar o comportamento de uma mulher. Observe as alternativas sobre esse comportamento, que pode ser falta de sorte, prática de leitura, casamento, livros de terror e rejeição da casa. Sempre tenha um olhar desconfiado em sua leitura, aliás, um olhar crítico.

Agora, leia o texto: linguagem verbal e não verbal. Observe que as duas personagens parecem desenvolver um diálogo, mas cada um está voltado para uma espécie de monólogo. A figura feminina está deslumbrada com a biblioteca e a figura masculina descreve os perigos da casa, da própria personagem, da prisão que a noiva viverá. Nesse caso, a fala mais importante é da personagem feminina, em que temos aqui uma releitura do conto A bela e a fera. Todas as suas falas são voltadas para a leitura e os livros, logo a resposta correta é a letra B - gosto pela prática da leitura.

2. Questão 4 da prova de inglês de 2020 (caderno azul):

Texto da questão 4 da prova de inglês de 2020 (caderno azul)

No poema de Robert Frost, as palavras fault e blame revelam por parte do eu lírico uma

A. culpa por não poder cuidar do pássaro.

B. atitude errada por querer matar o pássaro.

C. necessidade de entender o silêncio do pássaro.

D. sensibilização com relação à natureza do pássaro.

E. irritação quanto à persistência do canto do pássaro.

Resposta: Novamente, leia o enunciado. Sabe-se que é um poema de Robert Frost e escrito em primeira pessoa do singular – provavelmente, pois tem uma preocupação com o eu lírico. A questão está voltada para os vocábulos fault — a culpa — e blame — culpar. As possíveis respostas se relacionam com o pássaro e o eu lírico. Ao ler o poema, sobretudo a segunda estrofe, percebe-se que o pássaro não tinha culpa pela sua afinação — the bird was not to blame for his key. Entre as possibilidades, eliminam-se com esse verso as letras A, B, C. Embora exista uma irritação, ao colocar que o pássaro não tem culpa, o eu lírico se mostra sensibilizado com a natureza do animal. Portanto, a resposta correta é a letra D.

Veja que as questões são de anos diferentes, gêneros diferentes, objetivos diferentes. Assim, a estratégia de estudo está na leitura de diferentes tipos de textos e praticar com as provas anteriores.

Bons estudos!

Escritor do artigo
Escrito por: Patricia Veronica Moreira Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOREIRA, Patricia Veronica. "Inglês no Enem: o que cai na prova, dicas e exemplos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/ingles-no-enem-o-que-cai-na-prova-dicas-e-exemplos.htm. Acesso em 21 de julho de 2024.

De estudante para estudante