Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dicas de inglês: leitura para o Enem

A prova de inglês do Enem apresenta questões de interpretação de textos. Algumas dicas de leitura são importantes na hora de organizar os estudos e na hora de fazer a prova.

Texto “Dicas de leitura em Inglês para o Enem” escrito em fundo branco e acompanhado de lápis de escrever.
Algumas dicas podem fazer a diferença na hora de se preparar para a prova de inglês do Enem.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Reunimos para você oito dicas valiosas de leitura em inglês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muitas pessoas, que estão estudando para a prova de inglês do Enem, percebem ao olhar para as edições dos anos anteriores que uma boa parte das perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias enfatiza a interpretação de diferentes textos. Contudo, é preciso levar em consideração que o inglês na prova também demanda um preparo específico para resolução dessas questões, sobretudo porque no primeiro dia, os estudantes terão que resolver 90 questões objetivas e escrever uma redação.

 Não se esqueça de que 5 questões da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias são de língua inglesa. Isso significa dizer que não se deve deixar essa disciplina de lado, pois ela pode fazer a diferença na própria pontuação final para o tão almejado curso escolhido e colocá-lo na frente de outros estudantes. Para se preparar de maneira eficiente, 8 dicas de leitura em inglês foram selecionadas neste texto como uma forma estratégica para organizar os seus estudos até o dia da prova.

Leia também: O que cai na prova de Inglês do Enem?

Tópicos deste artigo

8 dicas de leitura em Inglês para a prova do Enem

  1. Conheça a prova

A primeira dica de leitura para fazer uma boa prova de inglês e no geral no Enem é dedicar um tempo de estudo do formato dela por meio das edições anteriores. Isso significa observar a organização da prova, ler com atenção as instruções, pois quando chegar o dia, mesmo que de um ano para o outro mude algum aspecto, você sabe o que esperar da prova e como se organizar para resolver as questões e escrever a redação, por exemplo, já que a prova de inglês acontece no primeiro dia do exame.

  1. Estabeleça um cronograma de estudos de leitura

O segundo momento é separar na sua rotina de estudos um momento para leitura de diferentes textos em inglês. A prova costuma ser composta com questões interpretativas, então o candidato deve ter um bom ritmo de leitura dos mais variados tipos de texto em inglês para otimizar o tempo no momento do exame. Ao colocar a leitura no cronograma, você sabe que terá aquele momento separado apenas para isso, sem relegá-lo em seus estudos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  1. Leia diferentes tipos de gêneros textuais em língua inglesa

Entre os anos de 2020 e 2022, observa-se que diferentes gêneros textuais compõem as questões de língua inglesa do exame, tais como notícias, tirinhas, poemas, propagandas publicitárias, cartuns, romances, autobiografias etc. Entende-se, portanto, que o estudante consiga mobilizar seus conhecimentos, saiba reconhecer, ler e interpretar as mais diversas maneiras que a linguagem é manifestada nos textos, sendo eles verbais e/ou não verbais.

Dessa forma, ler variadas fontes e tipos de texto se torna uma boa maneira de se preparar para essa variedade de gêneros que possam aparecer na prova, uma vez que quando reconhecemos determinado gênero, sabemos o que esperar dele, inclusive quando existe uma quebra de expectativa do leitor, tal qual acontece quando lemos uma tirinha. Para conferir dicas de tipos de textos que devem ser estudados para a prova de inglês do Enem, clique aqui.

  1. Leia diferentes fontes de jornais e notícias em inglês

Outra dica para garantir que a anterior seja colocada em prática seria a de separar diferentes fontes de jornais e notícias em inglês, uma vez que eles costumam apresentar textos de diferentes gêneros, como notícia, carta, entrevista, cartum, tirinhas, entre outros.

