PUBLICIDADE
Os adjetivos (adjectives) compõem uma categoria que acrescenta um valor aos substantivos (noun) que os acompanham. Normalmente, eles têm duas funções na frase: atributiva ou predicativa. Acrescenta-se a isso a ideia de que os adjetivos em inglês também podem variar gradativamente, isto é, nas estruturas comparativas ou superlativas. No entanto, os adjetivos não variam nem em número e nem e gênero, diferentemente do que ocorre no português.
Por fim, os aprendizes de língua inglesa questionam-se sobre a ordem do adjetivo no grupo nominal, pois o adjetivo vem antes do substantivo que modifica (qualifica). Consequentemente, para que não restem mais dúvidas sobre o uso dos adjetivos em inglês, abordaremos nos tópicos seguintes o uso dos adjetivos e como classificá-los via exemplos.
Are you ready? Let’s go!
Saiba mais: Qual é a diferença entre to e for?
Tópicos deste artigo
- 1 - Como usar os adjectives?
- 2 - Classificação dos adjectives
- 3 - Grau dos adjetivos
- 4 - Adjetivos terminados em -ed vs -ing
- 5 - Lista de adjetivos
- 6 - Exercícios resolvidos
Como usar os adjectives?
Para saber como usar os adjetivos em inglês, é importante ter em mente duas coisas:
I. Se for um adjetivo atributivo|1|, virá antes do substantivo que modifica.
II. Se for um adjetivo predicativo, virá depois do verbo de ligação, como os verbos be (ser, estar), seem (parecer), become (tornar-se), get (tornar-se) etc.
Observe os exemplos:
1. A new house.
Uma casa nova.
2. The house is new.
A casa é nova.
3. It is a new house.
É uma casa nova.
No terceiro exemplo, o adjetivo aparece depois do verbo de ligação be, mas está acompanhando o substantivo house, logo, ele é um adjetivo atributivo.
É importante ressaltar que alguns adjetivos só podem ocupar a função de predicativo|2|:
Asleep, awake, alive, afraid, ashamed, alone, alike, pleased, glad, content, upset, well, fine, ill etc. |
Por exemplo:
He is not awake.
Ele não está acordado.
No entanto, se o adjetivo vier modificado por um advérbio (adverb), também poderá ter a função atributiva:
He is quite awake.
Ele está bem acordado.
Logo, a maioria dos adjetivos predicativos do quadro anterior pode ocupar a função atributiva, se esses estiverem acompanhados por algum advérbio.
Além disso, é importante reforçar que os adjetivos são essas palavras valorativas, que acrescentam conteúdo ao discurso e modificam o sentido de um determinado substantivo, mostrando certas propriedades (idade, origem, cor, tamanho etc.). Por essas palavras modificarem o substantivo, em inglês, devem vir antes do substantivo (caso sejam atributivas) que modificam.
Por essas razões, é importante estar atento ao grupo nominal, porque vários adjetivos podem acompanhar um mesmo substantivo, e, no inglês, esses diferentes adjetivos têm uma ordem específica. É o que veremos no tópico seguinte.
Classificação dos adjectives
Os adjetivos na língua inglesa podem denotar uma ideia de opinião, forma, objetivo, material, tamanho, entre outros aspectos que modificam a propriedade de uma pessoa, de um objeto, de um lugar etc.
Assim, se temos um adjetivo atributivo que acompanha um substantivo, é importante saber que essa classificação — baseada no sentido — influenciará a posição do adjetivo na frase, se o grupo nominal for formado por mais de um adjetivo.
Dessa forma, quando usamos mais de um adjetivo em uma frase, esse uso deve seguir uma ordem segundo a ideia que tais adjetivos representam, conforme podemos observar no quadro que se segue:
Idea
|
Opinion |
Size |
Age |
Shape |
Color |
Origin |
Material |
Purpose Use |
Examples |
Nice, wonderful, clear, important |
Large, big, tal, short |
Old, new |
Round, square, thin, wide |
Red, purple, black, blue |
British, Brazilian American |
Paper, wooden, plastic, metal |
Sleeping, serving, walking |
Exemplos:
1) A nice big round red wooden table.
Uma grande e agradável mesa vermelha de madeira redonda.
(opinion + size + shape + color + material + noun/substantive)
2) The new Brazilian song.
A nova música brasileira.
(age + origin + noun)
3) My mother bought me a cheap large new woolen sleeping bag.
Minha mãe comprou-me um saco de dormir novo de algodão, grande e barato. (opinion + size + age + material + use + noun)
Não se esqueça de que a tradução de um grupo nominal composto por mais de um adjetivo deve adequar-se ao uso que fazemos da língua portuguesa.
Leia também: Phrasal verbs: o que são e como utilizá-los
Grau dos adjetivos
Outro aspecto importante dos adjetivos é que eles não variam nem em número nem em gênero, diferenciando-se da língua portuguesa. Não podemos falar: two beautifuls skirts (duas saias bonitas). O que marca o plural no inglês, neste caso, é o numeral two e o próprio substantivo skirts.
No entanto, os adjetivos podem variar em grau, quando fazemos comparações em inglês. Estamos falando dos comparative and superlative.
Na forma comparativa, resumidamente, entre duas coisas de um mesmo grupo, utilizamos o more + adjective + than. Se o adjetivo for curto, acrescentamos -er. Para comparar algo com o restante do grupo (superlativo), utilizamos the most + adjective. Se o adjetivo for curto, acrescentamos -est:
Adjective |
Comparative |
Superlative |
Examples |
Nice |
Nicer |
The nicest |
Laura é mais legal que Júlio.
Laura é a aluna mais legal. |
Beautiful |
More beautiful |
The most beautiful |
Aquela bicicleta é mais bonita que a outra.
Minha bicicleta é a mais bonita da cidade. |
Adjetivos terminados em -ed vs -ing
Devemos falar “some surprising news” ou “some surprised news?” para expressar a ideia de “algumas notícias surpreendentes”?
Com o intuito de responder a essa pergunta, apontaremos a diferença de sentido entre os adjetivos que terminam em -ing e em -ed (boring/bored, amazing/amazed, concerning/concerned etc.). Aqueles que terminam em -ing passam a ideia da coisa e a nossa opinião sobre ela. Já para os adjetivos terminados em -ed, expressamos a maneira pela qual nos sentimos em relação a alguma coisa. Observe os exemplos:
It was an interesting concert. Foi um show interessante. |
I was not interested in the concert. Eu não estava interessado no show. |
They gave us a tiring task. Eles nos deram uma tarefa cansativa. |
Claire is tired after the task. Claire está cansada depois da tarefa. |
Lista de adjetivos
Uma boa maneira de aprender os adjetivos de maneira efetiva é criar uma lista personalizada de adjetivos com a tradução ou exemplos de uso desses.
Observe a seguir uma lista com 40 adjetivos frequentemente utilizados em inglês.
Have fun!
|
Capaz |
|
Maravilhoso |
|
Ruim |
|
Bonito |
|
Grande |
|
Confortável |
|
Louco |
|
Diferente |
|
Difícil |
|
Cedo |
|
Fácil |
|
Pouco |
|
Primeiro |
|
Bom |
|
Ótimo |
|
Duro, difícil |
|
Alto |
|
Importante |
|
Interessante |
|
Grande |
|
Último |
|
Pequeno |
|
Longo |
|
Novo |
|
Próximo |
|
Velho |
|
Outro |
|
Próprio |
|
Perfeito |
|
Pobre |
|
Público |
|
Rico |
|
Correto |
|
Igual |
|
Curto |
|
Pequeno |
|
Alto |
|
Maravilhoso |
|
Errado |
|
Jovem |
Outra maneira de aprender os adjetivos é saber reconhecê-los na fala. Uma dica que pode ajudar-nos nessa tarefa é observar alguns sufixos que são recorrentes para a formação de adjetivos|3|:
-ible/-able |
-ic |
-ive |
-ful |
-less |
-ous |
-ish |
-al |
Understandable Compreensível
Incredible Incrível |
Economic Econômico
Academic Acadêmico |
Attractive Atraente
Expensive Caro |
Useful Útil
Helpful Prestativo |
Useless Inútil
Helpless Desamparado |
Dangerous Perigoso
Famous Famoso |
Selfish Egoísta
Childish Infantil |
Magical Mágico
Logical Lógico |
Veja também: Modal verbs: permissão, possibilidade e probabilidade em inglês
Exercícios resolvidos
Questão 1 (UEMG 2019)
In the excerpt “Founded in 1818, the museum is Brazil's oldest scientific institution and one of the largest and most renowned museums in Latin America” we have 3 (three) occurrences of:
- The superlative of inferiority of adjectives.
- The superlative of superiority of adjectives.
- The comparative of inferiority of adjectives.
- The comparative of superiority of adjectives.
Resolução
A resposta correta é a letra b, porque temos três adjetivos old (the oldest), large (the largest) e renowned (most), indicando o superlativo de superioridade.
Questão 2 (UEMG 2018)
In the excerpt “Recently, a stray bullet killed a Spanish tourist”, the expression “stray bullet” is
- formed by nouns and it means “a decisive shot”.
- formed by an adjective and a noun and it means “a random shot”.
- formed by an adverb and a noun and it means “a sharp shot”.
- formed by a verb and a noun and it means “a lost shot”.
Resolução
A resposta correta é a letra b, pois stray é o adjetivo (atributivo) que acompanha o substantivo bullet.
Questão 3 (Ufal/adaptada)
Using e-cigarettes in the office is becoming a burning issue. Some UK employers have already banned 'vapers' from using e-cigs at their desk – but there is no legal reason to do so.
No texto acima, as palavras em destaque são, respectivamente, categorizadas:
- verbo – verbo – verbo
- verbo – adjetivo – verbo
- verbo – verbo – adjetivo
- pronome – verbo – adjetivo
- pronome – verbo – advérbio
Resolução
A resposta correta é a letra c, pois using e is becoming são verbos (gerúndio e presente contínuo), e burning é o adjetivo que acompanha o substantivo issue.
Notas
|1| HUDDLESTON, R.; PULLUM, G. K. A Student's Introduction to English Grammar. Cambridge, 2005.
|2| EASTWOOD, J. Oxford guide to English grammar. Oxford, 2002.
|3| DECAPUA, A.. Grammar for Teachers: A Guide to American English for Native and Non-Native Speakers. Springer: New York, 2008.
Por Patricia Veronica Moreira
Professora de Inglês