Topo
pesquisar

Virgínia

Geografia

O estado da Virgínia está localizado na região sudeste dos Estados Unidos.
Richmond é a capital da Virgínia
Richmond é a capital da Virgínia
PUBLICIDADE

Virgínia é um Estado localizado na região sudeste dos Estados Unidos. O mesmo limita-se com a Virgínia Ocidental, Maryland e o Distrito de Columbia ao norte; com a Baía de Chesapeake e o Oceano Atlântico a leste, Carolina do Norte e Tennessee ao sul, e Kentucky e Virgínia Ocidental a oeste.

Fundado em 1607, Virgínia fora o primeiro assentamento britânico nas Américas. A província foi uma das Treze Colônias que lutaram contra tal domínio na Guerra da Independência dos Estados Unidos. De fato, Virgínia tornou-se um Estado americano em 25 de junho de 1788. Um dos apelidos mais comuns do Estado é “Mother of Presidents” (mãe dos presidentes), uma vez que oito presidentes americanos, entre eles os ilustres George Washington e Thomas Jefferson, nasceram no Estado.

Potomac e James são os rios mais importantes da Virgínia; cerca de 60% de seu território é coberto por florestas. O Estado possui um clima temperado, com temperaturas médias de 0ºC no inverno e 24ºC no verão.

Sua economia possui uma importância significativa para os Estados Unidos. No ano de 2006, a Virgínia foi considerada o melhor Estado para se fazer negócios de todo o país. A agricultura, embora já tenha sido a maior fonte de renda para o mesmo, atualmente responde por apenas 1% de seu PIB. O terceiro setor é o mais importante para o Estado, principalmente a prestação de serviços comunitários e pessoais.

Os maiores grupos étnicos da Virgínia são alemães, afro-americanos, americanos, ingleses e irlandeses. Sua capital é Richmond, uma cidade de 197.790 habitantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estados Unidos - Países do MundoGeografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Virgínia"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/virginia-1.htm>. Acesso em 22 de marco de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola