Topo
pesquisar

Buraco Negro

Geografia

O buraco negro é formado no espaço sideral, existem vários tipos de buracos negros, dentre eles: buracos negros supermassivos, buracos negros estelares e mini buracos negros.
PUBLICIDADE

Buraco Negro é uma porção do espaço sideral onde se desenvolve uma elevadíssima força gravitacional, desse modo, nada sai dessa região. Essa força se forma a partir de matérias que flutuam sobre um corpo gravitacional.

Tendo em vista que nada escapa de um buraco negro, não podemos receber nada vindo dessa parte do universo. Diante dessa afirmativa, fica evidente que para a realização de estudos é preciso analisar a influência do buraco negro nas regiões próximas a ele.

Apesar de não ser possível a observação visual do corpo central do buraco negro, há maneiras de identificar a sua massa por meio de análises da medição da velocidade de nuvens de gás e poeira que orbitam nas proximidades. Existem vários tipos de buracos negros, dentre eles: buracos negros super massivos, buracos negros estelares e mini buracos negros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Esboço de um buraco negro
Esboço de um buraco negro

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Buraco Negro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/buraco-negro.htm. Acesso em 20 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola