Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O porquê da cor da urina

De onde provém a cor da urina?
De onde provém a cor da urina?
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A urina é a prova de que nossos rins estão funcionando corretamente, é resultado do trabalho de purificação do sangue. Ela possui várias características como, por exemplo, sabor salgado e cor amarela. A primeira delas se explica pelo fato de a urina reter o sal da corrente sanguínea, e a segunda tem sua origem na incrível função do organismo de se livrar de substâncias nocivas à nossa saúde.

A cor amarela de seu “xixi”, assim como a urina é popularmente chamada, tem origem em seus componentes. A amônia (proveniente das células) e a bilirrubina (originada no romper da hemoglobina) são substâncias indesejáveis em nosso corpo, daí mais uma tarefa para nossos filtros, os rins, que se encarregam de converter a amônia em ureia e a bilirrubina em urobilinogênios. Esses últimos dão a cor amarela à nossa urina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A água que ingerimos tem o poder de diluir os urobilinogênios, tornando a urina mais clarinha, mas se ela está apresentando uma cor forte (amarelo escuro), é bem provável que você esteja ingerindo pouco líquido. Trate de tomar mais água e se o problema não for resolvido, procure um médico.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "O porquê da cor da urina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-porque-cor-urina.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante