Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Texas

Texas é a segunda maior economia dos Estados Unidos e é líder na produção e exploração de petróleo. Foi o 28º estado a ser incorporado ao país.

Bandeira do estado do Texas, um dos 50 estados dos Estados Unidos.
Bandeira do estado do Texas.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Texas (ou estado do Texas) é um dos 50 estados que integram o território dos Estados Unidos. Sua capital é a cidade de Austin. Conhecido também como Estado da Estrela Solitária, o Texas fica localizado na região centro-sul do país, onde é banhado pelo golfo do México. Apresenta climas subtropical e semiárido, sendo caracterizado por um relevo de planícies costeiras e planaltos e montanhas interiores.

O Texas abriga atualmente a segunda maior população do país, com mais de 29 milhões de habitantes. A economia do estado se destaca como a segunda maior dos Estados Unidos, baseando-se na produção petrolífera, na indústria e na atividade agropecuária.

Leia também: Flórida — outro estado que integra o território dos Estados Unidos

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Texas

  • Texas é um dos estados pertencentes aos Estados Unidos.

  • Sua capital é a cidade de Austin.

  • Foi uma república independente entre 1836 e 1846, tornando-se o 28º estado dos Estados Unidos em 29 de dezembro de 1845.

  • Localizado na região centro-sul do país, o Texas é banhado pelo golfo do México e apresenta climas subtropical no sul e semiárido nas demais áreas.

  • O relevo texano é formado pela extensa planície costeira e por montanhas e planaltos interiores recobertos por florestas, estepes e áreas desérticas.

  • É o segundo estado mais populoso dos Estados Unidos, com 29,1 milhões de habitantes. Desses, cerca de 84% vivem nas áreas urbanas.

  • A economia do Texas é a segunda maior do país. Tem como pilares a exploração de petróleo, a atividade agropecuária e a indústria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais do Texas

  • Nome oficial: Estado do Texas.

  • Gentílico: texano.

  • Extensão territorial: 695.662 km².

  • Localização: centro-sul dos Estados Unidos.

  • Capital: Austin.

  • Maior cidade: Houston.

  • Menor cidade: Fernando Salinas.

  • Clima: subtropical e semiárido.

  • Governo: democracia representativa.

  • Divisão administrativa: 254 condados e 1.470 cidades e vilas.

  • Idioma: inglês.

  • Religiões: catolicismo, protestantismo, judaísmo, islamismo, budismo.

  • População: 29.145.505 habitantes.

  • Densidade demográfica: 41,8 hab./km².

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,911.

  • Moeda: dólar estadunidense.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 2,3 trilhões.

  • PIB per capita: US$ 61.985.

  • Gini: 0,482.

  • Fuso horário: GMT-6 e GMT-7.

Mapa do Texas

Mapa do estado do Texas.

Geografia do Texas

O Texas é um dos 50 estados que compõem o território dos Estados Unidos. Sua capital é a cidade de Austin. Com superfície que se estende por 695,6 km² no centro-sul do país, o Texas é banhado pelo oceano Atlântico a sudeste, onde se forma o golfo do México. O Texas estabelece divisa de quase 2.000 km com o México, a sudoeste, além de fazer fronteira com outros quatro estados:

A seguir, confira as principais características físicas do território do Texas.

Clima do Texas

O Texas é conhecido pela rápida alternância nas condições atmosféricas, favorecendo a ocorrência de situações opostas (frio, calor, chuva, estiagem) em um curto espaço de tempo. Quanto ao clima, há uma distinção entre o clima subtropical, a leste, e o clima semiárido, a oeste.

No leste do país as temperaturas variam entre 12° C e 30° C, com pluviosidade de até 1.100 mm na costa do golfo. Nas demais áreas, o volume anual de chuvas fica em torno de 500 mm, enquanto as temperaturas variam entre mínimas de 9° C, no inverno, e máximas de até 36° C.

Relevo do Texas

O relevo texano é formado por uma ampla planície costeira, que representa aproximadamente 40% da área do estado, e também por planaltos e montanhas. As formações montanhosas se situam no oeste do Texas, onde fica seu ponto mais elevado: o pico Guadalupe, que fica 2.667 metros acima do nível do mar. A altitude média do estado é de 518 metros.

Vista do pico Guadalupe, o ponto mais elevado do Texas.
Vista do pico Guadalupe, o ponto mais elevado do Texas.

Vegetação do Texas

A paisagem natural do Texas varia consideravelmente entre a costa do golfo e o interior do país. Quanto mais a oeste, mais esparsa se torna a vegetação até se atingir a região da Grande Planície, onde fica parte do deserto de Chihuahua. Nas áreas mais úmidas se identifica a presenta de florestas mistas e temperadas, além da vegetação litorânea, enquanto as estepes estão presentes na porção central do estado.

Hidrografia do Texas

O rio Grande é o principal curso d’água do Texas. Ele atravessa o estado de noroeste a sudeste, até desaguar no golfo do México, e consiste na fronteira natural entre os Estados Unidos e o México na região do Texas. O rio Vermelho também desempenha a função de divisa natural, estabelecendo parte da fronteira entre o Texas e Oklahoma.

Demografia do Texas

Vista da cidade Houston, a cidade mais populosa do Texas.
Houston é a cidade mais populosa do Texas.

O Texas é o segundo estado mais populoso dos Estados Unidos. Segundo informações do último censo demográfico realizado, a população texana é de 29.145.505 habitantes, aproximadamente 8,9% do total de habitantes do país. Considerando a década que vai de 2010 a 2020, o Texas está entre os estados que mais cresceram no período, com aumento populacional de quase 16%. O estado possui grande população rural, que é de mais de 5 milhões de habitantes. A taxa de urbanização do Texas, entretanto, é de 83,7%.

Confira quais são as três cidades texanas mais populosas:

  • Houston, com 2,3 milhões de habitantes;

  • San Antonio, com 1,4 milhão de habitantes;

  • Dallas, com 1,3 milhão de habitantes.

A capital, Austin, conta com 974 mil habitantes. Levando em consideração os dados do censo demográfico de 2020, todas essas quatro cidades integram a lista das dez maiores áreas urbanas dos Estados Unidos.

Economia do Texas

O estado do Texas detém a segunda maior economia dos Estados Unidos, com um Produto Interno Bruto (PIB) de 2,3 trilhões de dólares, que representa aproximadamente 8,5% do valor arrecadado nacionalmente. O PIB per capita, entretanto, fica na 15ª colocação entre todos os estados, embora supere a marca de 61 mil dólares anuais. Embora seja o segundo estado mais rico do país, a parcela de texanos vivendo em situação de pobreza corresponde a 14,2% do total de habitantes do estado.

A atividade agropecuária tem grande importância para a economia do Texas. O estado é o maior produtor estadunidense de algodão, colocando o país na terceira posição dentre os principais produtores mundiais dessa commodity agrícola. A atividade primária se destaca ainda na produção de milho e na criação e exportação de gado bovino e dos produtos derivados da pecuária, como leite e laticínios.

O Texas é, também, o maior produtor de petróleo dos Estados Unidos. Dados de 2021 mostram que o estado produziu mais de 1,7 bilhão de barris, quase quatro vezes mais do que o segundo maior produtor, que é o Novo México. Além da indústria petroquímica, o setor secundário da economia texana é composto por ramos como o aeroespacial, de tecnologia e informação, de pesquisa biomédica e de produção de bens manufaturados.

Turismo no Texas

Entrada da Feira Estadual do Texas, realizada anualmente em Dallas desde 1886. [1]
Entrada da Feira Estadual do Texas, realizada anualmente em Dallas desde 1886. [1]

O Texas é um destino turístico muito movimentado nos Estados Unidos e atrai anualmente mais de 200 milhões de visitantes de outros estados e cerca de 80 milhões de visitantes oriundos de outros países.

A cidade de Houston, uma das capitais mundiais do rodeio, está entre as principais atrações do estado. É nela onde fica também o Centro Espacial da Nasa, onde é possível participar de eventos, conhecer as instalações e realizar até mesmo tours guiados pelos ambientes onde os astronautas realizam seu treinamento.

Centro Espacial da Nasa, na cidade de Houston, um dos principais pontos turísticos do Texas.
O Centro Espacial da Nasa, na cidade de Houston, é um dos principais pontos turísticos do Texas. [2]

Outras importantes atrações turísticas no estado são:

  • O Álamo, fortaleza histórica em San Antonio;

  • Parque Nacional de Big Bend;

  • cidades de Dallas e Forth Worth;

  • praias de ilha Padre;

  • Parque Nacional das Montanhas de Guadalupe.

Veja também: Ohio — o estado mais industrializado dos Estados Unidos

Infraestrutura do Texas

O Texas é um estado com elevado índice de urbanização e ampla rede de infraestrutura para atender à população. Destaca-se principalmente no setor de transportes, sendo um importante nodo para a ramificação das redes de todo o país por estar situado no centro do território estadunidense. O estado dispõe de mais de 500 mil km de rodovias e quase 17 mil km de ferrovias, além de uma extensa área portuária com zonas de livre comércio que favorecem a realização do comércio internacional.

A produção energética do Texas é, atualmente, a maior dos Estados Unidos. A matriz energética do estado é formada pelas fontes não renováveis, em sua maioria, tendo em vista que o estado lidera a exploração e a produção de combustíveis fósseis do país. Outra fonte utilizada para a geração de energia, dessa vez de eletricidade, é a eólica. A energia eólica gerada no Texas corresponde a um quarto da geração por essa mesma fonte no território estadunidense.

Governo do Texas

No Texas, o sistema de governo vigente é o democrático representativo. O Poder Executivo do estado fica a cargo do governador e do tenente-governador (ou vice-governador), que são eleitos por meio do voto popular para exercerem mandatos de quatro anos. O Poder Legislativo é composto por duas câmaras: o Senado, formado por 31 assentos, e a Câmara dos Representantes, formada por 150 assentos. Todos os governantes desse estado desempenham suas funções em acordo com a Constituição do Estado do Texas, ratificada pela última vez em 1876.

Etimologia de Texas

A explicação mais difundida sobre a origem do nome desse estado é a de que a palavra Texas é derivada de thecas, um termo no idioma dos indígenas Caddo que significa amigos ou aliados. Essa palavra teria sido usada durante um encontro entre missionários que se estabeleceram no estado e membros daquele povo nativo no século XVIII. Entretanto, alguns historiadores defendem que muito antes desse encontro, ainda no século XVII, a palavra Tejas já era utilizada para se referir aos territórios ocupados pelos indígenas Caddo e vinha estampada em mapas da época.

Cultura do Texas

As tradições culturais do Texas foram constituídas a partir da influência dos inúmeros povos que formaram a população do estado ao longo dos anos, tornando-se ele uma das principais referências quando se trata da cultura estadunidense. O estado ficou conhecido pela grandeza (de tamanho) de objetos, comidas e elementos, razão pela qual é comum se ouvir a frase: “tudo é grande/maior no Texas”.

North Texas Fair and Rodeo, uma feira anual realizada em Denton, no Texas.
A realização de rodeios é uma prática muito comum no Texas. [3]

Elementos que remetem aos cowboys e aos rodeios são característicos do Texas, como chapéus, botas e fivelas. A música country é bastante consumida no estado, junto de comidas típicas como as carnes e preparos que misturam elementos mexicanos e estadunidenses. A tradição musical do estado não se restringe ao gênero country, sendo conhecido também pelo histórico no blues, no R&B (rhythm and blues) e no rock. Nomes importantes da música norte-americana e mundial nasceram no Texas, como Bobby “Blue” Bland, Buddy Holly, Janis Joplin e Willie Nelson.

Acesse também: Nova York — o estado que possui uma das culturas mais conhecidas dos Estados Unidos

História do Texas

Quando os primeiros exploradores europeus chegaram ao Texas, as terras que formam o atual estado já era ocupada por milhares de pessoas pertencentes a diferentes povos indígenas. Os espanhóis foram os pioneiros, dentre os estrangeiros, na navegação pelo litoral do estado por volta de 1519. Novas expedições espanholas foram registradas na costa e no sudeste do Texas até meados do século XVI, e, no século seguinte, os franceses tentaram se estabelecer na região da baía de Matagorda. Entretanto, os espanhóis conseguiram retomar o domínio sobre a área pouco tempo depois.

O século XVIII foi marcado pelo estabelecimento de missões pelos sacerdotes espanhóis no território do Texas. Uma das principais cidades do estado, San Antonio, foi fundada nesse período, em 1718. Ao final desse período, o Texas já contava com uma população de quase 30 mil pessoas, entre anglo-americanos e imigrantes europeus.

Durante as primeiras décadas do século XIX, as relações entre o Texas e o México se enfraqueceram, e foi quando as hostilidades começaram. As tensões entre os territórios culminou na Revolução do Texas, que se estendeu de outubro de 1835 a abril de 1836 e terminou com a declaração de independência do Texas. Fundou-se, assim, a República do Texas.

Ainda no ano de 1836, aconteceu uma votação para a possível anexação do território texano aos Estados Unidos, mas a proposta foi rejeitada. A incorporação oficial do Texas à união aconteceu mais tarde, quando ele se tornou oficialmente o 28º estado dos Estados Unidos no dia 29 de dezembro de 1845.

A anexação, no entanto, provocou disputas entre o México e o país vizinho, resultando no conflito conhecido como Guerra Mexicano-Americana (1846-1848), que terminou na derrota mexicana e expansão do território estadunidense, com a oficialização do estado do México e a incorporação de outros dois territórios: Novo México e Califórnia.

Curiosidades sobre o Texas

  • Texas é conhecido como Estado da Estrela Solitária pela composição de sua bandeira.

  • O esporte mais praticado no Texas é o futebol americano. Um de seus times mais famosos é o Dallas Cowboys.

  • O golfo do México é uma área com elevada ocorrência de furacões, fenômenos que acometem com recorrência o estado do Texas. O furacão de Galveston foi o pior deles, sendo classificado como o pior furacão da história dos Estados Unidos. A tempestade atingiu o Texas em 8 de setembro de 1900 e fez 8.000 vítimas fatais.

  • O maior lago do Texas é uma reserva artificial, a Toledo Bend Reservoir, que cobre 748 km² na fronteira com Luisiana.

Créditos de imagem

[1] Leena Robinson / Shutterstock

[2] Ritu Manoj Jethani / Shutterstock

[3] Xtremest / Shutterstock

Fontes

Bureau of Economic Analysis – U.S. Department of Commerce. Disponível em: https://www.bea.gov/.

FISCAL NOTES STAFF. Texas’ Energy Profile: A Review of the State's Current Traditional and Renewable Energy Capabilities. Texas Comptroller, 2022. Disponível em: https://comptroller.texas.gov/economy/fiscal-notes/2022/sep/energy.php.

GOVERNMENT OF TEXAS. Infrastructure. Texas Economic Development, c2023. Disponível em: https://gov.texas.gov/business/page/infrastructure.

MARKS, Michael. The Origin Of The Word ‘Texas’ May Be Rooted In Something Other Than Friendship. Texas Standard, 2019. Disponível em: https://www.texasstandard.org/stories/the-origin-of-the-word-texas-may-be-rooted-in-something-other-than-friendship/.

REDDICK, DeWitt; MCNAMEE, Gregory Lewis; WOOSTER, Ralph. Texas (state, United States). Encyclopaedia Britannica, c2023. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Texas-state/.

TSHA. Texas Almanac: Geography. In: Texas State Historical Association (TSHA). Texas Almanac, c2021. Disponível em: https://www.texasalmanac.com/tag/geography.

United States Census Bureau. Disponível em: https://www.census.gov/en.html.

US CENSUS BUREAU. QuickFacts, 2022. Disponível em: https://www.census.gov/quickfacts/fact/table/US/PST045222.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Texas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/texas.htm. Acesso em 29 de maio de 2024.

De estudante para estudante