PUBLICIDADE
Os Rallys são competições automobilísticas que se utilizam de veículos intactos ou modificados, caracterizadas por se ambientarem em locais abertos. A equipe é composta pelo piloto, responsável pela direção do automóvel, e pelo copiloto, cuja função é a de navegação.
A princípio, os rallys podem ser de dois tipos: o primeiro, e mais tradicional, é o rally de estrada, que ocorre em estradas de tráfego comum, cujo objetivo não é a velocidade, mas sim, a navegação e o controle do tempo de prova. O segundo tipo é o rally de estágio, que hoje é utilizado na categoria profissional, em que a equipe parte de um determinado ponto e deve atingir outro lugar determinado. Em geral, uma prova de rally de estágio dura vários dias, e os trechos (estágios) a serem percorridos incluem condições físicas bastante diferentes, que podem conter desde mata semifechada até trechos com gelo e neve.
O órgão internacional responsável pelas provas desse esporte é a Federação Internacional de Automobilismo – FIA. É de sua organização o Campeonato Mundial de Rally. No entanto, a prova mais tradicional, mundialmente falando, é o Paris-Dakar, circuito disputado desde o ano de 1979. No Brasil, a competição que mais apresenta destaque é o Rally dos Sertões, iniciado em 1993, e teve como percurso inicial o trecho Campos do Jordão (SP) a Natal (RN), totalizando 3.500 quilômetros.
Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP