Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Olho de Hórus

O olho de Hórus é um símbolo egípcio que possui diferentes significados, mas poder e proteção são os mais comuns.

Papiro egípcio que retrata o olho de Hórus.
Papiro egípcio que retrata o olho de Hórus.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O olho de Hórus é um símbolo egípcio que possui diferentes significados, mas poder e proteção são os mais comuns. Sua origem remonta à mitologia egípcia, que conta sobre uma batalha entre os deuses egípcios Seth, deus da guerra, e Hórus, deus dos céus, na qual Hórus teve seu olho esquerdo arrancado.

Hórus foi um deus egípcio considerado o deus solar ou o deus dos céus. Ele era considerado um grande protetor da realeza e o mais importante deus do Egito Antigo. Os faraós se autodeclaravam encarnados de Hórus.

Leia também: Quais eram os deuses egípcios?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o olho de Hórus

  • O olho de Hórus é um símbolo egípcio que comumente significa poder e proteção.
  • Representa também a onisciência, isto é, o conhecimento sobre todas as coisas, sendo tido como o “olho que tudo vê”.
  • A origem do olho de Hórus remonta à mitologia egípcia, mais especificamente à batalha entre os deuses egípcios Seth e Hórus, na qual Hórus teve seu olho esquerdo arrancado.
  • O olho de Hórus pode ser usado como talismã para autoproteção e como amuleto para preservação e recuperação da saúde.
  • Na mitologia egípcia, Hórus era filho de Osíris, deus do julgamento e da morte, e Ísis, deusa mãe dos faraós e da vida. É considerado o mais importante deus do Egito Antigo e protetor da realeza. Os faraós se autodeclaravam encarnados de Hórus.

Qual o significado do Olho de Hórus?

O olho de Hórus, também conhecido com Udyat, é um símbolo egípcio que possui diferentes significados dependendo do contexto ou crença em que é aplicado. Porém, entre esses significados, os mais comuns e genéricos são poder e proteção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Simbologia do Olho de Hórus

O olho de Hórus representa a onisciência, isto é, o poder de saber de todas as coisas. Também apresenta um uso simbólico direcionado para as crenças de proteção aos mortos e vivos, como também se refere à forma como os antigos egípcios representavam a ideia da onisciência e como essa ideia foi passada para gerações e religiões futuras.

É também conhecido como o “olho que tudo vê” pelos adeptos da maçonaria. A imagem de um olho isolado é o elemento visual mais compreensível para a grande maioria das culturas religiosas que utilizam esse símbolo com um forte impacto de vigilância e controle, concentrando toda a energia em um único ponto: o olho.

Leia também: Quais elementos fazem parte da simbologia maçônica?

Qual a origem do olho de Hórus?

A origem do olho de Hórus remonta à mitologia egípcia, que fala sobre uma batalha entre os deuses egípcios Seth e Hórus. Seth, que é o deus da tempestade, do caos e da guerra, arrancou o olho esquerdo de Hórus, o deus dos céus. O olho arrancado de Hórus foi substituído por um amuleto, que deu origem ao que hoje é conhecido como olho de Hórus.

Quais são os usos do olho de Hórus?

O olho de Hórus pode ser usado como talismã para autoproteção e como amuleto para preservação e recuperação da saúde. Nas crenças e superstições, o talismã é exclusivamente defensivo, criando uma aura protetora em torno do seu portador. Já o amuleto absorve as energias negativas contra o seu dono. No Egito Antigo, o olho de Hórus era usado como uma representação de força, vigor, segurança e saúde.

Quem foi Hórus?

Antiga representação de Hórus no Templo de Kom Ombo, no Egito.
Antiga representação de Hórus no Templo de Kom Ombo, no Egito.

Hórus foi um deus egípcio considerado o deus solar ou o deus dos céus. Era considerado um grande protetor da realeza e o mais importante deus do Egito Antigo. Os faraós se autodeclaravam encarnados de Hórus.

Sendo filho de Osíris, deus do julgamento e dos mortos, e de Ísis, deusa mãe dos faraós e da vida, Hórus passou por um pesado conflito contra o inimigo de seu pai, Seth, deus da guerra, comprovando que Seth tinha usurpado o trono de Osíris. Em meio aos conflitos, Hórus teve seu olho esquerdo arrancado. Geralmente Hórus é representado como um falcão ou como um homem com cabeça de falcão. Para saber mais sobre Hórus, clique aqui.

Curiosidades sobre o olho de Hórus

  • O olho direito de Hórus representa o Sol, e o olho esquerdo, a Lua. A união dos dois olhos simboliza todo o Universo e forças de luz.
  • O olho de Hórus também se assemelha ao formato do tálamo, importante parte do cérebro humano que traduz todos os sinais dos nossos sentidos — olfato, tato, paladar, audição e visão.
  • Cada elemento presente no olho de Hórus representa uma fração do sistema numérico dos egípcios que foi utilizado para determinar proporções dos ingredientes na preparação de medicamentos na medicina do Egito Antigo.

Fontes:

BARROS, José D`Assunção. O olho de Hórus e outras imagens – Conceitos e linguagem simbólico-visual. IMPACTVM Coimbra University Press Jornals. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/9624/7371.

RONNBERG, Ami; MARTIN, Kathleen. O LIVRO DOS SÍMBOLOS. Internet Archive. Disponível em: https://archive.org/details/o-livro-dos-simbolos-taschen/page/353/mode/2up.

Escritor do artigo
Escrito por: Marcell de Oliveira Ardissao Sou professor por profissão, escritor independente, pós-graduado em Políticas Sociais, licenciado em História e tecnólogo em Redes de Computadores por diversão.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARDISSAO, Marcell de Oliveira. "Olho de Hórus"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/olho-de-horus.htm. Acesso em 25 de maio de 2024.

De estudante para estudante