Nas últimas edições, embora existam textos oriundos de romances, autobiografias, coletânea de poemas, nota-se que alguns websites de notícias são recorrentes. Veja exemplos de websites para leitura de textos em inglês para você, que é estudante, se dar bem na prova do Enem:

  • https://www.washingtontimes.com/

  • https://www.newyorker.com/

  • https://www.bbc.com/

  • https://www.independent.co.uk/

  • https://www.nytimes.com/

Além disso, essa lista permite que o estudante fique por dentro das atualidades, daquilo que está ocorrendo no mundo. Provavelmente, esse repertório também fará parte de sua rotina de estudos preparatória para a redação, o que lhe fornecerá conhecimento prévio das principais notícias mundiais em sua língua materna, isto é, o português. Assim, quando ler uma notícia em inglês que tenha o mesmo tema de algo que leu em português, a compreensão do texto em língua estrangeira será mais eficiente e amplo.

É relevante que essa dica seja praticada, uma vez que as questões de inglês no Enem dificilmente avaliam apenas o aspecto gramatical. Entre as edições de 2020 a 2022, temáticas socioculturais, políticas e econômicas foram mais recorrentes, incluindo problemas voltados para as mídias sociais, questões de gênero, raça, inclusão, diversidade, ou seja, não basta o conhecimento linguístico do inglês, o uso social também é relevante para fazer o exame.

  1. Leia os textos utilizando estratégias de leitura

Duas estratégias de leitura do inglês instrumental podem ser úteis na resolução das questões de inglês do Enem: o skimming e o scanning. A primeira diz respeito a uma leitura rápida, superficial e mais geral do texto para que o leitor saiba do que se trata o texto. Assim, o foco está nas palavras-chave, já conhecidas, cognatas, números, gráficos, imagens, elementos que ofereçam pistas do tema do texto.

Por outro lado, o scanning é uma leitura mais guiada, quando buscamos uma informação específica. Por exemplo, quando usamos um dicionário para encontrar o significado de uma palavra, vamos direto na letra que corresponde à primeira da palavra, não é mesmo? Ninguém leria o dicionário inteiro até esbarrar na palavra que procura.

Ambas as estratégias são úteis tanto para o estudo de textos em inglês quanto para o momento da prova.

  1. Estude aspectos gramaticais gerais da língua inglesa

Mesmo que o conhecimento gramatical isolado raramente seja avaliado no Enem, vale a pena se dedicar a alguns aspectos da língua inglesa como estratégia de leitura. Busque resumos gramaticais, seja na internet, seja em livros do ensino médio, websites educacionais especializados, vídeos sobre a língua, para estudar os seguintes conteúdos gramaticais:

  • tempos verbais – passado, presente e futuro;

  • cognatos e falsos cognatos;

  • grupos nominais;

  • artigos definidos e indefinidos;

  • marcadores discursivos;

  • estrutura da frase afirmativa, negativa e interrogativa.

Esses conteúdos mais gerais do inglês permitem uma noção ampla da língua para que uma leitura instrumental seja realizada durante a prova do Enem de maneira mais estratégica, visto que as questões são de interpretação de texto.

  1. Resolva provas de inglês de edições anteriores

Depois de colocar as dicas anteriores em prática, separe alguns dias para resolver as provas das edições anteriores. Isso permite que você aprofunde seu conhecimento sobre o formato da prova, avalie sua fluidez e agilidade de leitura das questões e de textos, avalie seu conhecimento de língua e de interpretação textual, mostrando o que já está bom e o que precisa ser retomado.

Quando for resolver as questões da prova de inglês, use a estratégia de scanning, ou seja, leia os enunciados e as respostas antes de ler o texto, já que eles direcionarão sua leitura do texto, seja ele verbal, não verbal ou sincrético. Além disso, os enunciados e as respostas costumam ser escritos em português.

Depois, aplique o skimming e scanning. Uma leitura mais geral para encontrar uma informação mais específica, focando mais na interpretação do que em aspectos gramaticais.

  1. Descanse um dia antes da prova

Deixe o dia anterior da prova para descanso. Depois de estudar e se preparar, um dia relaxante e uma boa noite de sono serão importantes para que você faça uma prova de maneira mais tranquila e confiante.

Bons estudos!

Fontes:

INEP. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Disponível em: https://enem.inep.gov.br/

INEP. Provas e gabaritos. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos.   

Escritor do artigo
Escrito por: Patricia Veronica Moreira Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOREIRA, Patricia Veronica. "Dicas de inglês: leitura para o Enem"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/dicas-ingles-leitura-para-enem.htm. Acesso em 18 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas