Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Atividades para o Dia das Crianças

Entre as dicas de atividades para o Dia das Crianças estão: plantar árvores, reunir a família para jogar, visitar museus e espaços culturais, dançar, colorir e contar histórias.

Família reunida brincando com jogo de madeira, uma das opções de atividades para o Dia das Crianças.
Reunir a família para jogar é uma das opções de atividades para o Dia das Crianças.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As atividades para o Dia das Crianças podem ser realizadas em diversos espaços e envolver diferentes vivências, como brincadeiras, jogos educativos, relação com natureza e movimento corporal. A família e profissionais da educação podem desenvolver e aplicar essas dinâmicas para as crianças.

Entre as atividades que podem ser feitas, estão: visitar parques, espaços naturais, executar jogos que desenvolvam habilidades cognitivas, fazer atividades de cooperação, plantar plantas e árvores, coletar lixo em espaços públicos, assistir a filmes e seriados e visitar espaços culturais que contam a história do lugar onde se vive.

Leia também: Você sabe como surgiu o Dia das Crianças?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre atividades para o Dia das Crianças

  • As atividades do Dia das Crianças podem promover diversão, desenvolver a relação das crianças com a natureza, estimular habilidades cognitivas e movimento corporal.

  • Algumas atividades que podem ser feitas no Dia das Crianças são: plantar mudas de árvores, visitar museus, fazer passeios na zona rural, realizar um sarau, dançar, jogar, assistir a filmes infantis, desenhar, colorir, contar histórias, entre outras.

  • Brincadeiras com músicas e cantigas populares, jogos de adivinhação e raciocínio, confecção de brinquedos e instrumentos musicais também são opções de atividades para fazer com as crianças nessa data.

O que fazer no Dia das Crianças?

Para o Dia das Crianças, as atividades a serem realizadas podem auxiliar em objetivos importantes para o desenvolvimento das crianças, além de aprimorar aspectos como conscientização ambiental e conhecimento sobre sua ancestralidade. Veja, abaixo, atividades para fazer no Dia das Crianças.

Plantar mudas de árvores

Menina negra plantando mudas, uma das opções de atividades para o Dia das Crianças.
Plantar mudas de árvores é uma atividade de educação ambiental.

Uma forma de abordar a sustentabilidade e a educação ambiental é reunir crianças para um mutirão de plantio de mudas de árvores. Os adultos são responsáveis por definir de forma correta e qual o espaço adequado para a atividade. Além de trabalhar o senso de cuidado com a natureza, essa ação reforça a importância de preservar o meio ambiente e fazer isso de forma coletiva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Visitar museus e espaços culturais

A visita a museus e espaços culturais localizados na cidade de residência possibilita às crianças conhecerem a história do local onde vivem, aspectos importantes para se aproximar e aprender sobre os costumes e características culturais. Nessa atividade, pode ser trabalhada uma forma de explicar de maneira mais didática sobre o espaço e o que está sendo visitado.

Alguns museus e instituições apresentam profissionais e atividades direcionados para o público infantil, o que contribui para o resultado da proposta, já que as crianças terão auxílio de guias específicos para atendê-las. Hoje em dia é comum exposições imersivas e interativas. Elas poderão garantir um maior engajamento por parte das crianças na atividade que está sendo proposta, já que são mais lúdicas e dinâmicas.

Passear na zona rural

Os passeios em fazendas e zona rural propiciam diferentes benefícios às crianças. Além do espaço maior para correr e brincar, elas podem ver os animais de perto e terem uma proximidade com o processo de plantio e colheita dos alimentos. Em uma visita à horta, por exemplo, onde várias verduras e alimentos são plantados, é possível explicar a elas todo o processo pelo qual aquele alimento passará até chegar à mesa.

A partir disso, ao visitar uma fazenda, as crianças poderão se conscientizar sobre a produção dos alimentos e os cuidados com os animais.

Coletar lixo em espaços públicos

Para conscientizar sobre a importância de combater a poluição, pais e professores podem reunir as crianças para coletar lixos que são descartados de forma incorreta em espaços públicos, como parques, praças e praias.

Adulto e crianças coletando lixos em meio a pedras, uma das opções de atividades para o Dia das Crianças.
A coleta de lixo é uma atividade que pode estimular a conscientização das crianças sobre a preservação ambiental.

É necessário atenção ao realizar atividades como essa, como, por exemplo, os cuidados com a segurança das crianças, o uso de luvas de proteção, além da supervisão de adultos.

Organizar um sarau

Fazer um sarau para apresentar diferentes manifestações artísticas, como música, poemas, teatro e dança, pode ser uma oportunidade de incentivar o interesse pelas linguagens artísticas. A construção e apresentação de um produto artístico, seja ele em forma de música, de dança ou de poesia, pode estimular as crianças a gostarem de fazer diferentes tipos de arte.

Dançar

A dança é uma vivência corporal que possibilita ao praticante conhecer mais o seu corpo e experimentar movimentos. As crianças estão em período de desenvolvimento psicossocial, e dançar pode ser uma forma de ampliar alguns processos. Danças típicas da região podem ser uma forma de movimentar o corpo e, ao mesmo tempo, ensinar sobre a cultura local.

Reunir a família para jogar

O Dia das Crianças pode ser mais uma oportunidade de reunião familiar para ter momentos de lazer, entretenimento e, além disso, aprendizado. Jogos como o quebra-cabeça podem ser alternativas para a descontração e trabalhar a cognição dos participantes.

Família reunida montando um quebra-cabeça, uma das opções de atividades para o Dia das Crianças.
O quebra-cabeça é um jogo que trabalha capacidades cognitivas.

Assistir a filmes infantis

Os curta-metragens, filmes de curta duração, podem ser uma alternativa para o momento de reunião entre família e amigos. Há diversas produções que trabalham diferentes temas e que contribuem para o aprendizado das crianças. Confira alguns exemplos de curtas:

  • A lua (Enrico Casarosa);

  • Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore (William Joyce);

  • Parcialmente nublado (Peter Sohn);

  • Toy Story: um pequeno grande erro (Angus MacLane);

  • O vendedor de sonhos (Jaime Maestro).

Contar histórias entre familiares

Reunir a família para contar histórias pode ser uma oportunidade de possibilitar conexões entre as diferentes gerações, além de garantir a socialização entre os familiares. As crianças poderão ter acesso a relatos de seus tios, avós, pais, primos mais velhos, os quais podem compartilhar narrativas de suas vidas que podem ser educativas para as crianças ou simplesmente descrever como era a vida antigamente.

Colorir e desenhar

As atividades para colorir podem ser uma alternativa para as brincadeiras no Dia das Crianças. Com elas, as crianças podem explorar a criatividade e brincar com as cores em suas criações e produções.

Crianças deitadas colorindo desenhos, uma das opções de atividades para o Dia das Crianças.
Colorir é uma atividade que ajuda as crianças a expressarem a arte por meio das cores.

Saiba mais: O que assistir nas férias escolares?

Lista de brincadeiras para o Dia das Crianças

1. Jogo de adivinhação ou charada

O jogo de adivinhação ou charada é uma alternativa prática que não precisa de espaço amplo nem de materiais, sendo necessário somente reunir as crianças e os adultos que ajudarão a mediar a brincadeira. Confira alguns exemplos:

Letras do alfabeto

  • O que é o que é?... O urubu tem três e o urso tem uma? (letra/vogal U)

  • O que é o que é?... Tem no meio do ovo? (letra V)

Animais

  • O que é o que é?... Que a formiga tem maior que o boi? (o nome)

  • O que é o que é?... Gosta de sair à noite, e durante o dia fica em casa? (coruja)

Corpo humano

  • O que é o que é?... Duas janelinhas que se abrem e fecham sozinhas? (os olhos)

  • O que é o que é?... Que anda deitado e dorme em pé? (o pé)

2. Jogos de raciocínio

Os jogos de raciocínio são ferramentas que contribuem para trabalhar o desenvolvimento cognitivo das crianças e ampliar a habilidade de resolver problemas. A aprendizagem se dá na relação com objetos, formas, texturas e cores.

Crianças no chão manuseando peças coloridas, uma das opções de atividades para o Dia das Crianças.
Jogos que estimulam os sentidos táteis e trabalham com cores são boas opções para aplicar às crianças.

3. Cantigas populares

Crianças de mãos dadas em círculo, em um gramado, em alusão a atividades para o Dia das Crianças.
As brincadeiras em roda são oportunidades de socialização entre crianças e resgate de vivências tradicionais.

As brincadeiras com cantigas populares, realizadas geralmente em círculo, são vivências que resgatam as tradições folclóricas brasileiras e possibilitam o senso de coletividade a quem participa. Além disso, elas aumentam o repertório musical das crianças. Um exemplo é “Ciranda cirandinha”, em que as crianças se posicionam em círculo e cantam a letra. Ao chegar na última estrofe, os participantes escolhem alguém para ficar no centro da roda. A brincadeira termina quando todos tiverem no meio. Veja a letra da canção:

Ciranda, cirandinha

Vamos todos cirandar!

Vamos dar a meia volta

Volta e meia vamos dar

O anel que tu me destes

Era vidro e se quebrou

O amor que tu me tinhas

Era pouco e se acabou

Por isso, dona (nome da pessoa que está na brincadeira)

Entre dentro desta roda

Diga um verso bem bonito

Diga adeus e vá-se embora.”

4. Brincadeiras populares

As brincadeiras populares são aquelas que se consolidaram no processo cultural brasileiro, tais como esconde-esconde e amarelinha. Com elas, as crianças podem brincar movimentando-se. Além disso, as novas gerações têm acesso às brincadeiras que seus pais e avós já brincaram. Veja alguns exemplos:

  • esconde-esconde;

  • passa chapéu;

  • amarelinha em caracol;

  • passarás;

  • trem maluco.

5. Brincadeiras com música

Uma sugestão é orientar as crianças a criarem os próprios instrumentos musicais a partir de materiais que seriam descartáveis. Latas podem se tornar tambores, “baterias”, por exemplo. Dessa forma, além de estimular a produção de sons, as crianças podem desenvolver seu processo criativo na produção dos materiais e aprender a reutilizar produtos.

A música associada à educação infantil apresenta possibilidades de desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e senso rítmico, conforme pontuam as professoras Amanda, Ana Cláudia e Cleidiane, autoras de material didático que sugere atividades para a educação infantil.|1|

6. Criação de brinquedos

As crianças podem criar seus próprios brinquedos com o uso de materiais recicláveis e demais tipos. Com isso, elas podem desenvolver a criatividade e aprender sobre sustentabilidade.

7. Contação de histórias

A contação de histórias permite que as crianças desenvolvam a ação de ouvir o outro falar, como também aprimorar suas habilidades de comunicação ao compartilhar uma narrativa. Além disso, gera entretenimento e socialização com outras crianças.

Nota

|1| LICEU SALESIANO. Sugestões de atividades para educação infantil. Material desenvolvido pelas professoras Amanda, Ana Cláudia e Cleidiane. Disponível em: https://liceu.com.br/wp-content/uploads/2020/03/INFANTIL-1-23a27_3.pdf

Fontes

LICEU SALESIANO. Sugestões de atividades para educação infantil. Material desenvolvido pelas professoras Amanda, Ana Cláudia e Cleidiane. Disponível em: https://liceu.com.br/wp-content/uploads/2020/03/INFANTIL-1-23a27_3.pdf

UFPB. Famílias Brincantes: guia com atividades e brincadeiras elaborado pela equipe da Brinquedoteca do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Disponível em: https://www.ce.ufpb.br/ce/contents/documentos/GuiaFamliasBrincantes_CE_UFPB.pdf

Escritor do artigo
Escrito por: Lucas Afonso Jornalista pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Internacional (Uninter).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

AFONSO, Lucas. "Atividades para o Dia das Crianças"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/dia-das-criancas/dia-das-criancas-atividades-para-familia.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


12 de outubro - Dia das Crianças

Clique para saber mais sobre o Dia das Crianças. Entenda a origem da data, a comemoração em outros países, atividades e a importância do dia.
Datas comemorativas - 2024

20 filmes infantis para assistir nas férias escolares

Confira no link 20 filmes infantis para assistir nas férias escolares. Franquias como Toy Story e Shrek são algumas opções de filmes para as crianças.
Dicas para o Dia das Crianças

38 parlendas do folclore brasileiro

Clique aqui e conheça 38 parlendas do folclore brasileiro, parte da cultura popular de nosso país.
Literatura

Adivinhas

Saiba o que são as adivinhas. Conheça as principais características desse gênero de texto e veja uma coletânea de adivinhas da cultura popular brasileira.
Português

Brincadeiras e Brinquedos Culturais

Conheça algumas brincadeiras e brinquedos que fazem parte da cultura do nosso país.
Cultura

Culinária infantil para o dia das crianças

Dia das crianças, culinária para crianças, cozinhando com seu filho, receitas legais, receitas fáceis.
Dicas para o Dia das Crianças

Danças folclóricas

Clique aqui, saiba o que são danças folclóricas e conheça as características das principais danças folclóricas que existem no Brasil.
Folclore

Dicas de Presentes

Dia da criança, sugestões e dicas de presentes para crianças, explicação sobre brinquedos, a função de cada brinquedo, presentes de criança.
Dicas para o Dia das Crianças

Origem do Dia das Crianças

Clique no link e veja mais detalhes sobre a origem do Dia das Crianças. Entenda quando surgiu no Brasil, quando é celebrado no exterior e a importância dessa data.
Dicas para o Dia das Crianças