Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A Arte Barroca na pintura

A arte Barroca na pintura imperou no século XVII. Esse período registrava um momento de transição espiritual na cultura ocidental, pois vigoravam dois padrões de ver o mundo: o paganismo e o sensualismo do Renascimento, e a permanência dos aspectos religiosos que faziam lembrar o teocentrismo mediev

Vocação de São Mateus -  Caravaggio (1571-1610) - Itália
Vocação de São Mateus - Caravaggio (1571-1610) - Itália
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Em um tempo de infindáveis questionamentos sobre as visões teocêntricas e antropocêntricas, nasceu e desenvolveu o Barroco. O gosto pela Arte Barroca veio temperado pela aproximação de realidades opostas, pelo conflito e pelas contradições violentas que estavam diretamente ligadas ao contexto da época, ou seja, a visão de mundo do homem do século XVII. O Barroco surgiu na Itália e aproveitou de alguns, mas fortes, elementos da Renascença, transformando-os.

O Barroco foi um movimento que apresentou especificidades complexas e de difícil compreensão, como a oposição do mundo material com o espiritual. Nessa complexibilidade, a personalidade enérgica dos artistas do momento foi um grande diferencial dentro desse estilo que contava com ideias abertas à abstração e ao subjetivo. Para provocar o apreciador da obra barroca, o artista usava de um sensualismo exacerbado e da idealização amorosa que abusava da verossimilhança das cenas retratadas do cotidiano, dos temas religiosos e das cenas mitológicas.

A arte barroca trabalhava o arranjo dos elementos dos quadros, que quase sempre formavam uma combinação diagonal. As cenas representadas eram envoltas em definida oposição do claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade, todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimento das obras que quase falavam aos seus interlocutores. O tema da pintura barroca foi sempre realista, mas a realidade que servia de ponto de partida para o pintor não era só a da nobreza, do clero e da burguesia, mas também a realidade da vida simples dos trabalhadores, camponeses.

Para o artista barroco, a harmonia da obra esteve sempre em comunhão com tudo que estava ali expresso na sua produção. O conjunto harmonioso da obra era o essencial. A harmonia individual da obra era deixada em segundo plano. Existe, nesse sentido, a explicação da valorização da unidade que está ligada à arquitetura, esculturas e pintura. O ideal das construções Barrocas passou a ser o da união desses elementos, que passaram a dialogar harmonicamente para o bem da obra.
Alguns artistas do Barroco na Europa e suas respectivas obras:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A  intensidade das cores quentes - “Vênus e Adônis”. Peter Paul Rubens (1577-1640) Espanha
A intensidades das cores quentes - “Vênus e Adônis”. Peter Paul Rubens (1577-1640) Espanha

A verticalidade da Pintura “São Pedro e São Paulo”.  El Greco (1541-1614) - Espanha
A verticalidade da Pintura “São Pedro e São Paulo”.  El Greco (1541-1614) - Espanha

A emoção por meio da gradação da claridade - "O Sacrifício de Abraão". Rembrandt van Rijn (1606-1669)
A emoção por meio da gradação da claridade - "O Sacrifício de Abraão". Rembrandt van Rijn (1606-1669)


Os rostos da nacionalidade espanhola “Dama com leque”. Diego Velásquez (1599-1660) – Espanha
Os rostos da nacionalidade espanhola “Dama com leque”. Diego Velásquez (1599-1660) – Espanha

A beleza delicada da vida cotidiana “A rendeira”.  Vermeer (1632-1675)
A beleza delicada da vida cotidiana “A rendeira”.  Vermeer (1632-1675)

A intensidade da luz e do calor “A Ascensão”. Tintoretto (1515-1549) - Itália
A intensidade da luz e do calor “A Ascensão”. Tintoretto (1515-1549) - Itália

A arte Barroca foi impactante, pois expressou as ideias e os sentimentos do artista do século XVII. Seus temas geraram encantamento, o apelo visual das obras Barrocas era muito forte e real, com isso suas construções combinaram para expressar uma nova concepção de mundo. 

Por Lilian Aguiar
Graduada em História
Equipe Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Lilian Maria Martins de Aguiar Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

AGUIAR, Lilian Maria Martins de. "A Arte Barroca na pintura "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-arte-barroca-na-pintura.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante