Topo
pesquisar

Água gelada ajuda a emagrecer?

Física

Quando tomamos água gelada, nosso corpo consome calorias para aquecê-la, mas será que é possível emagrecer assim?
Existem estratégias mais inteligentes para a redução de gordura do que o consumo de água gelada
Existem estratégias mais inteligentes para a redução de gordura do que o consumo de água gelada
PUBLICIDADE

Ao ingerir água gelada, nosso corpo queima calorias, levando-a ao equilíbrio térmico com o corpo em uma temperatura de aproximadamente 37 ºC. Dessa forma, é natural imaginar que a ingestão de água gelada auxilie na perda de peso, mas esse conceito está errado.

Todos os alimentos que ingerimos nos fornecem a energia necessária para as funções vitais do organismo. Apesar de haver exceções, o corpo humano necessita, em média, de uma ingestão de 2000 kcal (quilocalorias) diárias. Na prática, isso significa que, se nosso corpo consome mais calorias do que ingerimos, emagrecemos.

Nesse contexto, qual é o impacto de um copo de água gelada sobre a nossa ingestão diária de calorias? Para isso, usaremos uma equação bastante conhecida: a equação fundamental da calorimetria, usada para o cálculo do calor sensível.

Na equação acima, Q é a quantidade de calor, que pode ser medida em calorias (cal) ou Joules (J); m é a massa do corpo em gramas (g); c é o calor específico da água em cal/g ºC (ou cal/g.K); e ΔT é a variação de temperatura sofrida pelo corpo em ºC ou K (a variação de temperatura nessas duas medidas é igual).

Com base na equação, vamos responder à seguinte pergunta: Quantas calorias são necessárias para aquecer um copo de água gelada a 4ºC, de 200 ml, até a temperatura de equilíbrio com o corpo humano (37 ºC)? O calor específico da água é de 1,0 cal/g ºC, o que significa que, para variar a temperatura de 1 g de água em 1ºC, consome-se 1 cal. Observe o cálculo a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No cálculo acima, utilizamos 200 g para a massa de água, pois a sua densidade é de 1,0 g/ml. O resultado indica que, se ingerirmos 200 ml de água a 4ºC, serão consumidas pelo menos 6,8 kcal (6800 cal). Em relação à ingestão calórica diária, de aproximadamente 2000 kcal, esse resultado é praticamente inexpressivo, pois representa menos de 1% (0,3%) das calorias totais que ingerimos.

Alguns cálculos indicam que, para emagrecermos 1 kg de gordura, é necessário consumir cerca de 7500 kcal realizando atividades físicas ou reduzindo a ingestão calórica. Para conseguir o mesmo feito com a ingestão de água gelada (a 4 ºC), seria necessário consumir cerca de 220 litros – uma quantidade impraticável, grande até mesmo para o período de um mês. Portanto, existem estratégias mais viáveis para perder gordura, como a diminuição da ingestão de calorias e a prática regular de exercícios físicos. Vale dizer que isso não implica reduzir o consumo de água, uma vez que ela é de extrema importância para todo o metabolismo do corpo.

Por Rafael Helerbrock
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "Água gelada ajuda a emagrecer?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/agua-gelada-ajuda-emagrecer.htm>. Acesso em 17 de novembro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola