Topo
pesquisar

Zabivaka: mascote da Copa do Mundo Rússia 2018

Educação Física

Zabivaka é o mascote da Copa do Mundo Rússia 2018. Ele é um lobo antropomórfico que tem o papel de animar os torcedores.
Zabivaka é o mascote da Copa do Mundo 2018, na Rússia
Zabivaka é o mascote da Copa do Mundo 2018, na Rússia
PUBLICIDADE

Você conhece o Zabivaka? Trata-se do mascote da Copa do Mundo Rússia 2018. Esse gracioso animal representa um lobo antropomórfico, ou seja, um lobo que possui características humanas. O mascote foi desenvolvido pela estudante de Design Ekaterina Bocharova e escolhido por votação popular, com 53% dos votos. Ele disputava a eleição com um tigre e um gato, que obtiveram, respectivamente, 27% e 20%.
 

O que significa Zabivaka? Qual a função do mascote?

O nome Zabivaka significa “aquele que marca o gol”, em russo. Sua função é animar os torcedores, convidando-os a acompanhar a Copa do Mundo. Além disso, os mascotes representados por animais nos fazem refletir a respeito das espécies que serviram de inspiração para sua criação, mostrando a necessidade de preservação.

Leia mais: Copa do Mundo de Futebol
 

Zabivaka é um lobo

Lobo-cinzento era a espécie de mamífero mais amplamente distribuída no mundo
Lobo-cinzento era a espécie de mamífero mais amplamente distribuída no mundo

Como dito anteriormente, Zabivaka representa um lobo. Existem diferentes tipos de lobo, sendo o cinzento um dos mais relevantes. No passado, os lobos-cinzentos eram a espécie de mamífero mais amplamente distribuída no mundo. Atualmente, no entanto, essa espécie já deixou de existir em algumas partes do globo. Segundo a International Union for Conservation of Nature (IUCN), atualmente, o lobo-cinzento encontra-se extinto em grande parte da Europa Ocidental, México e parte dos Estados Unidos.
 

Características dos lobos-cinzentos

O lobo-cinzento é um canídeo que vive em bandos, as alcateias. Geralmente, as alcateias são formadas por um casal reprodutivo, seus filhotes e alguns indivíduos que não se reproduzem. A alcateia ajuda a cuidar dos filhotes, os quais, nas primeiras semanas, ficam em tocas. No primeiro mês de vida, eles se alimentam de leite e, posteriormente, do alimento trazido pelos membros da alcateia.

Com aproximadamente oito meses de idade, começam a viajar com os outros lobos adultos. Quando completam um ano ou dois, eles podem sair do grupo e procurar um companheiro para formar outro bando. Esses animais podem viver cerca de 13 anos e atingem sua maturidade sexual com aproximadamente 3 anos de idade.

Lobos podem viver cerca de 13 anos
Lobos podem viver cerca de 13 anos

A comunicação acontece principalmente por meio de uivo. Esse sinal é usado em diferentes situações, como para alertar que algum perigo está próximo, comunicar ao grupo que uma caçada está começando/terminando ou, ainda, para avisar outros lobos que aquela região é território de outro grupo.

Os lobos são animais carnívoros que se alimentam principalmente de ungulados, como veados e alces. Sua alimentação é bastante variada, composta também por gado, carniça e, algumas vezes, lixo. Ataques a seres humanos são raros, sendo esse um comportamento não muito observado. Vale salientar, no entanto, que a destruição de seu habitat e a falta de alimento no ambiente natural acabam aumentando o contato entre esses animais e os seres humanos, o que pode favorecer ataques.


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Zabivaka: mascote da Copa do Mundo Rússia 2018"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/zabivaka-mascote-copa-mundo-russia-2018.htm>. Acesso em 21 de junho de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA