Topo
pesquisar

Adjetivo: qualificar ou dar qualidade?

Gramática

Análises mais apuradas nos permitem concluir que a função do adjetivo é qualificar, e não “dar qualidade”.
PUBLICIDADE

Muito já se sabe acerca do predicado nominal, consequentemente do predicativo do sujeito, estando eles uma vez relacionados a uma importante classe gramatical... a do adjetivo, por excelência. 

Pois bem, direcionamos um questionamento a você, caro (a) usuário (a): ele, o adjetivo, qualifica ou dá qualidade? Não se assuste com a pergunta, pois desde os mais tenros aprendizados, estabelecemos familiaridade com esse nobre e importante elemento linguístico. Dada essa razão é que vamos desvendar acerca de alguns conceitos até então cristalizados tempo afora. Mas para isso, analisemos os enunciados que seguem:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Garoto infeliz.
Roupas desgastadas.
Dia monótono.
Resultados negativos...

Todos esses substantivos... será que eles receberam qualidade ou foram qualificados?

Bom, entendendo que qualidade se revela como algo positivo, todas as adjetivações acima firmadas parecem não denotar tal aspecto, concorda?

Assim, prefira sempre atribuir ao adjetivo a função que lhe é cabida, ou seja, a de qualificar, haja vista que qualificar, tanto pode ser vista como uma ação realizada no bom sentido, quanto naquele assim...  não tão positivo, compreende?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

A função do adjetivo é de qualificar, não de dar qualidade
A função do adjetivo é de qualificar, não de dar qualidade

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Adjetivo: qualificar ou dar qualidade?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/adjetivo-qualificar-ou-dar-qualidade.htm. Acesso em 22 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola