Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Copa Sul-Americana

A Copa Sul-Americana é o segundo torneio mais importante de clubes de futebol da América do Sul.

Bola de futebol da Conmebol e logo da Copa Sul-Americana em primeiro plano; ao fundo, estádio de futebol.
A Conmebol é a instituição responsável pela Copa Sul-Americana. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Copa Sul-Americana é a segunda competição de futebol mais importante da América do Sul (a principal é a Copa Libertadores da América). Participam da Copa Sul-Americana clubes de futebol de países sul-americanos como o Brasil, Argentina, Chile e Equador.

Criado em 2002, o torneio é realizado anualmente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A competição substituiu outros torneios que foram realizados anteriormente, como a Copa Conmebol e a Supercopa Sul-Americana.

Leia também: Futebol — tudo sobre o esporte mais praticado no Brasil e no mundo

Tópicos deste artigo

História da Copa Sul-Americana

A Copa Sul-Americana foi criada em 2002 para substituir outras competições semelhantes que já haviam sido realizadas pela Conmebol. A Supercopa Sul-Americana, também conhecida como Supercopa Libertadores, foi a primeira competição anual de futebol realizada pela Conmebol.

Entre as antecessoras da Copa Sul-Americana, estão:

  • Supercopa Sul-Americana: 1988 a 1997;

  • Copa Conmebol: 1992 a 1999;

  • Copas Mercosul e Merconorte: 1998 a 2001.

Até o ano de 2017, a Copa Sul-Americana era realizada no segundo semestre, enquanto a Copa Libertadores da América acontecia no primeiro semestre. Após uma reformulação na organização, os torneios passaram a acontecer simultaneamente ao longo do ano.

O vencedor da Copa Sul-Americana disputa a Recopa Sul-Americana contra o campeão da Libertadores do mesmo ano. Além disso, o time campeão garante vaga no principal torneio de futebol da América Latina, a Libertadores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona a Copa Sul-Americana?

A Copa Sul-Americana passou por uma reformulação em seu funcionamento. As mudanças foram anunciadas no final de 2022 pela Conmebol. Na competição, há a realização de duas partidas para cada duelo em algumas fases.

Cada time joga contra o oponente tanto no local de origem do clube quanto na condição de visitante. Atualmente, a partida única ocorre somente na primeira fase e na final do torneio.

Jogador chutando a bola no campo, em jogo da Copa Sul-Americana; ao fundo, jogador do time adversário e o juiz.
As equipes disputam contra rivais do mesmo país e de países diferentes à medida que avançam nas etapas. [2]

Etapas da Copa Sul-Americana

  • Primeira fase: equipes de vários países disputam vagas para a fase de grupos do torneio. Nessa etapa, as partidas são únicas, e cada clube entra em campo contra um único rival do mesmo país. No ano de 2023, times do Brasil e Argentina não participaram dessa fase. Sendo assim, as seis equipes de cada país já garantiram as vagas na fase de grupos.

  • Fase de grupos: 32 equipes se dividem em oito grupos de quatro times de cada. Os primeiros colocados avançam de forma direta para as oitavas de final. Entram na fase de grupos da Copa Sul-Americana os quatro eliminados na terceira fase da Libertadores.

  • Playoff: essa é a nova etapa da Copa Sul-Americana, que passou a ser adotada a partir de 2023. Ela é realizada antes das oitavas de final e após a fase de grupos. Antes dessa mudança, os segundos colocados da fase de grupos da competição eram eliminados do torneio. Agora, eles têm mais uma chance de continuar, entrando em campo contra os terceiros colocados da Copa Libertadores da América. Os vencedores do playoff enfrentam os primeiros colocados da fase de grupos nas oitavas de final.

  • Oitavas, quartas e semifinal: nessas etapas, os clubes entram em campo no famoso mata-mata, isto é, aquele que perde é eliminado da competição.

  • Final: a final da Copa Sul-Americana era disputada em duas partidas (ida e volta) até o ano de 2018. Desde 2019, a final do torneio passou a ser realizada em uma única partida.

Veja também: Copa América — o torneio de futebol que acontece entre as seleções da América do Sul

Campeões da Copa Sul-Americana

Confira a relação dos clubes de futebol campeões da Copa Sul-Americana:

Ano

Time campeão

País

2002

San Lorenzo

Argentina

2003

Cienciano

Peru

2004

Boca Juniors

Argentina

2005

Boca Juniors

Argentina

2006

Pachuca

México

2007

Arsenal

Argentina

2008

Internacional

Brasil

2009

LDU

Equador

2010

Independiente

Argentina

2011

Universidad de Chile

Chile

2012

São Paulo

Brasil

2013

Lanús

Argentina

2014

River Plate

Argentina

2015

Independiente Santa Fé

Colômbia

2016

Chapecoense

Brasil

2017

Independiente

Argentina

2018

Atlético-PR

Brasil

2019

Independiente del Valle

Equador

2020

Defensa y Justicia

Argentina

2021

Atlético-PR

Brasil

2022

Independiente del Valle

Equador

 

A Argentina é o país com o maior número de títulos na Copa Sul-Americana. Até o ano de 2022, foram nove, conquistados por seis clubes diferentes. Em seguida vem o Brasil, com cinco títulos, dos times Atlético Paranaense, São Paulo, Internacional e Chapecoense.

Jogadores do Atlético Paranaense comemorando em campo de futebol.
O Atlético-PR é o time brasileiro com mais títulos na Copa Sul-Americana de Futebol. [3]

Observação: A lista de campeões acima não contém os times vencedores de competições antecessoras da Copa Sul-Americana.

Saiba mais: Brasileirão — principal competição do futebol nacional

Premiação da Copa Sul-Americana

A premiação da Copa Sul-Americana pode ultrapassar o valor de R$ 400 milhões. O valor é pago ao longo do torneio pela Conmebol.

Onde assistir a Copa Sul-Americana?

No Brasil, é possível acompanhar a Copa Sul-Americana pelo SBT, na TV aberta. No caso da emissora de Silvio Santos, os direitos de exibição da 22ª edição em 2023 estão garantidos. Em planos de assinatura, canais e streaming é possível assistir à competição pela Conmebol TV, ESPN, Star e Paramount+.

Créditos das imagens

[1], [2] e [3] A.PAES / Shutterstock

 

Por Lucas Afonso
Jornalista

Escritor do artigo
Escrito por: Lucas Afonso Jornalista pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Internacional (Uninter).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

AFONSO, Lucas. "Copa Sul-Americana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/copa-sulamericana.htm. Acesso em 29 de maio de 2024.

De estudante para estudante