Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Enem: tipos de texto em Inglês para estudar

Os candidatos, quando estudam inglês para o Enem, precisam conhecer os diversos gêneros textuais que podem cair na prova.

Cubos formam palavra em inglês "English" dentro de livro.
A prova de inglês do Enem costuma apresentar diferentes gêneros textuais.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As pessoas que estão se preparando para a prova de inglês do Enem já sabem que a grande maioria das questões do caderno Linguagens, Códigos e suas Tecnologias está voltada para a interpretação de textos, e com as perguntas da área de língua inglesa não é diferente. No entanto, os candidatos podem se questionar sobre alguns tópicos, por exemplo: como colocar no cronograma de estudos diferentes tipos de texto mais recorrentes nas provas ou como estudar um texto em língua inglesa? Essas perguntas são importantes para guiar os estudantes na preparação para a prova.

Neste texto, portanto, você encontrará maneiras estratégicas e eficientes para estudar textos em inglês para o Enem, por meio dos tipos de texto que mais caíram nas provas ao longo dos últimos anos. Dessa forma, a leitura e a prática interpretativa são elementos essenciais que serão abordados nos próximos tópicos. Let’s go!

Veja também: Exercícios sobre interpretação de textos no Enem

Tópicos deste artigo

Resumo 

  • A prova de língua inglesa ocorre no primeiro dia de Enem, no mesmo dia que a redação.
  • Ela contém 5 questões de múltipla escolha e são majoritariamente questões de interpretação de diferentes gêneros textuais (poemas, cartoons, notícias, romance etc.) e raramente de aspecto gramatical isolado.
  • Quando a prova apresenta uma questão que se relaciona com algum aspecto linguístico, pode ser de vocabulário, por exemplo, ela estará ligada ao texto como um todo.
  • A prova de inglês apresenta tanto a linguagem verbal quanto a não verbal – textos sincréticos e temáticas sociais relevantes e atuais da sociedade.
  • Algumas estratégias de leitura são úteis para ler os textos de Inglês da prova, como o skimming e o scanning.

Quais os tipos de texto em inglês que mais caem no Enem?

Todos os anos, é publicada uma análise dos pontos mais recorrentes na prova do Enem. No que diz respeito à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 42,2% das questões entre 2016 e 2022 tratam de gêneros textuais.|1| Ao observar as provas de língua inglesa, por exemplo, entre 2020 e 2022, nota-se o uso frequente dos gêneros textuais: poemas, propagandas publicitárias, tirinhas, cartoons, romances, autobiografias, notícias, entre outros.

A variedade de gêneros textuais mostra que o exame espera que os candidatos tenham habilidade de mobilizar diferentes conhecimentos e reconhecer de maneira abrangente as formas em que a linguagem pode ser expressa e manifestada nos textos, sejam eles verbais, não verbais ou sincréticos.

Dito isso, você raramente encontrará uma questão que avalie um conhecimento gramatical isolado e que desconsidere uma interpretação mais geral do todo. Não só a variedade de tipos de textos é relevante, mas as temáticas apresentadas por eles. Ainda sobre as questões de língua inglesa das provas de 2020 a 2022, problemáticas socioculturais, políticas e econômicas parecem ser os temas mais recorrentes, em que se destacam questões das mídias sociais, gênero, raça, inclusão, diversidade etc.

Dessa forma, o candidato deve estar preparado para interpretar aspectos contemporâneos e relevantes da sociedade, buscando várias fontes para se informar, nesse caso em língua inglesa. Isso é o que se espera do candidato pela matriz de competências do Enem no que concerne ao conhecimento e uso de línguas estrangeiras modernas, que no caso da prova são o espanhol e o inglês. Não basta o conhecimento linguístico, o uso social também é relevante.

Assim, tendo em mente os gêneros textuais mais utilizados nas últimas provas, o candidato pode se preparar de uma forma mais estratégica, ou seja, mais eficiente, como será apresentado no tópico seguinte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como estudar textos em inglês para o Enem?

Inicialmente, o candidato deve conhecer a estrutura da prova de inglês. Para isso, basta acessar o website oficial do Enem e fazer o download das provas dos anos anteriores ou ainda o aplicativo para ter acesso a essas provas. É importante destacar que as questões são, normalmente, as cinco primeiras do caderno e são todas de múltipla escolha.

Depois, estabeleça um cronograma de estudos de inglês e separe dias variados para resolver as questões disponíveis. Para alcançar esse objetivo de forma eficiente, estratégias de leitura são sempre bem-vindas, pois potencializam o ritmo e o fluxo dos estudos, melhorando a organização geral para concluir a prova do primeiro dia, que contém 90 questões e a redação para serem feitas em um intervalo de 5h30. Isso significa que uma prova que apresente tantos textos demanda uma postura estratégica de gerenciamento do tempo.

Quando for resolver as questões, por exemplo, sempre leia os enunciados antes de ler o texto. Os enunciados costumam ser escritos em português, direcionando o olhar do candidato para palavras-chave, o objetivo da questão e o gênero textual. Depois leia as opções de resposta. Essa estratégia pode ser identificada como scanning, ou seja, você lê o texto em busca de uma informação específica.

Caso seja uma questão mais ampla, você pode fazer uma leitura mais rápida do texto, observando palavras parecidas com a língua portuguesa  (palavras cognatas) e aquelas palavras e estruturas que você já conhece do idioma para selecionar a opção correta. Nesse caso, seria a estratégia de skimming, que é uma leitura rápida e geral do texto, sem se preocupar com os mínimos detalhes.

Por outro lado, para estudar ao longo dos demais dias em que não for resolver as provas anteriores, leia! Leia bastante! Diferentes tipos de texto e diferentes gêneros textuais para aumentar sua fluência de leitura, melhorar vocabulário e interpretação.

Saiba mais: Skimming x Scanning — estratégias de leitura que podem ajudar a interpretar textos em inglês

Websites para leitura de textos em inglês

Embora as fontes dos textos da prova de Inglês sejam variadas, alguns sites de notícias são usados com maior frequência. Veja alguns exemplos que podem ser úteis para estudar textos em inglês:

  • https://www.bbc.com/
  • https://www.independent.co.uk/
  • https://www.newyorker.com/
  • https://www.nytimes.com/
  • https://www.washingtontimes.com/

Por fim, mas não menos importante, reserve uma parte dos estudos para aprimorar seu conhecimento linguístico da língua inglesa, por meio de livros, websites educacionais, resumos que apresentem conteúdos que possibilitem uma leitura mais fluida e instrumental de textos, tais como: tempos verbais, grupos nominais, marcadores discursivos, cognatos e falso cognatos.

Questões de inglês do Enem com gabarito

Veja a seguir, como você deve resolver as questões de inglês do Enem:

1) Questão 1 da prova de inglês de 2022 (caderno azul):

Texto da questão 1 da prova de inglês de 2022 (caderno azul)

Ao relatar suas vivências, o autor destaca o(a):

a) qualidade da educação formal em Miami.

b) prestígio da cultura cubana nos Estados Unidos.

c) oportunidade de qualificação profissional em Miami.

d) cenário da integração de cubanos nos Estados Unidos.

e) fortalecimento do elo familiar em comunidades estadunidenses.

Resposta: Em primeiro lugar, leia o enunciado e as opções de resposta. Nesse caso, pede-se que o candidato compreenda um texto, provavelmente, autobiográfico, já que se trata das vivências de um autor que pode ser cubano ou estadunidense. Só a leitura poderá dizer corretamente. Embora o texto não tenha título, na fonte o autor tem o sobrenome Blanco e o texto foi publicado pela CNN. Escrito em primeira pessoa, essa nota biográfica fala de uma pessoa que nasceu na Espanha, filho de uma mãe cubana, e depois migraram para os EUA. Ao ler o texto, tente buscar palavras cognatas e conhecidas. As últimas seis linhas do texto mostram que o autor vivia em uma comunidade cubana nos EUA e que o seu convívio era praticamente com outros cubanos, o que fez com que ele crescesse se sentindo integrado e não se sentisse uma minoria. Dessa forma, a resposta correta é a letra d – cenário de integração de cubanos nos Estados Unidos. Por fim, observa-se que as estratégias de leitura mais apropriadas seriam o skimming e o scanning.

2) Questão 4 da prova de inglês de 2021 (caderno azul):

Charge da questão 4 da prova de inglês de 2021 (caderno azul)

A presença de “at odds with” na fala da personagem do cartum revela o(a)

A) necessidade de acessar informações confiáveis.

B) dificuldade de conciliar diferentes anseios.

C) desejo de dominar novas tecnologias.

D) desafio de permanecer imparcial.

E) vontade de ler notícias positivas.

Resposta: Ao ler o enunciado, nota-se que o candidato precisará fazer uso mais amplo do conhecimento linguístico da expressão “at odd with”, que significa “em desacordo com” e selecionar a resposta mais apropriada para questão que o cartum traz. Assim, no enunciado encontramos o gênero e o aspecto a ser interpretado. É importante observar a imagem, que apresenta duas pessoas andando pelas ruas e conversando sobre a questão da leitura de notícias. Vocabulário mais próximo do português, como desire – desejo, informed – informado/a e sane - são/sã, mostram que a expressão do enunciado reflete a dificuldade de conciliar diferentes anseios, ou seja, de estar bem-informada vs. sã. Sendo assim, a resposta correta é a letra d.

Veja que as questões apresentam gêneros diferentes e objetivos de leitura diferentes. Contudo, as estratégias facilitam a resolução das perguntas. Por isso, é necessário que você leia e pratique as estratégias de leitura com frequência para fazer uma boa prova.

Bons estudos!

Notas

|1| MORALES, J. O que mais cai em Linguagens no Enem? Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/o-que-mais-cai-em-linguagens-no-enem-e-como-estudar/.

Escritor do artigo
Escrito por: Patricia Veronica Moreira Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOREIRA, Patricia Veronica. "Enem: tipos de texto em Inglês para estudar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/enem-tipos-de-texto-em-ingles-para-estudar.htm. Acesso em 18 de maio de 2024.

De estudante para estudante