Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Símbolos da Copa do Mundo Rússia 2018

Mascote, bola, pôster e emblema formam a identidade visual e são os símbolos do Mundial da Rússia.

Mascote da Copa de 2018 é um lobo siberiano*
Mascote da Copa de 2018 é um lobo siberiano*
Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A identidade visual é um item importante na organização de um grande evento como a Copa do Mundo de Futebol. Cores, símbolos e objetos são escolhidos cuidadosamente para fornecer identidade para o país-sede do evento. No caso do Mundial de 2018, que será realizado na Rússia, os símbolos serão o emblema, o pôster, o mascote e a bola.

Tópicos deste artigo

Mascote

O mascote da Copa do Mundo da Rússia é um lobo siberiano que, como o próprio nome diz, é um animal típico da Sibéria, região que ocupa quase 80% do território russo. Ele recebeu o nome de “Zabivaka”, que significa “aquele que marca um gol”.

O Zabivaka foi escolhido em uma votação popular pela internet, que teve mais de um milhão de votos. O lobo siberiano ganhou com 53% dos votos, contra 27% do tigre e 20% do gato.

O mascote da Copa de 2018 veste uma bermuda vermelha e uma camiseta branca e azul, cores da Rússia, e usa um óculos que é comum em esportes com neve, como esqui e snowboard.

Emblema

O emblema da Copa da Rússia mostra um desenho da taça de campeão nas cores vermelho, ouro, azul e preto, cores da cultura russa. No topo da taça há três bolas azuis estreladas que representam o espaço, uma  referência à corrida espacial.

A Rússia, na época União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), foi o primeiro país a enviar um homem ao espaço (Yuri Gagarin). O emblema também homenageia o satélite russo Sputnik, o primeiro a orbitar o planeta Terra.

A empresa que desenhou o emblema disse também que a cor vermelha simboliza a propulsão dos foguetes espaciais e que as estrelas simbolizam a mágica do futebol e os “craques” do esporte.

   Emblema do Mundial de 2018 homenageia o
              pioneirismo russo no espaço
        (Crédito: arakio / Shutterstock.com)

Bola

Telstar 18
Bola da Copa do Mundo 2018 recebeu o nome de Telstar 18
(Crédito: Paparacy / Shutterstock.com)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A bola da Copa do Mundo de 2018 recebeu o nome de Telstar 18, em homenagem à bola do Mundial de 1970, que se chamava Telstar. Esse nome é uma referência à “estrela de televisão” (estrela em inglês é star e televisão é television).

A Telstar 18 é branca com detalhes pretos, como na bola que deu origem ao nome. Essas cores foram usadas na Copa de 1970 para destacar a bola nas transmissões de TV, que ainda eram sem cores.

Pôster

Pôster Rússia 2018

O pôster tem como destaque a imagem do goleiro russo Lev Yashin fazendo uma defesa. Yashin é considerado um dos melhores goleiros da história do futebol, sendo o único da posição a ganhar uma Bola de Ouro de melhor jogador do mundo. Yashin participou de quatro Copas (1958, 1962, 1966 e 1970) e faleceu em 1990, aos 61 anos.

A obra, criada pelo artista gráfico russo Igor Gurovich, tem inspiração nas propagandas do pós-construtivismo das décadas de 1920 e 1930. Esse estilo soviético é um dos mais importantes e reverenciados elementos da cultura da Rússia.


Por Adriano Lesme
Jornalista

* Crédito: Stanislav Samoylik / Shutterstock.com                                                                           Goleiro Yashin ilustra o pôster da Copa de 2018**
                                                                                                                                                                                                   (Crédito: FIFA)

Escritor do artigo
Escrito por: Adriano Lesme Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LESME, Adriano. "Símbolos da Copa do Mundo Rússia 2018"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/simbolos-copa-mundo-russia-2018.htm. Acesso em 23 de abril de 2024.

De estudante para estudante