Topo
pesquisar

Fórmula 1

Educação Física

Fórmula 1 - Um esporte elitizado que atrai olhos de todos os lugares do mundo
Fórmula 1 - Um esporte elitizado que atrai olhos de todos os lugares do mundo
PUBLICIDADE

Entre todos os tipos de esporte de velocidade sobre quatro rodas, a Fórmula 1 é, sem dúvida, aquele que apresenta maior público, prêmio, luxo e glamour. Trata-se de um evento curioso porque, ao contrário de qualquer outro esporte onde é o atleta o centro das atenções, na Fórmula 1 a estrela é o carro. É claro que os pilotos fazem a sua parte, mas é preciso lembrar que a parte deles serve para mostrar a potencialidade da máquina que ele dirige.

Mais curioso ainda é pensar como um esporte tão elitizado atrai olhos de todos os lugares do mundo. Qualquer piloto de Fórmula 1 inicia sua carreira dirigindo um kart que, embora acessível para algumas pessoas, é um lazer bastante caro para muitas delas. Ou seja, se até um simples kart não é acessível à maioria da população mundial, imagine então uma Fórmula 1? No autódromo de Interlagos, em São Paulo, onde acontece o Grande Prêmio do Brasil, o ingresso mais barato custa quase R$ 400 e o mais caro quase R$ 15 mil. Resumindo, é realmente uma minoria que consegue apreciar esse esporte ao vivo.

Mesmo assim, todos os anos o campeonato de Fórmula 1 é transmitido na televisão brasileira e com um índice bastante significativo de audiência. E o Brasil apresenta-se como o terceiro lugar na lista de países com maior número de campeonatos mundiais conseguidos, perdendo apenas para a Inglaterra, com 16 títulos, e Alemanha, com 11. O Brasil possui oito títulos, três conquistados por Ayrton Senna, três por Nelson Piquet e dois por Emerson Fittipaldi.

Início

Os campeonatos de Fórmula 1, organizados pela FIA – Federação Internacional de Automobilismo – iniciaram-se em 1950, como uma reformulação dos Grandes Prêmios europeus disputados no início do século XX. Na primeira década dos campeonatos havia uma cor de carro designada para cada país que disputava a prova. Assim, os alemães tinham carro branco, os franceses azuis, verdes para os ingleses e os vermelhos eram italianos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A década de 60 foi marcada pela fabricação artesanal de carros vencendo provas sobre as grandes empresas que já despontavam ali. No entanto, esse episódio durou pouco. Logo depois, as grandes montadoras de automóveis já despontavam com melhores desempenhos na pista. Assim, esse monopólio das grandes montadoras sobre o esporte vem se tornando cada vez mais forte com o passar do tempo.

Atualidade

Atualmente, uma temporada de Fórmula 1 é composta por 21 Grandes Prêmios, que são distribuídos entre março e novembro, de modo que cada um deles seja disputado em uma pista diferente. É bom lembrar que as pistas em que as disputas ocorrem podem sofrer variações de temporada para temporada. No que se refere ao ano de 2016, os Grandes Prêmios foram realizados nos seguintes locais: Austrália, Bahrein, China, Rússia, Espanha, Malásia, Espanha, Mônaco, Canadá, Arzebaijão, Áustria, Reino Unido, Hungria, Alemanha, Bélgica, Itália, Cingapura, Malásia, Japão, Estados Unidos, México, Brasil e Emirados Árabes. Deve-se destacar as provas disputadas no Bahrein e em Cingapura, que são realizadas à noite. Além desses, o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, começa à tarde e termina sem a luz solar.

O piloto campeão da temporada de 2018 foi o inglês Lewis Hamilton, piloto da equipe Mercedes. Atualmente, nenhum piloto brasileiro compete na Fórmula 1.

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Esportes - Educação Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Fórmula 1"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/formula-1.htm. Acesso em 17 de junho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola