PUBLICIDADE
A vogal temática é uma das partes que estruturam as palavras. É muito importante estudarmos a respeito dos elementos formadores para que possamos compreender melhor o significado das palavras. Cada um desses elementos formadores representa uma unidade mínima de significação, a qual damos o nome de morfema.
Antes de refletirmos a respeito da vogal temática separadamente, vamos relembrar quais são os elementos mórficos formadores das palavras da Língua Portuguesa:
-
Raiz
-
Tema
-
Afixos (prefixos e sufixos)
-
Desinências (nominais e verbais)
-
Vogal temática (nominal e verbal)
-
Vogal ou consoante de ligação
Vogal temática
A vogal temática tem a função de ligar o radical às desinências formadores das palavras, constituindo o chamado tema (radical + vogal temática). Ao tema são acrescentadas as desinências. É importante ressaltar que tanto os verbos (ações) quanto os substantivos (nomes) apresentam vogais temáticas.
Observe um exemplo:
Cantar Radical: cant Vogal temática: a Afixo: r |
Vogais temáticas nominais
As vogais -A, -E e -O são consideradas nominais quando são átonas e encontram-se no final das palavras. São essas vogais temáticas que se ligam à desinência indicadora de plural (número do substantivo): igreja-s, sonho-s, teste-s.
É importante observar duas questões:
-
As palavras terminadas em vogais tônicas (cará, picolé, forró) não apresentam vogal temática;
-
Não podemos confundir essas terminações como sendo desinências indicadoras de gênero, já que os substantivos supermercado e escola, por exemplo, não sofrem flexão de gênero.
Vogais temáticas verbais
As vogais -A, -E e -I tematizam três grupos de conjugações verbais. A primeira conjugação verbal é marcada pela vogal temática -A, a segunda conjugação é marcada pela vogal temática -E, e a terceira conjugação é marcada pela vogal temática -I.
Veja alguns exemplos:
Primeira conjugação
-
apreciar
-
acabar
-
palpitar
Segunda conjugação
-
descer
-
sofrer
-
viver
Terceira conjugação
-
pedir
-
subir
-
sair
Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo