UOL - O melhor conteúdo
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Queda da natalidade na Europa

Nas últimas décadas, tem ocorrido uma crescente queda da natalidade na Europa. Essa mudança traz impactos a toda a população.

Diversos fatores desencadearam a queda da natalidade na Europa
Diversos fatores desencadearam a queda da natalidade na Europa
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Adicionar aos favoritos

O continente europeu tem experimentado nas últimas décadas uma queda expressiva do número de nascimentos. A queda da natalidade na Europa é resultado de diversos fatores e reflexo das condições socioeconômicas e educacionais da maior parte dos países europeus.

O declínio dos nascimentos fez com que os países europeus alcançassem taxas de natalidade tão baixas que impossibilitaram a manutenção de seu atual nível populacional. As taxas de fecundidade (filhos por mulher em idade fértil) na Europa alcançaram a média de 1,52 filhos. O necessário para manter a população é 2,1 filhos por mulher. Diversos fatores econômicos e culturais são responsáveis pela construção desse quadro. Vejamos algumas das principais causas para o declínio dos nascimentos no continente europeu.

Causas da queda das taxas de natalidade e fecundidade

  • Casamentos tardios: os casais optam por trocar alianças depois de concluir o ensino superior e da estabilização financeira e profissional. Isso faz com que também tenham filhos mais tarde. Como o período reprodutivo feminino é limitado, muitos casais acabam tendo apenas um filho ou optam por não tê-lo.

  • Alto custo de criação dos filhos: as despesas com saúde, educação e lazer têm feito muitos europeus reavaliarem sua vontade de gerar descendentes. A necessidade de diminuir o padrão de vida para custear a criação de um filho tem feito muitas pessoas optarem por não ter mais filhos.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Entrada da mulher no mercado de trabalho: essa ocorrência provocou inúmeras transformações, entre elas a diminuição das taxas de fecundidade. A dificuldade de conciliar a vida profissional com as tarefas domésticas e as atividades familiares tem impactado diretamente o número de nascimentos no continente europeu.

  • Nível de escolaridade: reflete-se diretamente no número de filhos por mulher. Como o continente europeu tem as mais altas taxas de escolarização, as mulheres acabam por ter mais conhecimento sobre anticoncepção e maior acesso aos métodos contraceptivos. Com isso, podem decidir se, quando e quantos filhos terão.

A consequência direta da redução no número de nascimentos na Europa é o agravamento do envelhecimento populacional no continente e a consequente falta de mão de obra para o trabalho. Por isso, muitos países estão buscando superar a xenofobia e encarar como uma solução para ambas as partes a abertura dos países para imigrantes de países da Ásia, América Latina, África e Leste Europeu.


Por Amarolina Ribeiro
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Amarolina Ribeiro Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Queda da natalidade na Europa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/queda-natalidade-na-europa.htm. Acesso em 25 de fevereiro de 2025.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


A importância da mulher na sociedade

Entenda qual é a importância da mulher na sociedade, bem como veja a diferença entre os conceitos de sexo e gênero.
Geografia

Brexit

Entenda o que foi o Brexit. Saiba como foram as negociações do Brexit. Veja quais países fizeram parte desse processo. Confira as consequências do Brexit.
História Geral

Envelhecimento populacional

Entenda o envelhecimento populacional. Conheça os impactos desse processo no futuro de um país e quais países estão mais inseridos nesse fenômeno demográfico.
Geografia

Envelhecimento populacional da Europa

Clique aqui, saiba quais são as causas e as consequências do envelhecimento da população da Europa e entenda por que esse fenômeno é motivo de preocupação.
Geografia

Fases do feminismo

A história do movimento feminista é dividida em três momentos.
Sociologia

Mulheres no mercado de trabalho

Clique aqui e entenda a importância, a história e a evolução da presença das mulheres no mercado de trabalho.
Sociologia

O IDH dos países europeus

Confira aqui a lista dos países europeus com maior e menor índice de IDH.
Geografia

Taxa de Fecundidade

Entenda o que é a taxa de fecundidade e como esse indicador populacional pode ser útil na análise de uma população.
Geografia

Teorias demográficas

Confira um resumo das principais teorias demográficas e fique por dentro dos debates a respeito do crescimento populacional.
Geografia

Xenofobia na Europa

Uma abordagem sobre o problema da xenofobia na Europa, com suas principais causas e características.
Geografia