Topo
pesquisar

Sochi (Rússia)

Geografia

A cidade de Sochi, na Rússia, consolidou-se como um dos novos polos de atração populacional e de recursos após sediar grandes eventos esportivos.
A localização de Sochi, próxima ao Mar Negro, tornou essa cidade uma das mais belas de toda a Rússia
A localização de Sochi, próxima ao Mar Negro, tornou essa cidade uma das mais belas de toda a Rússia
PUBLICIDADE

A cidade de Sochi está localizada na porção sudoeste do território russo e possui cerca de 360 mil habitantes, distribuídos em 3.505 km. Está localizada a aproximadamente 1620 km da capital da Rússia, Moscou.

Ocupando a porção do território russo com as menores latitudes, a cidade de Sochi possui clima mais ameno. As temperaturas variam entre 2°C e 27º C. O período mais quente do ano na cidade estende-se de junho a setembro, com temperaturas médias diárias acima dos 23ºC. A estação mais fria do ano concentra-se entre os meses de dezembro e março, com médias inferiores a 12°C.

Localizada entre o litoral do Mar Negro e as montanhas nevadas do Cáucaso, a cidade de Sochi possui uma extensão de 145 km e consolidou-se como um ponto turístico bastante procurado pelos russos de outras partes do país, assim como turistas de outras nacionalidades, que desejam alternativas ao frio agudo experimentado no norte da Europa. A cidade era também reduto de descanso de importantes personalidades russas, como Stalin e Nicolau II.

Conhecida também como “Riviera Russa” por sua diversidade de estilos, frequentadores e, sobretudo, valores, a cidade de Sochi possui um dos maiores valores de imóveis e hospedagem de toda a Rússia e tem-se modernizado de modo acelerado em função dos elevados investimentos que tem recebido por causa dos megaeventos esportivos que passou a sediar nos últimos anos.


Sochi e o investimento em grandes eventos esportivos

A cidade de Sochi, na Rússia, tem passado por transformações em razão dos grandes eventos esportivos que tem sediado

A cidade de Sochi, na Rússia, tem passado por transformações em razão dos grandes eventos esportivos que tem sediado

A cidade de Sochi passou a figurar entre as cidades mais destacadas na mídia após 2014, quando sediou os Jogos Olímpicos de Inverno, ocorridos em fevereiro daquele ano. Em outubro de 2014, a cidade sediou seu primeiro circuito de Fórmula 1. Além disso, ela foi uma das onze cidades-sede escolhidas para a Copa do Mundo de Futebol de 2018. Somente para os Jogos Olímpicos de Inverno, estima-se que o país investiu, entre todas as cidades-sede, cerca de 100 bilhões de reais em toda a infraestrutura necessária para abrigar um evento dessa magnitude. Os gastos com a Copa do Mundo de futebol ultrapassaram os 38 bilhões de reais, distribuídos entre as onze cidades-sede.

Todo esse investimento tem promovido uma verdadeira revolução no país e na cidade de Sochi. Com a construção de uma nova ferrovia que corta todo o país e a implantação de novas estruturas de comunicação e integração dos meios de transporte, o legado dos eventos esportivos na Rússia tem transformado a paisagem do país e inserido a cidade de Sochi definitivamente no cenário esportivo mundial.

Por Hugo Mota
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOTA, Hugo. "Sochi (Rússia)"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sochi-russia.htm>. Acesso em 20 de agosto de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA