Topo
pesquisar

Arte barroca

História Geral

Na trajetória da arte barroca, devemos considerar o papel exercido pela Igreja, preocupada naquele momento em frear os avanços do protestantismo e da renascença.
PUBLICIDADE

O caráter transitório que marcou os primeiros tempos do período moderno é alvo de um amplo estudo que se esforça em considerar as permanências e transformações experimentadas nesse período. A expansão marítima, o Renascimento, a descoberta do Novo Mundo, as novas religiões protestantes, a consolidação do poder monárquico integraram uma gama de acontecimentos complexos que reverberaram nas diversas instâncias de ordem social, política e econômica.

Mudanças na esfera artística após o Renascimento

Na esfera artística, houve a ascensão de novos padrões estéticos que procuravam superar todo aquele rigor proveniente dos princípios de simetria e equilíbrio valorizados pelo Renascimento. Entre outras mudanças, houve o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas. A preocupação em reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções perdeu campo para uma arte mais emotiva e cotidiana.

Características da arte barroca

Foi nessa tendência que a arte barroca ganhou espaço e passou a inaugurar um novo período na arte europeia, que já havia experimentado os valores estabelecidos pela renascença. Na chamada arte barroca, notamos uma preocupação menor com as formas e as linhas utilizadas na criação de uma pintura ou escultura. A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.

Na trajetória do barroco, também devemos contabilizar o papel exercido pela Igreja, preocupada naquele momento em frear os avanços do protestantismo e da renascença. O enfraquecimento do poder católico promoveu a disseminação dessa arte sinuosa e dramática utilizada como meio de reafirmação dos valores cristãos por meio de imagens que pretendiam causar impacto semelhante ao das esculturas. Não por acaso, o barroco nasceu na Itália, centro do poder católico, e ganhou igual força entre os países ibéricos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A história e atributos de santos e mártires católicos foram representados com bastante frequência na pintura, nas esculturas e construções do período. Os elementos eram dispostos de uma maneira pouco assimétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal. Paralelamente, podemos também destacar um tipo de realismo que tentava captar situações cotidianas vividas por pessoas simples, propondo um contraste à reprodução das autoridades monárquicas que se firmavam na época.

Obras importantes do Barroco

Na pintura barroca, podemos destacar algumas importantes obras, como “Cristo em Casa de Marta e Maria” (1578), do pintor italiano Tintoretto; “Deposição de Cristo” (1602), de Michelangelo Merisi da Caravaggio; “Espólio” (1579), do pintor espanhol El Greco; “A Lição de Anatomia do Doutor Tulp” (1632), do artista holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn; e “Moça com brinco de pérola” (1665), do pintor Johannes Vermeer.

Na escultura e na arquitetura, também possuímos um grande acervo de obras barrocas. Damos especial destaque a obras como “Êxtase de Santa Teresa” (1645 – 1652), do escultor italiano Gian Lorenzo Bernini; a “Igreja de Santa Maria della Pace” (1656 – 1657), projetada por Pietro de Cortona; e “San Carlo alle Quattro Fontane”, do construtor italiano Francesco Borromini.
 

Por Rainer Sousa
Mestre em História

 

A valorização das luzes, movimentos e santos: pontos fundamentais da arte barroca.
A valorização das luzes, movimentos e santos: pontos fundamentais da arte barroca.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Arte barroca"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/barroco.htm. Acesso em 08 de dezembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

O barroco representou um novo padrão estético para a produção artística do ocidente no século XVII, fortemente influenciado pela religiosidade. Entretanto, o barroco tinha também um conteúdo de interesse político, que o inseria em um conflito característico da Idade Moderna. Explique sucintamente qual era este conflito e como o barroco era utilizado neste contexto.

Questão 2

O barroco surge como uma resposta no campo artístico ao protestantismo, buscando reafirmar os valores católicos, recorrendo principalmente ao uso de imagens e de santos. Entretanto, o barroco se coloca como oposição a outro movimento artístico do século XVI, baseado na racionalidade e na busca da simetria em suas produções artísticas. Qual é este movimento?

  1. Classicismo.
  2. Modernismo.
  3. Renascimento.
  4. Romantismo.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola