PUBLICIDADE
Locução verbal é a junção de dois ou mais verbos que exercem a função morfológica de um verbo. De maneira geral, as locuções verbais são constituídas por um verbo auxiliar e um verbo principal. Vale lembrar que, como o próprio nome indica, os verbos auxiliares acompanham outros verbos (os principais) e indicam as flexões de número (singular e plural), pessoa (1ª eu/nós; 2ª tu/vós; 3ª ele(a)/eles(as)), modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo e voz. Os verbos principais, por sua vez, expressam a ideia central da ação praticada.
Observe o exemplo:
→ Ainda estou lendo aquele livro que você me emprestou.
-
Locução Verbal: estou lendo
-
Verbo auxiliar: estou
-
Verbo principal: lendo
Observe que os efeitos de sentido gerados pela locução verbal são possíveis se considerarmos as duas ações praticadas (estar + ler) como sendo apenas uma. Não é possível pensarmos os efeitos de sentido de cada um dos verbos separadamente: primeiro a ação de “estar” e, depois, a ação de “ler”. As duas ações ocorrem ao mesmo tempo e, por isso, é necessário um verbo auxiliar – que indica as flexões de pessoa (1ª pessoa do singular – eu) e tempo (presente do indicativo) – e um verbo principal – que indica a ideia central da ação praticada/ocorrida e sua forma nominal (gerúndio).
Conjugação das locuções verbais
Nas locuções verbais, devem ser flexionados apenas os verbos auxiliares, e o verbo principal sempre indica a forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio).
Exemplo:
→ Eles devem ajudar no que puderem.
-
Verbo auxiliar: devem (3ª pessoa plural)
-
Verbo principal: ajudar (infinitvo, 1ª conjugação “ –ar”)
Tempo composto
São chamadas de tempos compostos as locuções verbais formadas pelos verbos “ter” e “haver” acrescidos do particípio do verbo principal.
Exemplo:
→ Carmem já tinha voltado da cozinha quando saí do banho.
-
Verbo auxiliar: tinha (verbo “ter” no pretérito perfeito, primeira pessoa do singular)
-
Verbo principal: voltado (verbo “voltar” no particípio)
A seguir, veja exemplos de locuções verbais formadas pelos verbos auxiliares utilizados com frequência em nossa Língua Portuguesa:
-
Ir: “Vou olhar”
-
Estar: “Queria estar dormindo”
-
Ser: “Fui ver”
-
Haver: “Deve haver”
-
Ter: “Tinha falado”
-
Fazer: “Fiz acordar”
Leia também a respeito das Locuções Adverbiais. Bons estudos!
Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo