Topo
pesquisar

Anorexia nervosa

Doenças e patologias

PUBLICIDADE

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que afeta, com maior frequência, o sexo feminino. A pessoa com esse problema de saúde apresenta uma acentuada perda de peso, associada a comportamentos extremos em relação à nutrição. Além disso, é comum haver também um medo exagerado de engordar e uma visão distorcida do próprio corpo.

O que é a anorexia nervosa?

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que se caracteriza por alterações extremas no hábito alimentar do indivíduo, associadas a comportamentos que visam à perda de peso. Na anorexia nervosa, o indivíduo alimenta-se mal, geralmente fazendo dietas restritivas extremas e ficando grande períodos em jejum. Pode também fazer uso de medicamentos laxativos (que estimulam a eliminação das fezes) e inibidores de apetite, bem como provocar vômitos e praticar exercícios de forma exagerada.

Na anorexia nervosa, o indivíduo apresenta uma versão distorcida do seu corpo.
Na anorexia nervosa, o indivíduo apresenta uma versão distorcida do seu corpo.

Vale destacar que pessoas com anorexia nervosa recusam-se a manter o peso dentro dos limites considerados normais para idade e para a altura. A Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10) considera as pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) inferior ou igual a 17,5 kg/m2 como sugestivas de estarem com anorexia. Nessas pessoas, não há perda de apetite, mas sim um controle totalmente voluntário a respeito da quantidade de alimento que deve ser ingerida. Esse distúrbio afeta, principalmente, adolescentes e adultos jovens do sexo feminino.

Leia também: Limitações do IMC

Tipos de anorexia nervosa

  • Tipo restritivo: o paciente apresenta, principalmente, comportamentos exagerados com relação ao controle da alimentação e à prática de exercícios a fim de obter o emagrecimento. No que diz respeito à alimentação, o indivíduo realiza, por exemplo, dietas muito restritivas, alimenta-se poucas vezes ao dia e permanece longos períodos sem se alimentar.

Na anorexia nervosa, o indivíduo possui práticas de alimentação inadequadas a fim de garantir a perda de peso.
Na anorexia nervosa, o indivíduo possui práticas de alimentação inadequadas a fim de garantir a perda de peso.
  • Tipo compulsão periódica/purgativa: o indivíduo apresenta comportamentos não apenas relacionados com a redução da alimentação e prática constante de exercícios, mas também realiza uso abusivo de laxantes e de inibidores de apetite, além de induzir vômitos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quadro clínico da anorexia nervosa

Pessoas com anorexia nervosa apresentam, geralmente, uma distorção da sua imagem corporal, achando-se gordas, mesmo quando estão magras. Além disso, verifica-se um medo exagerado de engordar.

Uma visão distorcida do corpo pode causar inúmeros problemas ao indivíduo.
Uma visão distorcida do corpo pode causar inúmeros problemas ao indivíduo.

As mulheres com anorexia podem apresentar ainda a amenorreia, ou seja, a ausência de menstruação. Nessas pacientes, é comum que a menstruação não ocorra por pelo menos três ciclos menstruais seguidos. Além disso, a pessoa pode apresentar edema nos membros inferiores, constipação intestinal, baixa temperatura do corpo e cianose (coloração azul-arroxeada da pele ou mucosas).

Veja a seguir alguns dos sinais clínicos e sintomas que podem ser observados em uma pessoa com anorexia nervosa:

Sinais e sintomas relacionados com a anorexia nervosa

Ausência de menstruação (amenorreia)

Baixa temperatura corporal

Bradicardia (batimentos cardíacos lentos)

Cianose do leito ungueal (parte debaixo das unhas)

Complicações decorrentes da realização excessiva de exercícios

Depressão

Dificuldade de concentração

Dores de cabeça

Edema (inchaço) nos membros inferiores

Hiperatividade

Hipotensão (pressão baixa)

Osteoporose em pessoas jovens

Perda de cabelo

Perda de peso sem causa conhecida


Leia também: Depressão

Complicações da anorexia nervosa

A anorexia nervosa pode desencadear consequências graves, uma vez que o organismo passa a receber nutrientes de maneira insuficiente para suprir suas necessidades. São exemplos de problemas de saúde que podem ser ocasionados: anemia, desequilíbrio eletrolítico, constipação, redução do nível de alguns hormônios e aumento de outros, edema, hipoglicemia, atraso no desenvolvimento puberal, alterações na função hepática, osteoporose, hipocalemia (baixa quantidade de potássio), convulsão, falência cardíaca, arritmia, entre outros. Vale destacar que a anorexia, se não tratada, pode até mesmo levar à morte.

Leia também: Recomendações para uma alimentação saudável

Tratamento da anorexia nervosa

O tratamento da anorexia nervosa visa, principalmente, a restabelecer os padrões adequados de alimentação e fazer com que o paciente perceba-se como ele realmente é. Geralmente pacientes com anorexia nervosa necessitam de internação, uma vez que restabelecer a alimentação de maneira correta pode ser complicado em alguns casos, e o paciente pode estar muito debilitado. O uso de medicamentos para tratar quadros psiquiátricos associados ao problema pode ser recomendado.

É importante deixar claro que o tratamento da anorexia nervosa é complexo e requer uma equipe formada por vários profissionais, tais como psicólogos, psiquiatras e nutricionistas. Além disso, é fundamental a orientação dos familiares, para que eles possam compreender melhor o processo e dar suporte ao paciente.

Anorexia x bulimia

A bulimia nervosa, assim como a anorexia nervosa, é um transtorno alimentar em que a pessoa busca perder peso. Na bulimia, há uma compulsão na ingestão de alimentos e posterior utilização de métodos para evitar o ganho de peso, como uso de laxantes e indução de vômitos. É comum também haver um sentimento de culpa no indivíduo por não ser capaz de controlar seus impulsos.
 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Anorexia nervosa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/anorexia.htm. Acesso em 20 de novembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
A vigorexia pode desenvolver obsessão por um corpo musculoso
Psicologia Vigorexia
Provocar vômitos após alta ingestão de calorias é uma característica comportamental da bulimia
Psicologia Bulimia
Após compulsão alimentar, as pessoas que sofrem desse transtorno alimentar induzem o vômito, ato seguido por sentimentos de culpa
Doenças e patologias Bulimia
Ter uma alimentação saudável é imprescindível para uma boa saúde
Saúde na escola Alimentação saudável
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola