Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dietas

Uma boa dieta contém uma dosagem equilibrada de certos elementos
Uma boa dieta contém uma dosagem equilibrada de certos elementos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Refere-se a tudo o que se come e se bebe durante o dia. Uma boa dieta contém uma dosagem equilibrada de certos elementos, como por exemplo: água, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais. Cada uma dessas substâncias tem uma função em nosso organismo:

• Água – transporta e dilui substâncias, faz parte das células, regula a temperatura, etc.;
• Proteínas – garantem a elasticidade, a estrutura e a consistência de cada célula;
• Gorduras – contêm ácidos graxos, substâncias fundamentais que precisam ser ingeridas, pois nosso organismo não consegue produzi-las;
• Vitaminas – são importantes para o crescimento, formação dos ossos, cicatrização, resistência a infecções e para o funcionamento geral do organismo;
• Sais minerais – os mais importantes são ferro, cálcio, fósforo, magnésio, iodo, sódio e potássio.

Dieta de emagrecimento - limitam as porções a um tamanho muito pequeno ou excluem completamente alguns alimentos; podem não ser eficientes em longo prazo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja a seguir alguns tipos de dietas de emagrecimento:

• Dieta de cardápio fixo: é uma lista de todos os alimentos que você irá comer. É uma dieta fácil de ser seguida já que os alimentos são escolhidos por e para você. No entanto, você terá poucas opções, sua alimentação será restrita.
• Dieta do ponto: nela os alimentos terão certa pontuação, para cada alimento comido você deve fazer a soma dos pontos, que não podem ultrapassar certa quantidade de calorias.
• Dieta dos Carboidratos: a pessoa só faz a ingestão de carboidratos.
• Dieta do Sangue: é uma dieta feita para cada tipo sanguíneo, pois preza os alimentos que possuem substâncias compatíveis ao sangue.

Qualquer dieta tem que ter acompanhamento médico para preservar a saúde, pois nem toda dieta atende às necessidades do organismo.
 

Por Eliene Percília

Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Dietas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/dietas.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante