PUBLICIDADE
A identidade visual é um item importante na organização de um grande evento como a Copa do Mundo de Futebol. Cores, símbolos e objetos são escolhidos cuidadosamente para fornecer identidade para o país-sede do evento. No caso do Mundial de 2018, que será realizado na Rússia, os símbolos serão o emblema, o pôster, o mascote e a bola.
Tópicos deste artigo
- 1 - Mascote
- 2 - Emblema
- 3 - Emblema do Mundial de 2018 homenageia o pioneirismo russo no espaço (Crédito: arakio / Shutterstock.com)
- 4 - Bola
- 5 - Pôster
Mascote
O mascote da Copa do Mundo da Rússia é um lobo siberiano que, como o próprio nome diz, é um animal típico da Sibéria, região que ocupa quase 80% do território russo. Ele recebeu o nome de “Zabivaka”, que significa “aquele que marca um gol”.
O Zabivaka foi escolhido em uma votação popular pela internet, que teve mais de um milhão de votos. O lobo siberiano ganhou com 53% dos votos, contra 27% do tigre e 20% do gato.
O mascote da Copa de 2018 veste uma bermuda vermelha e uma camiseta branca e azul, cores da Rússia, e usa um óculos que é comum em esportes com neve, como esqui e snowboard.
Emblema
O emblema da Copa da Rússia mostra um desenho da taça de campeão nas cores vermelho, ouro, azul e preto, cores da cultura russa. No topo da taça há três bolas azuis estreladas que representam o espaço, uma referência à corrida espacial.
A Rússia, na época União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), foi o primeiro país a enviar um homem ao espaço (Yuri Gagarin). O emblema também homenageia o satélite russo Sputnik, o primeiro a orbitar o planeta Terra.
A empresa que desenhou o emblema disse também que a cor vermelha simboliza a propulsão dos foguetes espaciais e que as estrelas simbolizam a mágica do futebol e os “craques” do esporte.
Emblema do Mundial de 2018 homenageia o
pioneirismo russo no espaço
(Crédito: arakio / Shutterstock.com)
Bola
Bola da Copa do Mundo 2018 recebeu o nome de Telstar 18
(Crédito: Paparacy / Shutterstock.com)
A bola da Copa do Mundo de 2018 recebeu o nome de Telstar 18, em homenagem à bola do Mundial de 1970, que se chamava Telstar. Esse nome é uma referência à “estrela de televisão” (estrela em inglês é star e televisão é television).
A Telstar 18 é branca com detalhes pretos, como na bola que deu origem ao nome. Essas cores foram usadas na Copa de 1970 para destacar a bola nas transmissões de TV, que ainda eram sem cores.
Pôster
O pôster tem como destaque a imagem do goleiro russo Lev Yashin fazendo uma defesa. Yashin é considerado um dos melhores goleiros da história do futebol, sendo o único da posição a ganhar uma Bola de Ouro de melhor jogador do mundo. Yashin participou de quatro Copas (1958, 1962, 1966 e 1970) e faleceu em 1990, aos 61 anos.
A obra, criada pelo artista gráfico russo Igor Gurovich, tem inspiração nas propagandas do pós-construtivismo das décadas de 1920 e 1930. Esse estilo soviético é um dos mais importantes e reverenciados elementos da cultura da Rússia.
Por Adriano Lesme
Jornalista
* Crédito: Stanislav Samoylik / Shutterstock.com Goleiro Yashin ilustra o pôster da Copa de 2018**
(Crédito: FIFA)