PUBLICIDADE
A origem do Dia das Crianças no Brasil foi estabelecida em 1924, por meio de um decreto do governo de Artur Bernardes. Essa data, no entanto, só se popularizou graças a uma campanha publicitária realizada por duas empresas na década de 1950.
O Dia das Crianças é celebrado em 12 de outubro no Brasil, uma data de homenagem às crianças. Fora do Brasil, o Dia das Crianças é celebrado em diferentes momentos. A data também simboliza a necessidade e importância dos cuidados que toda criança em nossa sociedade merece.
Leia também: Dia do Professor — origem e importância da data
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a origem do Dia das Crianças
- 2 - Qual a origem do Dia das Crianças?
- 3 - Popularização do Dia das Crianças
- 4 - Qual o objetivo da comemoração do Dia das Crianças?
- 5 - Curiosidades sobre o Dia das Crianças
Resumo sobre a origem do Dia das Crianças
-
O Dia das Crianças é uma data comemorativa que é celebrada no Brasil em 12 de outubro.
-
O feriado dessa data, por sua vez, não tem relação com as crianças, mas, sim, com a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
-
Essa data comemorativa foi estabelecida no Brasil em 1924, graças a um decreto do presidente Artur Bernardes.
-
Sua popularização aconteceu somente na década de 1950, graças a uma campanha publicitária promovida por duas empresas.
-
Fora do Brasil, essa data é celebrada em diferentes momentos. A ONU, por exemplo, estabeleceu o dia 20 de novembro como Dia Mundial das Crianças.
Qual a origem do Dia das Crianças?
-
Origem do Dia das Crianças no Brasil
O Dia das Crianças foi uma data comemorativa que foi estabelecida no Brasil na década de 1920, durante o governo de Artur Bernardes. Em 1923, o Brasil sediou o III Congresso Sul-Americano da Criança e o evento trouxe um grande debate acerca da importância de defender os interesses e direitos das crianças.
Esse debate motivou o deputado federal Galdino Valle Filho a propor a criação do Dia das Crianças. O projeto de lei estabelecido por ele ganhou força, sendo sancionado por meio do Decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924.
-
Origem do Dia das Crianças no Brasil no mundo
Se no Brasil o Dia das Crianças é celebrado em 12 de outubro, no exterior a celebração ocorre em dias distintos. A verdade é que não há uma data unânime para celebrar as crianças, e cada país tem o seu critério nessa escolha. Entretanto, existem datas que são consideradas universais por algumas entidades.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o Dia das Crianças (conhecido como Children’s Day) é celebrado no segundo domingo de junho porque um pastor chamado Charles Leonard estabeleceu essa comemoração depois de ter realizado uma pregação dedicada às crianças. Em muitas ex-repúblicas soviéticas e muitos países que foram comunistas, essa data comemorativa é celebrada em 1º de junho por conta do Dia Internacional de Proteção das Crianças que foi estabelecido em 1949.
Já a Organização das Nações Unidas estabeleceu um importante documento na questão da proteção às crianças. Esse documento é a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, estabelecida em 20 de novembro de 1959. O dia 20 de novembro passou a ser considerado pela ONU como o World Children’s Day, o Dia Mundial das Crianças.
Leia também: Dia Internacional da Família
Popularização do Dia das Crianças
A popularização do Dia das Crianças no Brasil aconteceu somente a partir da década de 1950. Depois que a data comemorativa foi criada, em 1924, não houve muita repercussão, havendo até uma tentativa de mudar a data da celebração por Getúlio Vargas. Somente a partir da década de 1950 é que a data ganhou proporção graças a uma campanha publicitária.
Nessa década, a fábrica de brinquedos Estrela e a empresa Johnson & Johnson lançou a Semana do Bebê Robusto, uma campanha publicitária cujo objetivo era o de celebrar o dia 12 de outubro, fazendo da data um momento de grande comercialização de produtos para crianças. A campanha publicitária se iniciou em 1955, usando o decreto de Artur Bernardes como base para a escolha desse dia específico.
A campanha deu resultado, fazendo com que a celebração caísse no gosto da população. Atualmente, o dia 12 de outubro é uma data de grande expressão comercial, pois as vendas, sobretudo de brinquedos, aumentam de maneira significativa em todo o país. A celebração do Dia das Crianças ainda tem um componente especial aqui no Brasil, pois o dia é considerado feriado nacional.
O feriado nacional, no entanto, não tem relação com isso, sendo feriado por causa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Qual o objetivo da comemoração do Dia das Crianças?
O dia 12 de outubro é uma data significativa, pois serve como uma homenagem às crianças, ressaltando a importância do cuidado que elas devem receber, tanto de suas famílias como também do Estado. Em resumo, o Dia das Crianças é um momento para celebrarmos a alegria das crianças, mas também para lembrarmos que elas possuem direito à educação, amor, diversão, etc.
Curiosidades sobre o Dia das Crianças
-
Getúlio Vargas tentou emplacar a celebração do Dia das Crianças em 25 de março.
-
Em Moçambique, o Dia das Crianças é celebrado em 1º de junho em homenagem a crianças que foram executadas pelos nazistas.
-
Todos os anos, bilhões de reais são movimentados como resultado das vendas do Dia das Crianças.
Fontes
SCHUELER, Alessandra Frota Martinez; DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. A participação das crianças nas festividades brasileiras. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4451.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-4867-5-novembro-1924-566474-publicacaooriginal-90038-pl.html.
VEIGA, Edison. Por que o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro no Brasil? Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-45783342.