Topo
pesquisar

Bastante ou bastantes?

Gramática

Bastante ou bastantes? O termo “bastante” pode atuar de diferentes maneiras na frase, e conhecê-las é essencial para saber quando utilizá-lo ou não no plural.
O termo “bastante” pode atuar como advérbio de intensidade, como adjetivo e também como pronome indefinido
O termo “bastante” pode atuar como advérbio de intensidade, como adjetivo e também como pronome indefinido
PUBLICIDADE

Bastante ou bastantes? Ficou surpreso com a pergunta? Você não é o único, já que a maioria dos falantes do português brasileiro está habituada a utilizar o termo no singular, isto é, “bastante”. Acontece que nem sempre o “bastante” deve ser empregado no singular, e para saber quando ele deve ser flexionado no plural, é preciso ficar atento para seus diferentes usos e diferentes papéis dentro de uma oração.

Agora que já sabe que bastante e bastantes existem e ambos estão corretos na modalidade padrão da língua, falta saber que essa palavra pode ser advérbio, adjetivo e também um pronome indefinido, ou seja, ela tem mil e uma utilidades! O fato de apresentar-se de diferentes maneiras e em diferentes classificações gramaticais pode confundir os menos cautelosos com a língua, mas acompanhe a explicação a seguir e aprenda a lidar com esse vocábulo tão curioso:

Bastantes pessoas têm dúvidas sobre o correto emprego do “bastante”, o que pode ser bastante incômodo no momento da escrita
Bastantes pessoas têm dúvidas sobre o correto emprego do “bastante”, o que pode ser bastante incômodo no momento da escrita

► Quando o “bastante” for um advérbio de intensidade: Esse é o seu uso mais comum, aquele com o qual estamos mais habituados. Quando queremos intensificar uma ideia, logo empregamos o “bastante”, que tem o significado de “muito”. Quando atuar como um advérbio, a palavra “bastante” não sofrerá variação, isto é, não será flexionada no plural e virá ligada a um verbo, advérbio ou adjetivo. Observe os exemplos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As crianças comeram bastante no lanche da tarde!
As amigas são bastante queridas!
Estudamos bastante para a avaliação de Português.

► Quando o “bastante” for um adjetivo: Ao contrário de quando atua como advérbio, a palavra “bastante”, quando adjetivo, é variável, isto é, pode sofrer flexão de número, e o termo subsequente na oração deverá concordar com essa variação. Quando houver dúvida sobre empregá-la ou não no plural, faça a substituição pela palavra “suficiente”. Observe:

Já há bastantes brinquedos em seu quarto!
(Já há brinquedos suficientes em seu quarto!)

Já há bastantes livros na prateleira.
(Já há livros suficientes na prateleira.)

► Quando o “bastante” for um pronome indefinido: Quando a palavra “bastante” assumir a função de pronome indefinido, ela expressará qualidades ou quantidades indefinidas e surgirá na frase antes de um substantivo com o qual concordará em número, ou seja, é variável. Exemplos:

Bastantes pessoas foram às ruas protestar contra a corrupção. (Muitas pessoas, não é possível precisar quantas)
Vimos bastantes livros na biblioteca. (Vários livros, não é possível quantificá-los)

Como você mesmo viu a partir dos exemplos utilizados, o que definirá se a palavra “bastante” será utilizada no plural ou não é a função que ela desempenhará na frase. Ela somente não sofrerá variação de número quando assumir o papel de advérbio de intensidade, mas quando atuar como adjetivo ou pronome indefinido essa variação poderá ocorrer. Bons estudos!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "Bastante ou bastantes?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/bastante-ou-bastantes.htm. Acesso em 19 de junho de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Complete as frases com “bastante” ou “bastantes”:

a) Todos viajaram ____________ vezes esse ano.

b) Tivemos ______________ chances na vida.

c) São alunos _____________ esforçados.

d) No documento, há ______________ itens confusos.

e) Tenho _______________ sorte.

Questão 2

Julgue os seguintes itens em certo ou errado quanto ao uso das palavras “bastantes” e “bastante”:

a) ( ) Eram candidatos bastantes preparados.

b) ( ) Somos bastantes para realizar o projeto.

c) ( ) Bastante clientes ficaram satisfeitos.

d) ( ) O prefeito destinou bastantes recursos para a educação.

e) ( ) Nós temos bastantes motivos para acreditar na aprovação.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola