Topo
pesquisar

Copa do Mundo: Rússia 2018

Educação Física

Mundial de Futebol de 2018 reuniu 32 seleções em 11 cidades da Rússia, entre 14 de junho e 15 de julho. França foi a seleção campeã.
PUBLICIDADE

A Copa do Mundo de Futebol de 2018 foi disputada na Rússia, o maior país do mundo, entre os dias 14 de junho e 15 de julho. O torneio teve a participação de 32 nações, incluindo o Brasil, com jogos em 11 cidades e 12 estádios. 

A definição da sede da 21ª edição do torneio aconteceu em dezembro de 2010, em uma disputa com outras três candidaturas de países europeus: Inglaterra; Portugal e Espanha; Holanda e Bélgica. Na mesma ocasião, ficou definido que o Catar vai receber a Copa de 2022.

Ao todo, foram disputados 64 jogos nas cidades de Moscou, São Petersburgo, Samara, Kazan, Ecaterimburgo, Sochi, Kaliningrado, Saransk, Volgogrado, Rostov e Nizhny Novgorod. A capital Moscou recebeu jogos em dois estádios.

Participantes

As 32 seleções participantes, com exceção da Rússia, conseguiram a vaga na Copa do Mundo de 2018 por meio de competições continentais eliminatórias. A Rússia ganhou a vaga por ser o país-sede do evento, assim como aconteceu com o Brasil na Copa de 2014.

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) determina a quantidade de vagas para cada continente. Veja:

África: 5 vagas (Tunísia, Nigéria, Marrocos, Senegal e Egito)

Ásia: 4 vagas + 1 repescagem (Irã, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita + Austrália)

América Central e do Norte: 3 vagas + 1 repescagem (México, Costa Rica, Panamá + Honduras)

América do Sul: 4 vagas + 1 repescagem (Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia + Peru)

Europa: 13 vagas (França, Portugal, Alemanha, Sérvia, Polônia, Inglaterra, Espanha, Bélgica, Islândia, Suíça, Croácia, Suécia e Dinamarca)

Oceania: 1 vaga repescagem (Nova Zelândia)

No caso da Copa do Mundo de 2018, ficaram definidos os seguintes confrontos pela repescagem:

América Central e do Norte (Honduras) x Ásia (Austrália): Austrália vencedor

América do Sul (Peru) x Oceania (Nova Zelândia): Peru vencedor

A Austrália compete nas eliminatórias asiáticas por ter um nível muito superior aos seus vizinhos de continente. Para se ter uma ideia, quando a Austrália competia nas eliminatórias da Oceania, era comum um placar de 30 a 0. O mesmo acontece na América do Sul, onde Guiana Francesa, Guiana e Suriname competem pela América Central.

Grupos Copa 2018
Brasil fez parte do grupo E, junto com Suíça, Costa Rica e Sérvia
Clique na imagem para ampliar

Jogos

As 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo da Rússia foram divididas em oito grupos. O Brasil ficou no grupo E junto com Suíça, Costa Rica e Sérvia.

Os dois primeiros lugares de cada grupo se classificaram para a fase eliminatória, popularmente chamada de mata-mata, na qual duas equipes se enfrentam para decidir quem avança para a próxima etapa. A primeira fase eliminatória foram as oitavas de final, depois vieram as quartas de final, a semifinal e, por fim, a tão esperada final, que foi realizada no dia 15 de julho em Moscou.

Participação do Brasil

O primeiro jogo do Brasil foi no dia 17 de junho contra a Suíça, quando empatou em 1 a 1. A seleção foi desclassificada nas quartas de final por ter perdido de 2x1 para a Bélgica, no dia 6 de julho, terminando a competição na 6ª posição. Veja todos os jogos do Brasil:

Fase de grupos
- Brasil 1x1 Suíça
- Brasil 2x0 Costa Rica
- Brasil 2x0 Sérvia

Oitavas de final
- Brasil 2x0 México

Quartas de final
- Brasil 1x2 Bélgica

Campeã

A França foi a campeã da Copa do Mundo de 2018, vencendo na final a Croácia pelo placar de 4x2. A terceira posição ficou com a Bélgica, ao vencer a Inglaterra por 2x0. Foi o segundo título mundial da França, que ganhou pela primeira vez em 1998, quando derrotou o Brasil na final por 3x0.

Bola

A bola da Copa do Mundo de 2018 recebeu o nome de Telstar 18, em homenagem à bola do Mundial de 1970. A Telstar 18 é branca com detalhes pretos, como na bola que deu origem ao nome.

Mascote

O mascote da Copa do Mundo da Rússia é um lobo siberiano que, como o próprio nome diz, é um animal típico da Sibéria, região que ocupa quase 80% do território russo. Ele recebeu o nome de “Zabivaka”, que significa “aquele que marca um gol”.
 

Por Adriano Lesme
Jornalista

21ª edição da Copa do Mundo de Futebol será na Rússia
21ª edição da Copa do Mundo de Futebol será na Rússia

Listagem de Artigos

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola