Topo
pesquisar

Maryland

Geografia

Maryland é um dos cinquenta estados norte-americanos. Em sua economia, destaca-se o setor terciário.
Baltimore, a maior cidade de Maryland
Baltimore, a maior cidade de Maryland
PUBLICIDADE

Localizado na região nordeste dos Estados Unidos, o Estado de Maryland limita-se com a Pensilvânia ao norte, com a Virgínia Ocidental ao oeste, com Delaware e o Oceano Atlântico a leste, e com a Virgínia ao sul. Seu nome (Marilândia, em português) foi dado em homenagem à rainha da Inglaterra Henrietta Maria da França.

Maryland foi uma das 13 colônias que se rebelaram contra o domínio britânico; o Estado foi palco de numerosas batalhas. Maryland também é conhecida pelo nome “Old Line State”, justamente em homenagem às suas "tropas de linha" e seu espírito nacionalista, elogiado várias vezes por George Washington.

Washington D.C., a capital dos Estados Unidos, foi fundada a partir de terras cedidas pelos Estados de Maryland e Virginia. A Baía Chesapeake, maior estuário nos Estados Unidos, quase divide o Estado ao meio. Seu clima é temperado, com temperaturas mais amenas no inverno e um pouco mais quentes no verão, se comparado com outros Estados da região. Isso se dá em razão da sua proximidade com o Oceano Atlântico. A média de temperatura em Maryland é de 27ºC no verão e 1ºC no inverno.

O setor terciário é responsável por 85% do PIB do Estado, com destaque para os serviços comunitários e pessoais. O centro financeiro, econômico e cultural de Maryland é Baltimore, um dos pólos portuários de maior importância do país. A capital do Estado é a cidade de Annapolis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Maryland"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/maryland.htm. Acesso em 17 de junho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola