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As atividades para o Dia das Crianças podem ser realizadas em diversos espaços e envolver diferentes vivências, como brincadeiras, jogos educativos, relação com natureza e movimento corporal. A família e profissionais da educação podem desenvolver e aplicar essas dinâmicas para as crianças.
Entre as atividades que podem ser feitas, estão: visitar parques, espaços naturais, executar jogos que desenvolvam habilidades cognitivas, fazer atividades de cooperação, plantar plantas e árvores, coletar lixo em espaços públicos, assistir a filmes e seriados e visitar espaços culturais que contam a história do lugar onde se vive.
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Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre atividades para o Dia das Crianças
- 2 - O que fazer no Dia das Crianças?
- 3 - Lista de brincadeiras para o Dia das Crianças
Resumo sobre atividades para o Dia das Crianças
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As atividades do Dia das Crianças podem promover diversão, desenvolver a relação das crianças com a natureza, estimular habilidades cognitivas e movimento corporal.
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Algumas atividades que podem ser feitas no Dia das Crianças são: plantar mudas de árvores, visitar museus, fazer passeios na zona rural, realizar um sarau, dançar, jogar, assistir a filmes infantis, desenhar, colorir, contar histórias, entre outras.
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Brincadeiras com músicas e cantigas populares, jogos de adivinhação e raciocínio, confecção de brinquedos e instrumentos musicais também são opções de atividades para fazer com as crianças nessa data.
O que fazer no Dia das Crianças?
Para o Dia das Crianças, as atividades a serem realizadas podem auxiliar em objetivos importantes para o desenvolvimento das crianças, além de aprimorar aspectos como conscientização ambiental e conhecimento sobre sua ancestralidade. Veja, abaixo, atividades para fazer no Dia das Crianças.
→ Plantar mudas de árvores
Uma forma de abordar a sustentabilidade e a educação ambiental é reunir crianças para um mutirão de plantio de mudas de árvores. Os adultos são responsáveis por definir de forma correta e qual o espaço adequado para a atividade. Além de trabalhar o senso de cuidado com a natureza, essa ação reforça a importância de preservar o meio ambiente e fazer isso de forma coletiva.
→ Visitar museus e espaços culturais
A visita a museus e espaços culturais localizados na cidade de residência possibilita às crianças conhecerem a história do local onde vivem, aspectos importantes para se aproximar e aprender sobre os costumes e características culturais. Nessa atividade, pode ser trabalhada uma forma de explicar de maneira mais didática sobre o espaço e o que está sendo visitado.
Alguns museus e instituições apresentam profissionais e atividades direcionados para o público infantil, o que contribui para o resultado da proposta, já que as crianças terão auxílio de guias específicos para atendê-las. Hoje em dia é comum exposições imersivas e interativas. Elas poderão garantir um maior engajamento por parte das crianças na atividade que está sendo proposta, já que são mais lúdicas e dinâmicas.
→ Passear na zona rural
Os passeios em fazendas e zona rural propiciam diferentes benefícios às crianças. Além do espaço maior para correr e brincar, elas podem ver os animais de perto e terem uma proximidade com o processo de plantio e colheita dos alimentos. Em uma visita à horta, por exemplo, onde várias verduras e alimentos são plantados, é possível explicar a elas todo o processo pelo qual aquele alimento passará até chegar à mesa.
A partir disso, ao visitar uma fazenda, as crianças poderão se conscientizar sobre a produção dos alimentos e os cuidados com os animais.
→ Coletar lixo em espaços públicos
Para conscientizar sobre a importância de combater a poluição, pais e professores podem reunir as crianças para coletar lixos que são descartados de forma incorreta em espaços públicos, como parques, praças e praias.
É necessário atenção ao realizar atividades como essa, como, por exemplo, os cuidados com a segurança das crianças, o uso de luvas de proteção, além da supervisão de adultos.
→ Organizar um sarau
Fazer um sarau para apresentar diferentes manifestações artísticas, como música, poemas, teatro e dança, pode ser uma oportunidade de incentivar o interesse pelas linguagens artísticas. A construção e apresentação de um produto artístico, seja ele em forma de música, de dança ou de poesia, pode estimular as crianças a gostarem de fazer diferentes tipos de arte.
→ Dançar
A dança é uma vivência corporal que possibilita ao praticante conhecer mais o seu corpo e experimentar movimentos. As crianças estão em período de desenvolvimento psicossocial, e dançar pode ser uma forma de ampliar alguns processos. Danças típicas da região podem ser uma forma de movimentar o corpo e, ao mesmo tempo, ensinar sobre a cultura local.
→ Reunir a família para jogar
O Dia das Crianças pode ser mais uma oportunidade de reunião familiar para ter momentos de lazer, entretenimento e, além disso, aprendizado. Jogos como o quebra-cabeça podem ser alternativas para a descontração e trabalhar a cognição dos participantes.
→ Assistir a filmes infantis
Os curta-metragens, filmes de curta duração, podem ser uma alternativa para o momento de reunião entre família e amigos. Há diversas produções que trabalham diferentes temas e que contribuem para o aprendizado das crianças. Confira alguns exemplos de curtas:
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A lua (Enrico Casarosa);
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Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore (William Joyce);
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Parcialmente nublado (Peter Sohn);
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Toy Story: um pequeno grande erro (Angus MacLane);
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O vendedor de sonhos (Jaime Maestro).
→ Contar histórias entre familiares
Reunir a família para contar histórias pode ser uma oportunidade de possibilitar conexões entre as diferentes gerações, além de garantir a socialização entre os familiares. As crianças poderão ter acesso a relatos de seus tios, avós, pais, primos mais velhos, os quais podem compartilhar narrativas de suas vidas que podem ser educativas para as crianças ou simplesmente descrever como era a vida antigamente.
→ Colorir e desenhar
As atividades para colorir podem ser uma alternativa para as brincadeiras no Dia das Crianças. Com elas, as crianças podem explorar a criatividade e brincar com as cores em suas criações e produções.
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Lista de brincadeiras para o Dia das Crianças
1. Jogo de adivinhação ou charada
O jogo de adivinhação ou charada é uma alternativa prática que não precisa de espaço amplo nem de materiais, sendo necessário somente reunir as crianças e os adultos que ajudarão a mediar a brincadeira. Confira alguns exemplos:
→ Letras do alfabeto
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O que é o que é?... O urubu tem três e o urso tem uma? (letra/vogal U)
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O que é o que é?... Tem no meio do ovo? (letra V)
→ Animais
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O que é o que é?... Que a formiga tem maior que o boi? (o nome)
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O que é o que é?... Gosta de sair à noite, e durante o dia fica em casa? (coruja)
→ Corpo humano
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O que é o que é?... Duas janelinhas que se abrem e fecham sozinhas? (os olhos)
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O que é o que é?... Que anda deitado e dorme em pé? (o pé)
2. Jogos de raciocínio
Os jogos de raciocínio são ferramentas que contribuem para trabalhar o desenvolvimento cognitivo das crianças e ampliar a habilidade de resolver problemas. A aprendizagem se dá na relação com objetos, formas, texturas e cores.
3. Cantigas populares
As brincadeiras com cantigas populares, realizadas geralmente em círculo, são vivências que resgatam as tradições folclóricas brasileiras e possibilitam o senso de coletividade a quem participa. Além disso, elas aumentam o repertório musical das crianças. Um exemplo é “Ciranda cirandinha”, em que as crianças se posicionam em círculo e cantam a letra. Ao chegar na última estrofe, os participantes escolhem alguém para ficar no centro da roda. A brincadeira termina quando todos tiverem no meio. Veja a letra da canção:
“Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar!
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Por isso, dona (nome da pessoa que está na brincadeira)
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá-se embora.”
4. Brincadeiras populares
As brincadeiras populares são aquelas que se consolidaram no processo cultural brasileiro, tais como esconde-esconde e amarelinha. Com elas, as crianças podem brincar movimentando-se. Além disso, as novas gerações têm acesso às brincadeiras que seus pais e avós já brincaram. Veja alguns exemplos:
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esconde-esconde;
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passa chapéu;
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amarelinha em caracol;
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passarás;
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trem maluco.
5. Brincadeiras com música
Uma sugestão é orientar as crianças a criarem os próprios instrumentos musicais a partir de materiais que seriam descartáveis. Latas podem se tornar tambores, “baterias”, por exemplo. Dessa forma, além de estimular a produção de sons, as crianças podem desenvolver seu processo criativo na produção dos materiais e aprender a reutilizar produtos.
A música associada à educação infantil apresenta possibilidades de desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e senso rítmico, conforme pontuam as professoras Amanda, Ana Cláudia e Cleidiane, autoras de material didático que sugere atividades para a educação infantil.|1|
6. Criação de brinquedos
As crianças podem criar seus próprios brinquedos com o uso de materiais recicláveis e demais tipos. Com isso, elas podem desenvolver a criatividade e aprender sobre sustentabilidade.
7. Contação de histórias
A contação de histórias permite que as crianças desenvolvam a ação de ouvir o outro falar, como também aprimorar suas habilidades de comunicação ao compartilhar uma narrativa. Além disso, gera entretenimento e socialização com outras crianças.
Nota
|1| LICEU SALESIANO. Sugestões de atividades para educação infantil. Material desenvolvido pelas professoras Amanda, Ana Cláudia e Cleidiane. Disponível em: https://liceu.com.br/wp-content/uploads/2020/03/INFANTIL-1-23a27_3.pdf
Fontes
LICEU SALESIANO. Sugestões de atividades para educação infantil. Material desenvolvido pelas professoras Amanda, Ana Cláudia e Cleidiane. Disponível em: https://liceu.com.br/wp-content/uploads/2020/03/INFANTIL-1-23a27_3.pdf
UFPB. Famílias Brincantes: guia com atividades e brincadeiras elaborado pela equipe da Brinquedoteca do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Disponível em: https://www.ce.ufpb.br/ce/contents/documentos/GuiaFamliasBrincantes_CE_UFPB.pdf