Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Copa Sul-Americana

Educação Física

Troféu da Copa Sul-Americana
Troféu da Copa Sul-Americana
PUBLICIDADE

A Copa Sul-Americana é o segundo torneio mais importante da América do Sul, perdendo em importância apenas para a Copa Libertadores da América. Essa competição substituiu competições anteriores com formatos idênticos ou parecidos, como a Supercopa, a Conmebol, a Mercosul e, finalmente, está sendo disputada com o rótulo de Copa Nissan Sul-Americana, devido ao patrocínio da montadora Nissan para a organização do campeonato.

Como o Brasil sempre teve times de futebol muito fortes, eram poucos os que queriam participar desse campeonato, disputado sempre nos segundos semestres. Desde o ano de 2002, quando a Copa Sul-Americana passou a ser disputada com esse nome, o campeão da competição era convidado a disputar a Recopa. Com o crescimento de sua importância, o ano de 2010 foi decisivo para essa competição ganhar ainda mais respeito dos clubes: o campeão ganha uma vaga para disputar a Copa Libertadores da América no ano seguinte.

Para os times brasileiros, essa competição se apresenta como uma alternativa na conquista de vagas para a Libertadores, caso o time não esteja fazendo uma boa campanha no Campeonato Brasileiro. Essas foram as apostas de dois times brasileiros em 2010: o Palmeiras e o Goiás. O Palmeiras, até a penúltima rodada do campeonato brasileiro, encontrava-se em décimo lugar na competição, e o Goiás, em vigésimo lugar, o que lhe colocou em posição de rebaixamento para a série B. Entretanto, para a surpresa de todos, o Goiás garantiu sua vaga na final da competição e com vantagem sobre o time adversário, o Independiente, time argentino. Ainda que o Independiente tenha vencido a Sul-Americana, apenas o fato de um time rebaixado para a série B do campeonato brasileiro ter tido a chance de disputar a Copa Libertadores da América em 2011 comprova o valor que a Copa Sul-Americana tem hoje para o Continente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A seguir será disponibilizada uma lista especificando o ano do campeonato, o clube campeão e a que país pertence:

2002 – São Lorenzo – Argentina;

2003 – Cienciano – Peru;

2004 – Boca Juniors – Argentina;

2005 – Boca Juniors – Argentina;

2006 – Pachuca – México;

2007 – Arsenal de Sarandí – Argentina;

2008 – Internacional – Brasil;

2009 – LDU Quito – Equador;

2010 – Independiente (Argentina).

Uma curiosidade interessante sobre esse campeonato é que o único clube a vencer a Copa Sul-Americana invicto foi o Internacional, time brasileiro.

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Futebol - Esportes - Educação Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Copa Sul-Americana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/copa-sulamericana.htm. Acesso em 30 de novembro de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça a história da Copa América e seu nome de fundação. Veja todos os países que já participaram do torneio, além do novo formato da competição.
Saiba como surgiu a ideia de criar a Copa América, além de conhecer os nomes e principais personagens da principal competição de clubes da América do Sul.