Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Vogal temática

Gramática

A vogal temática é uma das partes que estruturam as palavras e tem a função de ligar o radical às desinências formadores das palavras.
A vogal temática liga o radical às desinências formadores das palavras, constituindo o chamado tema
A vogal temática liga o radical às desinências formadores das palavras, constituindo o chamado tema
PUBLICIDADE

A vogal temática é uma das partes que estruturam as palavras. É muito importante estudarmos a respeito dos elementos formadores para que possamos compreender melhor o significado das palavras. Cada um desses elementos formadores representa uma unidade mínima de significação, a qual damos o nome de morfema.

Antes de refletirmos a respeito da vogal temática separadamente, vamos relembrar quais são os elementos mórficos formadores das palavras da Língua Portuguesa:

  • Radical

  • Raiz

  • Tema

  • Afixos (prefixos e sufixos)

  • Desinências (nominais e verbais)

  • Vogal temática (nominal e verbal)

  • Vogal ou consoante de ligação

Vogal temática

A vogal temática tem a função de ligar o radical às desinências formadores das palavras, constituindo o chamado tema (radical + vogal temática). Ao tema são acrescentadas as desinências. É importante ressaltar que tanto os verbos (ações) quanto os substantivos (nomes) apresentam vogais temáticas.

Observe um exemplo:

Cantar

   Radical: cant

   Vogal temática: a

   Afixo: r


Vogais temáticas nominais

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As vogais -A, -E e -O são consideradas nominais quando são átonas e encontram-se no final das palavras. São essas vogais temáticas que se ligam à desinência indicadora de plural (número do substantivo): igreja-s, sonho-s, teste-s.

É importante observar duas questões:

  • As palavras terminadas em vogais tônicas (cará, picolé, forró) não apresentam vogal temática;

  • Não podemos confundir essas terminações como sendo desinências indicadoras de gênero, já que os substantivos supermercado e escola, por exemplo, não sofrem flexão de gênero.

Vogais temáticas verbais

As vogais -A, -E e -I tematizam três grupos de conjugações verbais. A primeira conjugação verbal é marcada pela vogal temática -A, a segunda conjugação é marcada pela vogal temática -E, e a terceira conjugação é marcada pela vogal temática -I.

Veja alguns exemplos:

Primeira conjugação

  • apreciar

  • acabar

  • palpitar

Segunda conjugação

  • descer

  • sofrer

  • viver

Terceira conjugação

  • pedir

  • subir

  • sair

 

Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. "Vogal temática"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/vogal-tematica.htm. Acesso em 25 de setembro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Marque a alternativa que melhor define a função das Vogais Temáticas nos processos de estrutura e formação das palavras:

a) Nos substantivos, a vogal temática marca a flexão de gênero (masculino/feminino) e, nos verbos, a vogal temática marca as conjugações (1ª, 2ª e 3ª).

b) A vogal temática é o morfema mais importante das palavras, já que é ela quem define a flexão de gênero (feminino/masculino) dos substantivos.

c) A vogal temática é aquela que determina o tema da palavra, ou seja, a raiz de seu significado.

d) A vogal temática tem a função de ligar o radical às desinências formadoras das palavras, constituindo o chamado tema (radical + vogal temática).

e) Somente os substantivos e os adjetivos apresentam vogais temáticas.

Questão 2

Com relação às vogais temáticas nominais, assinale a alternativa incorreta:

a) As vogais -A, -E, -O são nominais quando são átonas e encontram-se no final das palavras.

b) As vogais destacadas das palavras casas e carros são exemplos de vogais temáticas nominais átonas.

c) As vogais temáticas nominais ligam-se à desinência indicadora de plural (número do substantivo).

d) As vogais temáticas nominais ligam-se à desinência indicadora de plural dos verbos e encontram-se no final das palavras.

e) As vogais temáticas nominais são as vogais átonas que se ligam às desinências indicadoras de plural (número do substantivo) e encontram-se no final das palavras.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Ter conhecimento das características que diferenciam os morfemas é condição essencial para compreender o processo de formação de palavras. Atente-se para esse fato aqui!
Representa uma das modalidades inerentes ao processo de formação de palavras. Conheça-a.
Descubra o que é a derivação imprópria e como se dá esse processo de formação de palavras. Veja exemplos desse tipo de derivação e pratique com exercícios.
Aprenda mais sobre a derivação regressiva entendendo como ocorre esse processo de formação de palavras. Veja também alguns exemplos desse tipo de derivação.
Clique para conhecer as principais características dos processos de formação de palavras em língua portuguesa!
Descubra o que são verbos anômalos e por que são classificados assim. Aprenda por meio de exemplos de conjugação desses verbos.
Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre as vogais e sua classificação na Língua Portuguesa com base na articulação, timbre e intensidade!
Neste artigo, refletimos a respeito das vogais e das consoantes de ligação, as quais contribuem para a formação e a pronúncia de algumas palavras.