Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Verbos nocionais e verbos não nocionais

Os verbos nocionais representam o núcleo do predicado, enquanto que os verbos não nocionais, ainda que pertencendo ao predicado, não apresentam tal aspecto.

Os verbos nocionais e verbos não nocionais se definem por características distintas
Os verbos nocionais e verbos não nocionais se definem por características distintas
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Compreendermos acerca do assunto que ora se faz presente significa, antes de tudo, tomarmos consciência de que o VERBO representa o núcleo, a parte de maior representatividade, em se tratando do predicado.  Passando adiante, sempre partindo desse princípio, de forma a analisar o papel que esse mesmo verbo representa, torna-se de fundamental importância dividi-lo em dois grupos específicos: Os verbos nocionais e os verbos não nocionais.

Assim, em face dessa realidade linguística, voltemos nosso olhar para a análise das características que norteiam ambas as modalidades – fato esse que nos auxiliará de forma significativa no entendimento acerca da relação que existe entre o sujeito e o verbo e entre ele (o verbo) e os respectivos complementos que a ele podem ser atribuídos – pressupostos esses os quais fundamentam a chamada predicação verbal.   

Nesse sentido, vamos ao primeiro grupo: os nocionais.   Eles, por sua vez, conceituam-se como aqueles que exprimem processos, isto é, indicam ação, atividade mental, fenômeno natural, desejo, acontecimento. Assim, quando neles se fala, é sempre bom lembrarque representam o núcleo dos predicados de que fazem parte. Citando alguns exemplos, temos:

NASCER

RELAMPEJAR

RACIOCINAR

DESEJAR

JULGAR

PRETENDER

PENSAR

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

OCORRER

CONSIDERAR

CANTAR...

Os considerados verbos não nocionais são representados por aqueles que expressam uma noção de estado, especificamente conhecidos como verbos de ligação. Eles, ao contrário dos nocionais, embora fazendo parte do predicado, não atuam como núcleo desse. Vejamos alguns casos representativos:

SER

ESTAR

CONTINUAR

PERMANECER

FICAR

ANDAR

PASSAR

ACHAR-SE

TORNAR-SE

ACABAR

Outra prerrogativa, também de igual importância nesse estudo, diz respeito ao fato de que o contexto em que se encontra empregado um dado verbo ser o elemento fundamental para tal caracterização, levando em conta as duas modalidades ora discutidas. Trocando em outras palavras, para sabermos se um verbo é nocional ou não nocional é preciso, primeiramente, analisarmos a situação em que ele se encontra empregado. Vejamos os exemplos, portanto:

Carlos anda depressa

Verbo nocional, uma vez indicando ação.

Carlos anda tristonho.

Verbo não nocional, sinalizando, pois, o estado em que se encontra o sujeito (Carlos).


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Escritor do artigo
Escrito por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Verbos nocionais e verbos não nocionais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/verbos-nocionais-verbos-nao-nocionais.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(U. M. Piracicaba)Os verbos destacados em: “escreveria meu nome em um papel e faria contas com um lápis na mão”, são, respectivamente:

a – (  ) transitivo direto e indireto – ligação.
b – (  ) transitivo direto – transitivo direto.
c -  (  ) intransitivo – transitivo direto.
d – (  ) transitivo direto e indireto – transitivo direto e indireto.
e – (   ) transitivo indireto – transitivo direto.

Exercício 2

(Fac. Eng. De Sorocaba)Assinale a alternativa onde o verbo é transitivo direto:

a – (  ) Comprei um terreno e construí a casa.
b – (  )  Os guerreiros dormem agora.
c – (  ) O cego não vê.
d – (  ) João parecia zangado.